Conta da luz pode ter mais um reajuste de 13% em 2021

“A conta da privatização do sistema de distribuição começou a chegar a conta-gotas”. Por conta da chegada da pandemia no ano passado, as tarifas dos serviços prestados pela Energisa Acre ficaram congeladas por mais de seis meses.

“Acreditamos que chegará uma hora em que a população voltará ocupar as ruas para cobrar do governo federal uma política mais inclusiva”

Com A Tribuna

O presidente do Sindicato dos Urbanitários do Acre, Marcelo Jucá manifestou preocupação com a declaração do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone de que a conta de luz pode ter mais um reajuste de 13% neste ano.

A justificativa para o novo reajuste escalonado seria a despesa extra das empresas distribuidoras com o pagamento de tributos aos estados.

_________________________

“No fim do ano passado, os consumidores acreanos precisaram arcar com um reajuste de quase 5%, mais uma cobrança de uma taxa extra no valor de R$ 6,243 por cada 100 quilowatts hora consumido”, lembrou.

_________________________

O sindicalista destacou que esse novo reajuste da tarifa previsto alcançará todos os estados, inclusive o Acre. Isso vai penalizar a população em situação de vulnerabilidade social que, com a pandemia, perdeu emprego e a renda. “Acreditamos que chegará uma hora em que a população voltará ocupar as ruas para cobrar do governo federal uma política mais inclusiva”, observou.

Juca avalia que a Revisão Tarifária Extraordinária Contratual da Energisa Acre – Distribuidora de Energia S.A, sempre ocorre no mês de novembro. Na consulta da Aneel, a empresa pleiteava um reajuste de tensão média de 4,72%, enquanto de alta tensão das indústrias em torno de 5,55%, mas o governo federal arredondou para quase 5%.

O Grupo Energisa tinha uma clientela estimada 6,7 milhões de pessoas conectadas à rede, mas com a aquisição das Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) e da Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), a empresa passou a contar com uma carteira de 7,6 milhões no país. “A conta da privatização do sistema de distribuição começou a chegar a conta-gotas”, lamentou Jucá. Por conta da chegada da pandemia no ano passado, as tarifas dos serviços prestados pela Energisa Acre ficaram congeladas por mais de seis meses.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
A Tribuna