Brasil

Comunidade no DF supera a Rocinha e se torna a maior favela do Brasil

Dados preliminares do Censo 2022 mostram que região tem 32.081 domicílios; Rocinha fica em segundo lugar, com 30.955

Setor Habitacional Sol Nascente, no Distrito Federal
MICHELLE REIS – IBGE

Setor Habitacional do Sol Nascente, no Distrito Federal, se tornou a maior favela do Brasil, com 32.081 moradias. As informações preliminares são do Censo 2022 e foram divulgadas pelo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azevedo. Os números mostram que a região administrativa superou a quantidade de habitantes da Rocinha, no Rio de Janeiro, que atualmente tem 30.955 domicílios.

O levantamento do IBGE, realizado entre outubro de 2022 e janeiro de 2023, com participação de 75 pesquisadores, mostra que a região tem problemas de infraestrutura, atendimento médico e falta de transporte público. Em outubro de 2022, os últimos dados do instituto mostravam que a região do Sol Nascente/Pôr do Sol tinha 24.441 domicílios, ficando atrás apenas da Rocinha, com 25.742.

A coleta de informações foi encerrada em 1º de março de 2023 e os números ainda podem aumentar. “Os dados definitivos serão divulgados apenas em abril, e o censo continua em fase de apuração, mas até o momento a região do Sol Nascente tem 32.081 domicílios”, explica o órgão.

Sol Nascente/Pôr do Sol

Em 2019, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou a lei que unificava as regiões do Sol Nascente e Pôr do Sol como a 32º Região Administrativa do DF. Na época, a região somava cerca de 88 mil habitantes. O administrador da região do Sol Nascente/Pôr do Sol disse ao IBGE que o local começou como uma área rural, em um setor de Chácaras na Região Administrativa de Ceilândia.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
R7 Notícias