fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Comunidade Baixa Verde no KM 84 é contemplada com o Programa Cidadania Itinerante em Brasiléia

Publicado

em

DSC_0640

O programa atendeu quase 700 pessoas de várias comunidades da Reserva Chico Mendes que se deslocavam dos locais mais distantes da região

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

“Há muitos anos muitas famílias não sabia o que era atendimento do Poder Público nessa região. Agora temos um prefeito perto da população que tem nos respeitado e vem trazendo os beneficio como esse programa Itinerante. Nossa região só tem a agradecer o empenho do prefeito Everaldo Gomes”, disse Maria Francisca que compareceu aos atendimentos do Programa Cidadania Itinerante levado pela Prefeitura de Brasiléia nesse sábado, 15, ao Km 84, na comunidade Baixa Verde.

O Programa Cidadania Itinerante que está em sua 3º edição vem sendo solicitado pelas comunidades de várias regiões do município de Brasiléia. O que vem levando a Prefeitura a começar a agendar os possíveis locais que devem ser contemplados este ano.

Nessa edição o programa atendeu 683 pessoas, entre crianças, mulheres, homens e idosos. Os moradores da comunidade Baixa Verde dentro da reserva Chico Mendes e de outras regiões próximas tiveram atendimentos na área de saúde, cadastros e orientações na parte social, além de tiragem de carteira de trabalho e recreação com torneio de futebol entre outras várias atividades.

A solenidade de abertura do programa Cidadania Itinerante contou com a presença de todos os secretários municipais, além dos vereadores Bil, Rocha, Marivaldo Oliveira, Naldo Rufino, Marquinhos Tibucio e Joelso Pontes.

O prefeito Everaldo Gomes destacou o evento como essencial para levar dignidade e respeito principalmente à população da zona rural. “Sabemos que nessas comunidades existem famílias carentes e com dificuldades muitas vezes de chegar à cidade para se consultar. Muitas vezes essa população precisa adquirir alguns benefícios como até mesmo se regularizar com a tiragem de carteira de trabalho, e por conta da distancia acabam não conseguindo. Com o programa a prefeitura e os serviços estão chegando mais perto da população”, disse o prefeito.

 Saúde

Os serviços na área de saúde foram um dos mais procurados pela população da região. Com quadro médicos, enfermeiros e uma farmácia pronta para oferecer os medicamentos necessários para os pacientes à equipe também oferecia testes rápidos de hepatites e consulta do PCCU para as mulheres. O serviço de vacinação também estava sendo realizado e garantiu a imunização principalmente das crianças com relação a várias doenças.

Ação Social

Os atendimentos de cadastro do bolsa família e outros serviços disponível pelo Cras também estavam sendo oferecidos a população. A equipe da secretaria de Ação Social estava trabalhando com duas psicólogas com atendimento psicossocial, além dos serviços de corte de cabelo e são de beleza.

Trabalhador

A tiragem de Carteira de Trabalho estava sendo realizada pela equipe da secretaria de Administração. Vários homens e mulheres estavam tendo pela primeira vez o documento.

Esporte

Na área do esporte a atividade escolhida pela comunidade foi o futebol que contou com a participação de várias equipes das comunidades da região. A premiação aos atletas aconteceu no início da noite. O prefeito Everaldo Gomes e a presidente da Associação dos Moradores e Produtores da Reserva Chico Mendes – Amopreb, Luiza, fizeram a entrega dos troféus, jogo de camisa e bolas.

Próximo Itinerante

O próximo Cidadania Itinerante já está sendo analisado pela gestão do prefeito Everaldo e em alguns dias estará sendo divulgada. Os moradores de várias comunidades estão solicitando os atendimentos que serão agendados de acordo com as necessidades.

Comentários

Continue lendo

Acre

Com apoio do Sebrae, castanha do Acre é um dos destaques em feira internacional

Publicado

em

Produto está em processo de registro de Marca Coletiva

A Castanha-do-Brasil produzida no Acre foi destaque no estande do Sebrae Nacional durante a Anuga Select Brasil 2024, que aconteceu de 9 a 11 de abril, em São Paulo. Apoiado pelo Sebrae no Acre e Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), o produto foi apresentado pelo representante da CooperAcre, Tião Aquino.

O evento reuniu mais de 15 mil visitantes, o que fez com que o Sebrae recebesse o prêmio “Stand + Inovador”. Em apenas três dias, foi gerado um volume de negócios de mais de R$ 2 milhões em venda da castanha para o exterior, o que corresponde a 48 toneladas do produto, além de despertar o interesse de indústrias de chocolate.

A iniciativa de participação da feira integra o projeto AC – Marca Coletiva da Castanha-do-Brasil, que é fomentado pelo Sebrae Nacional e integra o projeto de Bioeconomia do Sebrae no Acre, coordenado pelo analista Francinei Santos. “O Acre foi selecionado para representar a bioeconomia da Região Norte, e essa feira foi uma grande vitrine. A nossa castanha será a primeira com Marca Coletiva, o que traz um diferencial frente às castanhas de outros estados da Amazônia”.

De acordo com Eneide Taumaturgo, chefe da Divisão de Extrativismo e Sociobiodiversidade (Dives) da Seagri, o evento proporcionou troca de experiências valiosas para os participantes. “A feira contribuiu para conhecimentos técnicos e ampliação de redes de contato que fomentarão projetos voltados às cadeias de valores produtivas do Acre. A Seagri vem trabalhando com a estruturação e inovação na cadeia produtiva da Castanha-do-Brasil, por meio de capacitações e boas práticas, além de atuar junto ao Sebrae na construção da Marca Coletiva para a nossa castanha”, disse.

O representante da Cooperacre, Tião Aquino, destacou a importância da participação na feira para acessar novos mercados e visibilidade ao produto. “Queremos tirar o atravessador e agregar o Pagamento de Serviço Socioambiental (PSSA) no custo final. O Sebrae também está nos ajudando na elaboração da marca coletiva e no processo de rastreabilidade”, pontuou.

No Acre, o projeto Marca Coletiva atua com sete cooperativas da Reserva Extrativista Chico Mendes, que trabalham toda a cadeia produtiva da Castanha-do-Brasil. “Cerca de 90% da castanha existente aqui no estado está nessa Reserva, então a Marca Coletiva poderá ser utilizada por qualquer uma das sete cooperativas, ratificando e garantindo a personalidade e origem do produto. Com isso, poderemos ampliar a competitividade, qualidade, faturamento e o acesso a mercados”, explicou o gestor.

Comentários

Continue lendo

Acre

VÍDEO: Polícia vai investigar abate de capivara no centro da cidade de Rio Branco

Publicado

em

Moradores em situação de rua abateram uma capivara no centro de Rio Branco.

Segundo informações, a ação ocorreu durante o final de semana nas proximidades do Palácio Rio Branco e ao lado da residência oficial do Bispo.

Um popular, que estava no local, registrou as imagens.

No vídeo é possível ver, que as pessoas, usaram pedaços de madeira para matar o animal.

Depois uma mulher coloca a capivara nas costas e deixa o local. O IBAMA deve apurar o caso, já que o abate de capivara é crime. A Polícia Civil também deve apurar o caso.

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC participa do 11º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual

Publicado

em

Por

Encontro objetiva a reflexão a respeito de temáticas relevantes para implementação de metodologias de trabalho inovadoras, além de debater sobre ferramentas tecnológicas para a acelerar a transformação digital na Justiça Estadual do Brasil

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) participa, de quarta a sexta-feira, 24 a 26,  do 11º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic), realizado na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

O juiz Auxiliar da Presidência, Giordane Dourado e o diretor-geral (Diger) José Carlos Martins Júnior estiveram presentes representando o Poder Judiciário acreano.

O encontro objetiva a reflexão a respeito de temáticas relevantes para implementação de metodologias de trabalho inovadoras no segmento, além de debater pautas relacionadas às principais ferramentas tecnológicas capazes de acelerar a transformação digital na Justiça Estadual do Brasil.

Durante três dias, profissionais do Direito e da Tecnologia da Informação debatem temas como inteligência artificial (IA) generativa, cibersegurança, tecnologias imersivas e ética na IA. As palestras mostrarão como a tecnologia e a inovação podem acelerar a transformação digital dentro do Sistema de Justiça.

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, abriu o evento no plenário Ministro Waldemar Zveiter ao lado do desembargador Marcos Andre Chut; dos juízes auxiliares da Presidência Alberto Republicano de Macedo Junior e João Luiz Ferraz; do secretário-geral de Tecnologia da Informação (SGTEC), Daniel de Lima Haab; e do advogado Ademir Piccoli, CEO do J.EX.

“Eu não vejo um Judiciário no qual a prestação jurisdicional seja eficiente e eficaz se não investirmos maciçamente em tecnologia. O futuro da Justiça passa inegavelmente por essa modernização e pelo uso dessas ferramentas tecnológicas. O futuro, que praticamente já é o presente, caminha para uma Justiça totalmente digital”, ressaltou o presidente do TJRJ Ricardo Cardozo.

Os participantes do encontro puderam visitar a feira de tecnologia que apresentou as inovações dos patrocinadores do Enastic. Os stands foram montados no Foyer do décimo andar do Fórum Central, próximo ao plenário da abertura.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo