fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Comitê recomenda carteira de vacinação e uso de máscaras para entrada de público na Expoacre

Publicado

em

Comitê de Acompanhamento Especial da covid-19 definiu com representantes, nesta sexta-feira (8), medidas a serem adotadas durante a Expoacre, Expojuruá, e no âmbito das escolas da rede estadual.

Público deve apresentar comprovante de 3ª dose da vacina contra a Covid-19 na Expocre, determina Comitê — Foto: Iryá Rodrigues/g1

O Comitê de Acompanhamento Especial da covid-19 no estado definiu, em reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira (8), as medidas de prevenção que devem ser adotadas durante a Expoacre, Expojuruá, e no âmbito das escolas da rede estadual de educação.

A reunião contou com representantes da coordenação da Expoacre 2022, Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) e representantes do Conselho Estadual de Educação.

Dentre as determinações está a cobrança da carteira de vacinação, obedecendo o esquema vacinal por faixa etária.

  • Crianças de 5 a 11 anos devem comprovar ter tomado pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 17 anos devem apresentar comprovante de duas doses do imunizante;
  • Já pessoas com idade acima de 18 anos devem comprovar esquema vacinal com três doses.

Além disso, a obrigatoriedade do uso de máscara também deve ser mantida. Estado e município devem atuar em conjunto na fiscalização e em ações de prevenção.

O Comitê realizou uma reunião, nessa quarta (6) e definiu a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados no Acre. Além disso, também ficou definido o retorno da cobrança das carteiras de vacinação em repartições públicas e eventos com grande número de pessoas. O uso da máscara era obrigatório no estado apenas em unidades de saúde e transportes coletivos.

Todas as medidas vão ser encaminhadas ao governo e, se forem acatadas, devem constar em novo decreto para regular as regras, por um período de até 30 dias, quando o comitê deve reavaliar a situação de saúde pública no Acre.

Após aumento de casos de Covid, uso de máscaras volta a ser obrigatório em locais fechados no Acre — Foto: Arquivo pessoal

Após aumento de casos de Covid, uso de máscaras volta a ser obrigatório em locais fechados no Acre — Foto: Arquivo pessoal

 

As recomendações valem para todas as pessoas que vão participar das feiras agropecuárias. As medidas consideram o aumento nos casos de covid e visam a segurança da saúde da população. Apenas em julho, já são 3.560 novos casos da doença confirmados. Número é bem maior do que o registrado durante todo o mês de junho, quando foram 1.084 infectados.

Ainda de acordo com a avaliação do comitê, o aumento no número de casos de covid e síndromes gripais acendeu o alerta para evitar que o número de casos aumente ainda mais. Apenas nesta sexta (8), 1.028 novos casos de Covid foram registrados, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). O estado tem 12 mortes por Síndromes Gripais Agudas Graves registradas.

Mesmo com o aumento de casos, a chefia da Rede de Urgência e Emergência do Estado explicou que embora haja crescimento no número de novos casos, a hospitalização segue baixa e atenta para que a população não esqueça de se vacinar.

A UPA do Segundo Distrito de Rio Branco é a unidade de saúde referência tanto para casos de Covid quanto para os de síndromes gripais.

Na rede de atenção básica do município de Rio Branco, o teste de covid-19 continua sendo disponibilizado em todas as unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps). Para casos de sintomas gripais a população deve procurar a Urap Maria Barroso. O Atendimento é das 7h às 22h.

Medidas em escolas do estado

 

Em relação Às escolas, segundo o Comitê, a realização de eventos está suspensa. Seguindo Nota Técnica da Fiocruz e orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), as aulas presenciais continuam, desde que mantidos os cuidados com a higiene das mãos, isolamento de casos suspeitos, ou confirmados, e higienização dos espaços, quando necessário.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vice-governadora do Acre é diagnosticada com pneumonia após participar de evento na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia

Publicado

em

Por

Mailza teve febre alta, tosse e desconforto respiratório. Sintomas apareceram após governante voltar da missão internacional do Fundo Verde para o Clima representando o Acre.

No comunicado, a vice-governadora demonstra otimismo e acredita que estará 100% recuperada em pouco tempo. Foto: assessoria

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, foi diagnosticada com pneumonia e teve que ficar em observação no pronto-socorro de Rio Branco, na noite desta quarta-feira (1º), após ter febre alta, tosse e desconforto respiratório. O Governo do Acre divulgou uma nota sobre o estado de saúde dela. Na manhã desta quinta-feira (2), ela já havia recebido alta.

De acordo com o documento, Mailza, teve de aguardar no hospital pelo resultado de exames mais específicos. Os sintomas tiveram início após retorno da vice-governadora da cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde participou da missão internacional do Fundo Verde para o Clima – Green Climate Fund (GCF), representando o governo do Estado.

O GCF financia projetos e programas tanto para redução de emissões (mitigação) quanto para o aumento da resiliência aos efeitos das mudanças do clima (adaptação). Estes poderão ser desenvolvidos pelos setores público e privado para atingir objetivos e metas nacionais de desenvolvimento sustentável.

Os exames confirmaram uma pneumonia leve e ela foi liberada para seguir o tratamento e as orientações médicas em casa.

Mailza, após sair do hospital, divulgou em suas redes sociais um agradecimento aos profissionais da saúde que a atenderam, as mensagens e orações que recebeu. No comunicado, a vice-governadora demonstra otimismo e acredita que estará 100% recuperada em pouco tempo.

Áreas de financiamento

O GCF financia projetos e programas tanto para redução de emissões (mitigação) quanto para o aumento da resiliência aos efeitos das mudanças do clima (adaptação). Estes poderão ser desenvolvidos pelos setores público e privado para atingir objetivos e metas nacionais de desenvolvimento sustentável. O Fundo tem por objetivo balancear as alocações para mitigação e adaptação de forma igualitária, mantendo também um equilíbrio entre os países.

O GCF estabeleceu, ainda, áreas de impacto estratégico para mitigação e adaptação, que compõem a Matriz de Resultados (RMF na sigla em inglês). São elas:

Confira a íntegra da nota:

“A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, deu entrada no Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1, com febre alta, tosse e desconforto respiratório.

De acordo com as primeiras avaliações médicas, Mailza foi diagnosticada com pneumonia, e por isso ficará em observação no Hospital, aguardando o resultado de exames mais específicos.

Os sintomas tiveram início após retorno dela de Santa Cruz de Lá Sierra, na Bolívia, onde participou de missão internacional do GCF representando o governo do Estado.

Agradecemos todas as mensagens de preocupação e demonstrações de carinho com a vice-governadora, neste momento.

Governo do Acre

Secretaria de Estado de Comunicação”

Comentários

Continue lendo

Acre

‘Enem dos concursos’: Portões abrem às 5h30 e 11h da manhã no Acre

Publicado

em

Por

Cartão de confirmação está disponível na área de candidato, no site da Cesgranrio. É necessário fazer login com os dados de cadastro do portal gov.br. Provas serão aplicadas no próximo domingo, dia 5 de maio.

Por questões de segurança, não será permitido nenhum tipo de anotação no cartão de confirmação durante o exame, ressalta o governo. Foto: Internet

Os portões para as provas da manhã do ‘Enem dos Concursos’ vão abrir às 5h30 e fechar às 6h30 no Acre. As provas vão ser aplicadas em apenas duas cidades acreanas, a capital Rio Branco e Cruzeiro do Sul, segundo maior município do estado. Já no período da tarde, os portões abrem às 11h da manhã e fecham ao meio-dia.

A situação é causada pela diferença de duas horas no fuso horário do estado em relação ao horário de Brasília. O CNU (Concurso Nacional Unificado) acontece neste domingo (5).

Embora aconteçam simultaneamente, os horários de início das provas também são diferentes daqueles que ocorrem na maior parte do país. No Acre os candidatos começam o teste às 7h da manhã e às 12h30 à tarde.

O governo divulgou, nesta semana, o cartão de confirmação com os locais de prova dos candidatos. O “Enem dos concursos”, como o certame tem sido chamado, acontece acontece neste domingo (5).

COMO ACESSAR?

Para obter o cartão de confirmação, o candidato deve acessar a mesma página onde fez a inscrição: cpnu.cesgranrio.org.br/login

Nesta página, será necessário fazer login no portal gov.br (também conhecido como “sistema Gov”). É necessário fazer login com os dados da conta gov.br e clicar na Área do CandidatoDepois, em Área do Candidato, clique onde está escrito LOCAL DE PROVA.

No Acre, serão salas para aplicação do exame.

O documento também tem informações como número definitivo da inscrição, horários das provas (manhã e tarde) e se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, por exemplo.

O Ministério da Gestão recomenda levar o cartão impresso no dia da prova, apesar de não ser obrigatório, junto com o documento de identidade original e caneta preta transparente.

Mas, por questões de segurança, não será permitido nenhum tipo de anotação no cartão de confirmação durante o exame, ressalta o governo.

Todos os candidatos farão as provas em dois turnos. De manhã, o exame terá questões de conhecimentos gerais e uma redação ou pergunta dissertativa, e, à tarde, questões de conhecimentos específicos.

O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos é de duas horas. Caso o candidato saia antes, será eliminado do concurso.

Comentários

Continue lendo

Acre

Criança de apenas 2 anos é encontrada morta pelos pais dentro de caixa d’água no interior do Acre

Publicado

em

Segundo informações do radialista Pelegrino Ferreira, os pais da criança estavam na parte da frente da casa e, quando foram procurá-la, se depararam com a triste cena,

Os pais da criança estavam na parte da frente da casa e, quando foram procurá-la, se depararam com a triste cena, não podendo fazer mais nada para reverter o quadro. Foto: Ilustrativa 

Uma tragédia registrada nesta semana abalou a cidade de Santa Rosa do Purus, interior do Acre. Na última segunda-feira (29) uma menina de apenas dois anos de idade foi encontrada sem vida dentro de uma caixa dágua, em uma residência que fica no centro do município.

Segundo informações, os pais da criança estavam na parte da frente da casa e, quando foram procurá-la, se depararam com a triste cena, não podendo fazer mais nada para reverter o quadro.

É devastador quando algo assim acontece, especialmente envolvendo uma criança tão jovem. A perda de uma vida tão preciosa é uma dor indescritível para a família e para a comunidade. É importante que todos ao redor ofereçam apoio e compaixão nesse momento tão difícil. E, é claro, é crucial investigar as circunstâncias desse incidente para evitar que algo semelhante aconteça no futuro.

O radialista Pelegrino Ferreira, que atua em Santa Rosa, confirmou a informação em um flash para a Rádio Difusora de Sena Madureira. “Lamentamos muito o ocorrido e ao mesmo tempo manifestamos os nossos pêsames a todos os familiares e amigos”, frisou.

Em clima de muita comoção, o corpo da menina foi sepultado no município de  Santa Rosa do Purus.

Comentários

Continue lendo