Conecte-se conosco

Flash

Começa júri popular de policial penal que matou companheira em Rio Branco

Publicado

em

Quenisson Souza está preso por matar a mulher Erlane Cristina com um tiro na cabeça em março deste ano em Rio Branco — Foto: Arquivo pessoal

Por Iryá Rodrigues

O policial penal Quenison Silva de Souza começou a ser julgado nesta terça-feira (3) para responder pela morte da companheira Erlane Cristina de Matos, de 35 anos. O julgamento ocorre na 1ª Vara do Tribunal do Júri, em Rio Branco.

Erlane foi morta com um tiro na cabeça em março deste ano na casa do casal, no bairro Estação Experimental, na capital. O casal brigou depois de chegar da casa de um amigo. O sobrinho de Erlane, de 13 anos, que estava passando uma temporada com o casal, ouviu a briga e é testemunha no processo.

____________________

O acusado foi denunciado pelo Ministério Público do Acre pelo crime de homicídio qualificado por feminicídio.

____________________

Ao determinar que o júri fosse marcado, a juíza Luana Campos destacou que as provas comprovaram que o policial é o responsável pela morte da companheira. Além disso, a juíza acrescentou que ficou comprovado que o crime foi praticado com motivo torpe, uma vez que o acusado teve uma crise de ciúmes e matou a mulher.

Ao todo, nove testemunhas devem ser ouvidas durante o julgamento desta terça, sendo cinco de acusação e quatro de defesa, além do acusado.

No último dia 24 de julho, o servidor público foi interrogado na primeira audiência de instrução e julgamento do caso. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a audiência ocorreu por videoconferência.

Tiro acidental

O advogado do policial, Maxsuel Maia, informou que a defesa vai pedir a absolvição dele no júri popular. A alegação é que a morte de Erlane ocorreu após um tiro acidental dado pelo marido.

“Não defenderemos outra tese que não seja a tese do disparo acidental e nós vamos pleitear a absolvição perante o conselho de sentença. Não é que seja nossa tese principal, é a nossa única tese. Foi um fatídico episódio ocasionado por um disparo de arma de fogo”, afirmou Maia.

O servidor público permanece preso no Complexo Penitenciário de Rio Branco, desde o dia do crime. Ele chegou a ser internado no Hospital de Saúde Mental (Hosmac), mas a Justiça determinou que ele voltasse ao presídio.

Relembre o caso

Quenison Silva de Souza foi preso no dia 12 de março e indiciado por feminicídio por matar a companheira, Erlane Cristina de Matos, de 35 anos, com um tiro na cabeça. O crime ocorreu na noite de 11 de março na casa do casal no bairro Estação Experimental, na capital acreana.

À polícia, Souza afirmou que o tiro foi acidental. O policial foi denunciado pelo Ministério Público do Acre (MP-AC) à Justiça pelo crime de feminicídio.

A reportagem teve acesso a um relatório psicossocial feito por uma psicóloga do Tribunal de Justiça que aponta o seguinte:

“Seus sentimentos são de intensa dor e arrependimento no que diz respeito ao ocorrido. Se sente culpado e em extrema vergonha perante sua família e seus amigos. Não consegue aceitar que uma tragédia como essa teve sua pessoa como responsável, pois sempre foi muito responsável com sua arma e com suas obrigações de esposa e pai de família”.

Comentários

Flash

Secretaria de Relações Federativas e área de esporte para a juventude do governo alinham ações para a comunidade

Publicado

em

O alinhamento de ações conjuntas visando potencializar o trabalho do governo voltado para a juventude na área de esporte foi o objetivo da reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 29, em Brasília, entre a secretária de relações federativas em exercício, Rosângela Bardales, e o secretário adjunto de Articulação Esportiva e Juventude, Carlos Gouveia – o Carlão, acreano e campeão olímpico de vôlei com a seleção brasileira nas olimpíadas de Barcelona, em 1992.

Secretária Rosângela Bardales e o secretário adjunto Carlão, reunidos em Brasília. Foto: Dilma Tavares/Ascom Serf

O encontro ocorreu na Secretaria de Assuntos Federativos (Serf), que é o braço do governo em Brasília e responsável pela interlocução direta com os órgãos federais e demais públicos de interesse nacionais e internacionais. A secretária Rosângela relacionou, entre os exemplos dessa atuação, ações visando recursos para o Estado, via emendas parlamentares ao Orçamento da União, além do acompanhamento das ações do governo que tramitam em Brasília.

“Conte conosco, pois nosso trabalho é exatamente apoiar, acompanhar e buscar soluções necessárias para as iniciativas de interesse do governo e da população acreana em Brasília”, disse Rosângela Bardales.

Para o secretário Carlão, a ação da Serf é fundamental, principalmente em virtude dos recursos e apoios que precisará para possibilitar uma atuação do governo na área do esporte para a juventude cada vez mais próxima da comunidade. A secretaria adjunta dirigira por ele integra a estrutura da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (SEE).

“Esse é um sonho que tem o incentivo do governador Gladson Cameli, e a Serf é fundamental para conseguirmos apoios com este objetivo em Brasília”, disse o secretário adjunto, explicando que essa é uma ação de sucesso que realizou em Florianópolis (SC), onde atuou na área, e que visa implementar no Acre, inclusive envolvendo as demais secretarias de governo.

Rosângela Bardales e outros servidores da Serf com secretário adjunto Carlão. Foto: Dilma Tavares/Ascom Serf

Carlão cumpre diversos compromissos em Brasília, incluindo integrantes da bancada federal do Acre. A partir desta terça-feira, 30, até a quarta-feira, 31, ele participará do Seminário Nacional de Gestores e Gestoras de Juventude, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto. Na visita à Serf ele estava acompanhado do assessor da secretaria de governo, Ronivon Santiago.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura leva “57ª Edição do Saúde na Comunidade” para moradores da Reserva Chico Mendes

Publicado

em

A prefeitura de Epitaciolândia por meio da Secretaria Municipal de saúde, levou neste sábado, 27, a 57ª Edição do Programa Saúde na Comunidade para moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes, Associação Wilson Pinheiro Porvir Velho.

Na ocasião foram ofertados diversos serviços básicos de saúde e exames mais complexos como Eletrocardiograma, Ortopedia e Ultrassonografia.

O prefeito Sérgio Lopes,  acompanhou durante todo o dia os atendimentos aos moradores.

“Estamos aqui mais uma vez para trazer para os moradores da Associação Wilson Pinheiro diversos serviços de saúde, dentre eles, estamos oferecendo hoje exames de ultrassonografia, Ortopedia, Eletrocardiograma, essa é nossa visão, cuidar bem da saúde das pessoas com a saúde preventiva. Assim vamos melhorando a vida da população. ” Destacou o prefeito Sérgio Lopes.

Na 57° edição saúde na comunidade foram realizados 1.101 procedimentos sendo:

 

  • Atendimento médico: 81
  • Procedimento odontológico: 260
  • Procedimento de enfermagem: 234
  • Atendimento/ abordagem Psicólogo: 05
  • Vacina de Rotina: 87
  • Vacina de Covid: 38
  • Dispensação de medicamentos: 103
  • Auxílio Brasil: 08
  • Teste rápido ISTs: 36
  • Teste Rápido covid: 09
  • PCCU: 06
  • Cortes de cabelo: 51
  • Vacina antirrábica: 54

Atendimentos especializados:

 

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Rio Branco realiza Campanha de Multivacinação na Praça da Revolução

Publicado

em

Equipes da Semsa estiveram em mais de dez pontos da cidade (Foto Jeferson Carvalho/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco realizou na noite deste sábado (27), o lançamento da Campanha de Multivacinação do município na Praça da Revolução.

Segundo a secretária da Semsa, Sheila Andrade, durante todo o sábado às equipes da Semsa estiveram em mais de dez pontos da cidade fazendo a aplicação das vacinas de COVID-19 e influenza. A gestora aproveitou para chamar atenção quanto as vacinas de rotina que também estão disponíveis em todas as Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps).

“Não podemos permitir que doenças já erradicadas no Brasil, como a pólio, rubéola e varíola voltem. Nós precisamos nos reunir, prevenir, e a vacina é o melhor remédio, porque vacina é vida e para todos”, esclareceu.

O prefeito Tião Bocalom aproveitou para tomar a sua dose de influenza.

“Tenho que dar o exemplo, já me deram a furadinha da gripe e eu convido você que está nos vendo, venha tomar a sua vacina não só da gripe mas também de COVID-19 e traga suas crianças, filho, neto, bisneto ou sobrinho… traga para vacinar, porque vacina é vida”, disse.

O diretor da Vigilância em Saúde (DVS), Leandro Siqueira, explicou como a prefeitura está organizando os serviços para atender a comunidade.

“Nós estamos passando nas creches e em algumas escolas e também vamos realizar algumas campanhas noturnas que terão seus locais divulgados, também abriremos em alguns supermercados aos finais de semana, mas tudo isso será divulgado para a comunidade em nossa página da prefeitura e vamos também começar a busca ativa de casa em casa”, explicou.

Aldeies Moura, mãe da Sofia de 12 anos contou que foi até a Praça da Revolução se vacinar e aproveitou para trazer a filha para também se imunizar.

“Essa iniciativa da prefeitura é de suma importância para toda à população acreana, principalmente para os pais trazerem seus filhos para à prevenção, tanto da gripe como da covid-19 e sabemos que a gripe está dando muito forte nas escolas… por isso a importância dos pais trazerem. A prefeitura está de parabéns”, explicou.

Comentários

Continue lendo

Em alta