Acre
“Combater as drogas é incentivar a vida”, destaca Ney Amorim
Ney Amorim é um dos maiores defensores desses debates que, no seu entendimento, podem colaborar por um estado mais ordeiro, com mais políticas sociais, educativas e desportivas
O deputado Ney Amorim, presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), e também um dos grandes defensores pela criação de projetos e iniciativas de incentivo à vida, prática de esportes e combate às drogas, manifestou a sua satisfação pelo início dos trabalhos do 1º Fórum de Debates: Soluções para a Violência sob o Olhar das Vítimas, ocorrido nesta sexta-feira, 29, no Poder Legislativo.
A iniciativa do evento acontece em parceria com a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, deputada Eliane Sinhasique, que também tem promovido ações em todo Estado para discutir sobre o combate às drogas e à violência.
Ney Amorim é um dos maiores defensores desses debates que, no seu entendimento, podem colaborar por um estado mais ordeiro, com mais políticas sociais, educativas e desportivas que possam ajudar na redução de todos os tipos de violência contra a população.
Para ele, que já apoia diversos projetos de socialização nos bairros periféricos, principalmente com relação às associações de moradores, e prática de diferentes modalidades no esporte, é preciso preservar as famílias, levando mecanismos que ajudem a manter seus filhos longe das drogas.
“Quando abraçamos essa causa, foi pensando nas famílias, desde a mais humilde que está lá na periferia e talvez, a que mais sofre com a violência, até todos aqueles que padecem com esse mal. Todos nós, indistintamente, precisamos viver melhor e nada mais coerente do que traçarmos políticas públicas de bem-estar, evitando que nossa juventude seja levada para esse caminho”, ressalta Ney Amorim.
Como é pré-candidato a uma das vagas ao Senado da República, Ney teve de se ausentar do estado por força da lei. No entanto, recebeu diversos elogios de representantes de instituições irmanadas com a questão, e que participaram da abertura do Fórum na Aleac. Entre elas, Eva Evangelista, desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Acre. Ela enalteceu a iniciativa e mencionou a religião como uma das instituições fundamentais para a diminuição da violência e o combate às drogas.
“Trago, em nome do Tribunal de Justiça, a admiração e o respeito pelo Poder Legislativo Estadual e cumprimento o deputado Ney Amorim por estabelecer esse debate nesta Casa. Além da justiça e da polícia atuando nesse problema, as religiões têm um papel extraordinário de proporcionar a cultura de paz através da palavra de Deus”, disse Evangelista, na condição de presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre.
O maior objetivo do Fórum é apresentar propostas que ajudem a diminuir os índices de criminalidade no Estado. Ney, que desde o seu primeiro mandato tem promovido as mais diversas ações em prol do esporte e de combate as drogas, destacou que continuará trabalhando para que cada vez mais jovens sejam resgatados do mundo das drogas e reestabeleçam suas vidas.
“Combater as drogas é incentivar a vida. Vejo na religião, na educação e no esporte, possibilidades ímpares de salvar nossos jovens. Sou de um bairro periférico e vi muitos amigos se perderem para esse mal. Aquilo me deixava muito triste. Eu prometi a mim mesmo que tudo que pudesse fazer para evitar que novas vidas fossem ceifadas e famílias destruídas, eu o faria, e para isso tenho trabalhado todos os dias”, concluiu.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.