Com saída de deputado, secretário de Habitação ocupa vaga na Aleac

Lourival Marques (PT) apresentou pedido de afastamento nesta terça (24).
Jamyl Asfury, primeiro suplente, deixou chefia da Sehab.

Caio Fulgêncio

Com saída de Lourival Marques (à esquerda), Jamyl Asfury (à direita) deixou Sehab para assumir cadeira na Aleac (Foto: Divulgação/Aleac)

O deputado estadual Lourival Marques (PT-AC) apresentou, durante sessão nesta terça-feira (24), o pedido de afastamento do cargo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Com a saída, o atual secretário de Habitação, Jamyl Asfury, primeiro suplente do deputado, deixa a secretaria para assumir a cadeira na Aleac, em meio à investigação da Operação Lares, que apura esquema em programas de casas populares no estado.

No entanto, Asfury afirmou que a mudança não está relacionada à operação, simplesmente ao fato de ser suplente. “A saída é totalmente por conta da necessidade do governo em fortalecer a área produtiva. À medida que o governo chama [para a secretaria], é natural que o primeiro suplemente assuma a Aleac”, falou.

Além da mudança na Sehab, o governo do estado, em coletiva também nesta terça-feira, anunciou a modificação de outros oito cargos. Lourival Marques, que deixa a Aleac, vai assumir a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof). Na plenária, Marques disse que recebeu o convite com surpresa e que aceitou por fazer parte de um projeto que quer “ver o Acre crescer”.

Outras mudanças
De acordo com o governo do estado, a Sehab passa a ser encabeçada por Janaína Guedes. Outra mudança é que Glenilson Figueiredo fica à frente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre); Ronaldo Queiroz Costa do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf); Flora Valadares assume o cargo de subchefe da Casa Civil.

Iralton Lima deixou a função de secretário adjunto de planejamento da  Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e passa a atuar como secretário adjunto de Assuntos Institucionais (SAI). O cargo de Lima foi assumido por Rui Emanuel Arruda. Por fim, Thaumaturgo Neto passa a chefiar a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima