O deputado estadual Lourival Marques (PT-AC) apresentou, durante sessão nesta terça-feira (24), o pedido de afastamento do cargo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Com a saída, o atual secretário de Habitação, Jamyl Asfury, primeiro suplente do deputado, deixa a secretaria para assumir a cadeira na Aleac, em meio à investigação da Operação Lares, que apura esquema em programas de casas populares no estado.
No entanto, Asfury afirmou que a mudança não está relacionada à operação, simplesmente ao fato de ser suplente. “A saída é totalmente por conta da necessidade do governo em fortalecer a área produtiva. À medida que o governo chama [para a secretaria], é natural que o primeiro suplemente assuma a Aleac”, falou.
Além da mudança na Sehab, o governo do estado, em coletiva também nesta terça-feira, anunciou a modificação de outros oito cargos. Lourival Marques, que deixa a Aleac, vai assumir a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof). Na plenária, Marques disse que recebeu o convite com surpresa e que aceitou por fazer parte de um projeto que quer “ver o Acre crescer”.
Outras mudanças
De acordo com o governo do estado, a Sehab passa a ser encabeçada por Janaína Guedes. Outra mudança é que Glenilson Figueiredo fica à frente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre); Ronaldo Queiroz Costa do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf); Flora Valadares assume o cargo de subchefe da Casa Civil.
Iralton Lima deixou a função de secretário adjunto de planejamento da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e passa a atuar como secretário adjunto de Assuntos Institucionais (SAI). O cargo de Lima foi assumido por Rui Emanuel Arruda. Por fim, Thaumaturgo Neto passa a chefiar a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).