Alexandre Lima
Quem precisar fazer um raio-x no sucateado hospital Raimundo Chaar, que atende uma regional composta por quatro municípios, terá que contar com a boa vontade de apenas dois técnicos que vem se reversando nos últimos meses.
Além dos problemas do dia-dia, como falta de material e estrutural do hospital, os profissionais que ali trabalham, vem sofrendo com o descaso por parte da Secretaria de Saúde do Estado do Acre, que pouco olha para o local.
O mais recente, seria a disponibilidade de apenas dois técnicos em radiologia, que se desdobram para atender por 24 horas. Como qualquer ser humano, tem sua hora de descanso e neste período, o hospital fica por horas sem o profissional até sua volta.
Dependendo da gravidade, e da boa vontade em ajudar e quando é localizado, os técnicos as vezes saem de sua hora de descanso, para ir trabalhar sem ganhar hora extra. O hospital deveria ter ao menos, cerca de quatro profissionais tdisponível no hospital.
A exemplo, as pessoas que se envolveram no acidente deste dia de Natal, ocorrido no período da tarde, somente iriam passar pelo raio-x, após as 19 horas quando o técnico voltaria do seu descanso.
Em tempo, o Ministério Público sequer tem passado pelo hospital nos últimos meses, sem que o Estado fosse incomodado e soubesse dos problemas que ali existem, a não ser, nos postos de saúde dos municípios, onde cobram melhorias.
Segundo uma fonte, enquanto o novo hospital que está com seu cronograma de trabalho atrasado e não é inaugurado, não é conveniente para o Estado gastar dinheiro com o velho hospital que está sucateado e com falta de material e profissionais.
Também foi informado, que existem técnicos em radiologia que passaram no último concurso a espera de ser chamado.