fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Com apoio do governo, Federação de Ciclismo realiza treino para a 45ª Copa Norte e Nordeste

Publicado

em

O governo do Acre, em parceria com a Federação Acreana de Ciclismo (FAC), realizou nesta quinta-feira, 20, em Rio Branco, mais um treino para a 45ª Copa Norte e Nordeste, que será realizada em Porto Velho (RO) nos dias 18, 19 e 20 de agosto.

Ciclistas realizam treinamento no estacionamento da Arena da Floresta. Foto: Neto Lucena/Secom

A competição recebe apoio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e é um evento oficial de caráter nacional, incluído no calendário anual da Confederação Brasileira de Ciclismo e realizado a cada ano em uma região diferente. Competindo com outros 16 estados, o Acre participa com 27 atletas de 13 categorias.

“O ciclismo hoje é uma modalidade muito praticada, não só em termos de competição, mas passou também a ser uma atividade física frequente na sociedade. A gente fica muito feliz com essa parceria entre governo e a federação, e torcendo para que nossos atletas batam o recorde de medalhas em todas as categorias”, destacou o secretário adjunto de Articulação Esportiva e Juventude do Acre, Carlos Gouveia, o Carlão.

Presidente da FAC, Tuxauá Marques participa do treino esportivo. Foto: Neto Lucena/Secom

Segundo o presidente da FAC, Tuxauá Marques, os atletas vêm se preparando desde o ano passado, para ter a segunda maior delegação da competição. O time de ciclistas conta com a categoria Infanto-Juvenil, com atletas de 12 a 14 anos, e com atletas superexperientes, na categoria Master D, de 60 a 70 anos.

“Gostaria de agradecer ao governo do Estado. Por meio de um convênio, no ano passado tivemos 17 atletas na copa em Pernambuco e trouxemos seis medalhas de ouro; este ano a expectativa é grande para trazer esse título inédito da Copa Norte e Nordeste para o Acre”, diz.

Estudante Vinicius Gadelha compete na categoria Infanto Juvenil. Foto: Neto Lucena/Secom

O estudante Vinicius Gadelha, de 13 anos, é ciclista há seis anos e compete profissionalmente na categoria Infanto-Juvenil, sendo há dois anos o competidor mais novo pelo Acre. “As expectativas são muito boas”, afirma.

O servidor público Antonio Nascimento compete na categoria Master D1, de 60 a 70 anos. Foto: Neto Lucena/Secom

Desde a fundação da Federação de Ciclismo, em 1996, quando o Acre passou a competir em outras regiões, o ciclista e servidor público Antonio Nascimento representa o estado. É reconhecido como o atleta que mais trouxe medalhas, totalizando 26 prêmios, tendo participado de 11 copas Norte e Nordeste. “Estou há dois meses treinando; precisamos estar focados, com equipamento em dia, muita disciplina e nunca achar que está ganho”, relata.

O Acre sediou pela primeira vez a Copa Norte e Nordeste em 2012, e busca ser o local do campeonato nos próximos anos.

Ciclistas se reúnem para treinamento físico. Foto: Neto Lucena/ Secom

Categorias 

Elite Masculino
Endril Lima, João Vitor, Shawke Lira, Kellyton Almeida e Neto Dino

Elite Feminino
Fernanda Souza, Érica Soares e Thamyris Andrade

Master A1
Lázaro Sousa e Ronis Bento

Master A2
Luiz Cabanelas

Master B1
Richard Alves e Val Zambianchi

Master B2
Antonio Frota

Master C1
Isac Martins e Márcio Ferreira

Master C2
Mário Cavalcante

Master D1
Antonio Nascimento

Infanto-Juvenil Masculino
Vinicius Gadelha

Juvenil Feminino
Alannis Victoria e Leticia Macedo

Júnior Masculino
Jackson Gomes, Rian Pereira e Júlio César

Juvenil Masculino
Mauro Henrique, Danilo Araújo e Marcos Daniel

Comentários

Cotidiano

Plácido de Castro bate o Náuas e estreia com vitória no Estadual

Publicado

em

O Plácido de Castro derrotou o Náuas por 1 a 0 na tarde deste domingo, 3, no Florestão, e estreou com vitória no Campeonato Estadual. O atacante Chico, ainda no primeiro tempo, decidiu o confronto para o Tigre.

Resumo da partida

Com um time formado por jogadores experientes, o Plácido de Castro começou dominando o jogo e criando oportunidades. A equipe fez 1 a 0 e poderia ter ampliado.

Na segunda etapa, o Náuas passou a jogar melhor e perdeu oportunidades para empatar.

Fala, Ismael!

“Estávamos precisando jogar. Fizemos um bom primeiro tempo e poderíamos ter conquistado uma vitória com um placar maior. Plácido é uma equipe de tradição e o nosso primeiro objetivo é classificar para o returno”, declarou o atacante Ismael.

Náuas desconcentrado

Para o goleiro Jorge, o Náuas pagou pela desconcentração na primeira etapa da partida.

“Falhamos no gol e demoramos para entrar na partida. Ainda tentamos o empate, mas infelizmente não foi possível”, disse o goleiro.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Antônio Frota: um campeão nos circuitos e trilhas por acidente

Publicado

em

Foto PHD: Antônio Frota é um dos destaques do time Honda para a temporada

Não é exagero dizer que o ciclista Antônio Frota, 50, um dos melhores do Norte, é um campeão por acidente. O atleta começou a pedalar por causa de uma lesão grave na perna em um acidente de jet sky.

“Passei três meses em uma cadeira de rodas por causa do acidente. Minha esposa (Raquel Frota) sugeriu a bicicleta para ajudar e acelerar o processo de recuperação. Consegui me recuperar e não parei mais de pedalar”, disse Antônio Frota.

Muitos títulos

Antônio Frota é um dos principais atletas do time Honda para a disputa da temporada de 2024. Atual campeão acreano de velocidade, o atleta tem conquistas no mountain bike e também em eventos fora do Estado como no Norte/Nordeste.

“Disputei algumas das principais provas do ciclismo brasileiro com resultados importantes. O esporte requer um trabalho duro e vamos para mais uma temporada em busca de mais conquistas”, afirmou o ciclista.

Última temporada

Antônio Frota não fala em deixar as pistas e trilhas, mas essa deve ser a última temporada na categoria Elite.

“Tenho minha empresa e a família também pede mais tempo. O ciclismo hoje faz parte da minha vida e a ideia iniciar é diminuir os treinamentos e as competições”, declarou Frota.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Amigos Solidários e Xavier Maia ganham jogos equilibrados na Copinha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Boas partidas marcaram mais uma rodada no ginásio do Sesc

Partidas equilibradas marcaram a rodada, da categoria Sub-14, na fase de classificação da 9ª Copinha Arasuper de Futsal, nesSe sábado, 2, no ginásio do Sesc.

Os Amigos Solidários venceram o Real Madrid por 3 a 1 no primeiro confronto da programação e na segunda partida, o Xavier Maia bateu o Fênix por 3 a 2.

Sub-12

Furacão do Norte B 7 x 1 Cruz Azul

AME 3 x 2 Fênix

Sub-10

Furacão do Norte 5 x 2 Xavier Maia

Comentários

Continue lendo






Em alta