Cotidiano

Com apoio do Governo do Estado, Grupo Axé Capoeira realiza roda de intercâmbio na Cidade do Povo

Por Ithamar Souza

O Grupo Axé Capoeira, em parceria com a Associação Cultural e Desportiva Axé Capoeira do Acre e com apoio do Governo do Estado do Acre, através da Secretária de Educação e Cultura, por meio do Departamento Estadual de Esporte, realizou uma roda de intercâmbio na tarde deste domingo (19), no Centro Comunitário no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco.

A roda de intercâmbio foi realizada com alunos do Grupo Axé Capoeira da Baixada da Sobral e Cidade do Povo no Centro Comunitário. Durante a atividade, foi realizado além do aulão e a roda de capoeira, o coco de roda, frevo, samba de roda e samba reggae. Todos os elementos que compõe a cultura a afro-brasileira, organizado e ensinado pela Instrutora de Dança, Cristina Raquel, que no mundo da capoeira é conhecida como Graduada Pimenta.

A Graduada Pimenta tem vasto conhecimento no ensino das danças, tendo em vista ela ter grupos já formados e há muito tempo vem dando aulas desse seguimentos para crianças, jovens e adolescentes no Centro de Treinamento Axé Capoeira do Acre.

A roda foi conduzida pelo baluarte da Capoeira, Contramestre Adalcides (Tainha), que é um dos mais conhecidos no mundo desse esporte no Acre, além do Contramestre Malvado que é o Presidente do Grupo Axé Capoeira no Estado do Acre. A atividade contou a participação de aproximadamente 100 Capoeiristas e já foi considerado um dos maiores eventos esportivos realizados na Cidade do Povo.

As aulas de Capoeira na Cidade do Povo são coordenadas pelo Professor Tuche, que conta com apoio de alguns alunos “Borracha, Louva a Deus, Puguinha e Ximbinha”, que também auxiliam as aulas, que acontecem no próprio Centro Comunitário e no espaço da Igreja Católica na Comunidade São Marcos. Os alunos durante nas aulas são acolhidos e ensinados a arte da capoeira.

O Governo do Estado do Acre, através da Secretária de Educação e Cultura, por meio do Departamento Estadual de Esporte, apoiou atividade cedendo um microônibus para que transportasse alguns alunos do bairro Sobral na região da Baixada da Sobral para o Conjunto Habitacional Cidade do Povo, para que juntos realizassem esse evento. Esse momento permite a convivência harmonioso e troca de conhecimento e experiências na capoeira.

Nos próximos meses deverá ser realizado a 2° Edição dessa atividade no Centro de Treinamento Axé Capoeira do Acre na Baixada da Sobral, como forma de interatividade entre os capoeiristas.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Assessoria