Dose de reforço começou a ser aplicada em pessoas com mais de 12 anos no final de maio deste ano.
Desde que iniciou a vacinação contra Covid-19, em janeiro do ano passado, o estado acreano já aplicou mais de 1,4 milhão de doses do imunizante nesse período. Desse total de doses, 213.499 foram da dose de reforço, que é disponibilizada para a população com mais de 18 anos.
Os dados são do portal de transparência do governo, atualizados até esse sábado (18), e faz o monitoramento diário das doses aplicadas. No portal, constam o total de doses aplicadas, bem como as de 1ª, 2ª, dose de reforço, e também a de dose única. Ainda não estão disponíveis no portal o balanço da 4ª dose da vacina, que está disponível para pessoas com mais de 50 anos.
A dose de reforço para pessoas com mais de 12 anos começou a ser aplicada no Acre no final do mês de maio deste ano.
Conforme o portal, o estado tem 551.965 pessoas imunizadas, sendo que 658.749 tomaram a primeira dose; Outros 538.812 a segunda dose; 13.153 a dose única. Além dos 213.499 que já tomaram a dose de reforço.
A capital Rio Branco é a cidade com maior número de pessoas vacinadas com a dose de reforço, e alcançou um público de mais de 111 mil pessoas; seguida de Cruzeiro do Sul que contabiliza mais de 21,5 mil pessoas com a dose de reforço.
Atualmente, o Acre aplica a quarta dose da vacina para pessoas com mais de 50 anos. Mas, a faixa etária deve ser ampliada para a população a partir dos 40 no próximo sábado (25), segundo informou a gerente do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quilles.
Renata pontuou ainda sobre a importância de a população manter a vacinação em dia, não apenas contra a Covid, principalmente as crianças.
“É época de grande circulação de doenças e nossas crianças ficaram por muito tempo isoladas em casa, sem conviver com outras crianças, e por isso, perderam a oportunidade de fortalecer a imunidade para doenças comuns, ficando fragilizadas para enfrentarem até um resfriado. A vacinação oferece a elas a oportunidade de adquirir imunidade sem ter que passar pela parte ruim da doença. Por isso devemos fortalecer a vacinação no nosso Estado”, argumentou.
No mutirão que deve ocorrer no próximo final de semana, está previsto que todos os municípios do Acre ofereçam pontos de vacinação.
“Um diferencial neste dia será a 4° dose disponível para população acima de 40 anos que já tem mais de 4 meses que tomou a 3° dose”, acrescentou Renata.