G1
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta sexta-feira (2), a lista de municípios em que serão aplicadas as novas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No total, 277.622 candidatos farão o exame neste sábado (3) e domingo (4) em 418 locais de provas em 165 municípios de 23 estados.
Até as 10h43 desta sexta-feira, faltando pouco mais de 24 horas para o início do exame, um terço dos estudantes ainda não tinham acessado seu local de provas no sistema. Segundo o Inep, dos 277.622 candidatos, 184.590 já sabiam seu endereço de provas até esse horário. Os candidatos poderão checar os cartões de confirmação de inscrição com os novos endereços no site do Enem (http://enem.inep.gov.br/) ou no aplicativo do exame criado pelo governo.
Os municípios com o maior número de candidatos são Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Feira de Santana (BA), Niterói (RJ), Recife, Rio de Janeiro, São José dos Pinhais (PR), Serra (ES) e Uberlândia (MG).
O Enem adiado só não será realizado em quatro estados: Acre, Amazonas, Amapá e Roraima.
A maior parte dos estudantes teve o Enem adiado por causa das ocupações estudantis em protesto contra a reforma do ensino médio e a PEC do teto de gastos públicos. Porém, há casos em que os estudantes farão a prova novamente por causa de problemas técnicos durante a realização do Enem em novembro. Em 11 municípios, só há um estudante inscrito para as provas deste fim de semana. Segundo o Inep, um exemplo de problema que permite uma nova chance ao candidato é um erro no sistema de atendimento especializado, um direito de estudantes com deficiências.
Veja abaixo a lista completa de municípios que receberão o Enem adiado: