Com 90,8 milímetros de chuva acumulados no mês de setembro, Rio Branco alcançou 97,8% do volume esperado para o mês, segundo a Defesa Civil da capital acreana. O resultado é o quarto maior para o mês nos últimos 10 anos e o melhor desta década para a capital acreana.
Mesmo com o índice elevado, o número ficou levemente abaixo do que era estimado pelo órgão, de 92,7 mm, mas representou uma melhora no cenário de estiagem intensa no ano, intensificada pela falta de chuvas nos últimos meses.
A situação também positiva em comparação com o mesmo período do ano passado. É que em setembro de 2024, a capital acreana estava encoberta por uma nuvem de poluição e a qualidade do ar chegou a alcançar o nível ‘perigoso’.
Naquela ocasião, choveu apenas 32,1 mm, o que dificultou a dissipação da fumaça.