É fácil entender.
As classes dominantes jamais irão proporcionar meios que despertem a consciência crítica dos dominados.
Na arena…
…os paradigmas entre o amor e o ódio narram a cega conivência daqueles que teimam em tratar como um bem, a política suja.
Nesses casos…
…os egos desprovidos de ética, não aceitam julgamento de quem ousa discordar, quando o assunto é benefício próprio.
Dói ver o Brasil à deriva…
…as oportunidades descartadas, a reflexão desprezada, a intolerância polarizada, a insanidade e o sofrimento crescente.
A política suja…
…corrupta, se alimenta de oportunidades egoístas, falsas moralidades, olhares cegos e aplausos leigos. Viver num Brasil coeso, de igualdade social parece impossível.
Os desafios existem e devemos caminhar.
Precisamos avaliar com imparcialidade os resultados das Políticas Sociais e seus benefícios reais. Que tal começarmos avaliando nossos representantes e buscarmos meios capazes de construir a sociedade desejada?
Educação, pilar de sustentação:
Aos mestres que lutam por melhorias.
O futuro depende da educação, isso é fato! Acredito ser o único caminho para transformar o cenário Brasileiro. É a base que sustenta todos os segmentos e não pode continuar descarrilada. Sem educação de qualidade não será possível erguer gerações consciente.
Vemos o professor…
…desvalorizado, a margem, engessado num cenário de identidades impostas. Sem ou com partido? Sem ou com religião? Sem ou com autoridade? Profissionais valiosos sem voz e vez.
Docentes guerreiros.
Por vezes professores, conciliadores, psicólogos e super-heróis, obrigados a encontrar saídas para os problemas do cotidiano. Salários baixos, infraestrutura precária, grandes turmas, conteúdo programático flutuante e expostos a violência.
A saúde e a negligência:
Na prática, não há saúde universalizada. Não se vê compromisso em relação a vida. Além da superlotação hospitalar, tem a escassez de medicamentos, recursos humanos, equipamentos, insumos e grandes filas de doentes a espera de atendimentos.
Segurança pública caótica:
Os ambientes inseguros crescem e o medo toma conta das pessoas.
A violência crescente…
…modificou hábitos, isolou pessoas e transformou arquiteturas. Hoje as casas gaiolas representam a única segurança viável entre as famílias de renda média; quanto aos de extrema pobreza a sorte é a companheira solitária.
Economia.
No Acre, historicamente o extrativismo vegetal liderou por décadas, hoje divide com a agricultura, pecuária e a indústria. No mercado informal, os vendedores ambulantes em crescimento acelerado, obstrui a mobilidade pública, realidade similar em todo o Brasil. Em tempos de recessão econômica a população se vira como pode, tentando escapar da fome.
No caos generalizado…
…o poder em mãos erradas agrava a situação, razão pela qual sempre devemos escolher com clareza, nossos representantes. Se viver com dignidade é sonho, os pobres vivem longos pesadelos.