Coluna da Maria Coutinho

Ainda sobre a força produtiva do Alto Acre…

Paliativo e gestores…

Nos últimos tempos a palavra Paliativo é o clichê da vez. Gestores, vereadores e assessores do Alto Acre em sua maioria resume em si, tal adjetivo. Com raríssima exceção, os eleitos se cercam de impossibilidades até a largada para reeleição, é quando o discurso enobrece, enaltece e favorece a população.

Partindo

…do princípio em que a prioridade administrativa regional não tem contemplado o agricultor em suas reais necessidades o sentimento de abandono no meio rural é legitimo.

Na reunião…

…era consenso entre colonos as péssimas condições dos ramais, a desestrutura local e a ausência de políticas voltadas ao homem do campo, certo vereador acompanhado de gestores e assessores subservientes que participavam da conversa na ocasião, começaram a narrar as façanhas de seus paliativos.

Imagem ilustrativa/internet

Empolgados

…aqueles narcísicos opressores atribuíam a si, os Paliativo existentes nos ramais, como se o adjetivo proferido em alto e bom som, fosse o marco das conquistas delegadas aos mandatários.

Naquela hora

…me questionei sobre o bobo e a corte, o rei e os lacaios, o reconhecimento e a indiferença, a solidariedade e o desprezo, a memória e o esquecimento, a ganancia e o egoísmo, a ética e o desrespeito.

Os gabolas

…empoderados, acumulavam justificativas acerca dos paliativos e a inoperância mandataria. Nas falas se viu aliados ao sistema opressor, distantes das origens, insensíveis as lembranças, ao companheirismo e as lutas. Alheios as dores sobre as quais outrora, também choravam.

O dilema do agricultor…

…começa a partir da ausência de vez e voz. Para garantir a intermediação na construção de soluções conciliadas elegeram representantes, portanto, encontrar modelos de desenvolvimento preservando essas comunidades é responsabilidade atribuída as lideranças representativas que assumiram o compromisso com a seu grupo de base.

Balcão de favores

A preservação dos direitos da comunidade rural depende do funcionamento do sistema a partir do gerenciamento estabelecido. Precisamos de projetos que se adeque as realidades dos povos da floresta. A demanda ambiental, as adversidades naturais, as dificuldades e as dores dos agricultores não se despreza em balcão de favores.

Quanto ao Paliativo…

...é cruel e abre portas para dissimular preocupação, massacrar oprimidos, maquiar autonomia e omitir realidades.

A população dispensa mentiras

Impossível resistir a indignação daqueles que sofrem ao virem gestores cercados de mídia divulgando meias verdades ou inverdades absolutas, dinheiro que poderia ser destinado a comunidade.

O cartão postal da zona rural…

…é bem diferente do que se tenta divulgar, na selva as noites são frias e longas, os ramais abandonados, obstruídos, pontes quebradas, ausência de escolas, de assistência à saúde, transportes precários e caros.

Na emergência

…os bravos guerreiros do mato se revezam entre catraias, varadouros e lombo de animais. Os doentes ou acidentados em muitos casos, são transportados em redes presas nas varas e apoiadas ao ombro dos lavradores.

O êxodo rural…

…nesse cenário é o resultado das amordaçadas no universo diferente e indiferença no qual permanece o lavrador.  O seu habitat natural é um cativeiro que silencia aflições, fome, frio, amargura e solidão.

A população do Alto Acre

…não precisa de paliativos, nem de discursos precários. Também não necessita de explicações sobre a crise, carece de ações éticas e não pode cometer tantos erros!

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Da Redação