Colonos invadem INCRA em Brasiléia por falta de pagamentos de auxílio

Avisam que, caso não seja retomado o pagamento do auxílio, os protestos serão aumentados em Brasiléia – Fotos: Alexandre Lima

Alexandre Lima

Por volta das 16 desta sexta-feira, dia 28, cerca de 128 famílias que vivem dentro da Reserva Chico Mendes (Resex), tomaram a sede  do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), localizada na cidade de Brasiléia para reivindicar um pagamento por parte do Governo Federal.

Segundo foi dito, o Governo Federal estaria dando um crédito de Habitação Rural àqueles moradores que vivem dentro da Resex. Somente no município de Brasiléia, pode ter três mil beneficiados com esse programa, divididos em cerca de 35 núcleos de base, além dos vizinhos de Xapuri e Assis Brasil.

O funcionário do INCRA, Guilherme Bibiano, confirmou que o presidente do órgão determinou a suspensão desse pagamento em todo o território nacional. Somente para Brasiléia, seriam destinados cerca de quase três milhões de reais, que serviriam para aquisição equipamentos, construção de casas e alimentação.

Pela parte dos colonos, disseram que este seria apenas um aviso de forma pacífica e estariam desocupando o prédio nas próximas horas. Caso não aconteça a normalização do pagamento, a partir do dia 8 de Julho, a ocupação será por tempo indeterminado e com maioria dos moradores da Resex.

Veja entrevista em áudio e vídeo com Almir Andrade abaixo.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima