Extra

Colapsou! – Igarapé Encrenca seca e pode deixar Epitaciolândia sem agua se a estiagem persistir

A situação é caótica, o leito do igarapé encrenca o único manancial que fornece água potável para toda a população de Epitaciolândia secou. A Saneacre, estatal que faz a captação, tratamento e distribuição de água está tendo grandes dificuldades para abastecer a cidade.

A equipe de reportagem do site oaltoacre.com foi ver de perto a real situação do igarapé e pode constatar que o único manancial que abastece mais de 18 mil habitantes secou, com a seca severa e a degradação nas cabeceiras ocasionou o colapso da única fonte de água que supre Epitaciolândia.

É comum ouvir relato de pessoas em vários bairros, sobre a falta d’água, muitos estão recorrendo aos carros pipas particulares e da prefeitura para encher abastecer suas residências.

A situação de captação de água também é bastante precária, a casa de máquinas não tem portas colocando em risco crianças que usam o local quando a represa está cheia para tomar banho. O local também não é cercado tendo livre acesso para pessoas e animais.

Em conversa com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente segundo informou o Secretário Jonas Cavalcante, tem que ser feito um reflorestamento com urgência nas nascentes do Encrenca, uma parte já foi reflorestada, porém outras ações serão realizadas a fim de evitar a falência permanente do único manancial que abastece não só a cidade, mas várias famílias que moram ás margens do igarapé.

Veja nota do presidente da Saneacre abaixo:

Nota pública sobre o abastecimento de água dos bairros de Epitaciolândia

O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) informa à população de Epitaciolândia que o Igarapé Encrenca, de onde é captada a água que abastece a região, encontra-se em níveis extremamente baixos devido à escassez de chuvas e condições climáticas adversas. Diante dessa realidade, o Saneacre tomará medidas de racionamento a partir deste sábado, 21.

As ações de racionamento são necessárias para garantir o abastecimento dos bairros do município. Por essa razão, o Saneacre orienta à população que utilize a água de maneira consciente, evitando desperdícios e adotando práticas que promovam a economia de água em suas residências e em empresas.

O Saneacre e outros órgãos do Estado permanecem monitorando o Igarapé Encrenca e demais fontes de captação dos municípios acreanos, na busca por soluções para mitigar os impactos da escassez hídrica e, com isso, garantir o fornecimento regular de água para a população acreana.

José Raimundo Barroso Bestene
Presidente do Saneacre

Comentários

Compartilhar
Publicado por
wesley cardoso