Cheia do Rio Acre: número de abrigos será ampliado em Rio Branco

Previsão é que Rio Acre possa chegar aos 16m ainda este fim de semana.

Do G1 AC

Mais famílias estão desabrigadas no Parque de Exposições em Rio Branco (Foto: Divulgação/PRMB)

Devido a subida no nível do Rio Acre, em Rio Branco, a Prefeitura Municipal decidiu construir mais abrigos públicos no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, para onde estão sendo levadas as famílias atingidas pela alagação.

Neste sábado, o rio apresentou, na medição das 15h, 15,30 metros, 1,30m acima da cota em que transborda. O nível é o maior registrado durante este ano. Segundo previsões realizadas pela coordenação da Defesa Civil Municipal, o nível do Rio Acre deve continuar a subir chegando, possivelmente, até os 16 metros ainda neste final de semana. Em 2013, as águas atingiram a máxima de 15,33 metros.

De acordo com a prefeitura, estão desabrigadas no abrigo púbico da capital acreana 253 famílias, mas, se o rio continuar a subir, a previsão é que esse número de famílias suba para aproximadamente 500.

O nível das águas também continua a subir no interior do estado. Em Assis Brasil, a medição de 9h deste sábado é de 5,98 metros. Em Brasiléia, o nível chegou a 11,62 metros e em Xapuri a cota do Rio Acre está em 13,36 metros. De acordo com a Defesa Civil, essa água deve chegar a Rio Branco nos próximos dias aumentando assim, o nível do Rio Acre.

Novas famílias chegaram neste sábado (8) no Parque de Exposições com moradores desabrigados dos bairros Seis de Agosto, Taquari e Baixada da Habitasa, bairros localizados na parte baixa da cidade.

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima