fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Centro Acadêmico da Ufac é condenado por postar nota de repúdio com informações falsas sobre aluno

Centro Acadêmico Elson Martins, da Ufac, postou nota de repúdio após uma confusão no bloco de jornalismo em 2018. Aluno exposto entrou na Justiça e ganhou R$ 1 mil de danos morais

Publicado

em

Postagem do Centro Acadêmico Elson Martins foi feita um dia depois da confusão no bloco de jornalismo da Ufac – Foto: Reprodução

Por Aline Nascimento

A Justiça do Acre condenou o Centro Acadêmico Elson Martins (CAEM) por divulgar uma nota de repúdio com informações falsas sobre um estudante de medicina em uma rede social. O aluno ganhou R$ 1 mil de danos morais e o direito de ter a postagem excluída do perfil.

A postagem foi feita em 2018 após um desentendimento no bloco de jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco. Na publicação, o centro alegou que o estudante, que foi até o bloco da namorada, invadiu a sala do segundo período de jornalismo durante aplicação de uma prova e ‘acusou o professor de praticar conduta antiética, proferiu palavras de baixo calão e gravou o profissional sem qualquer tipo de autorização prévia por motivos torpes’.

Contudo, no processo, o aluno negou que tenha invadido a sala do docente, mas, sim, tentou entender o motivo de o professor ter impedido a namorada de fazer a prova.

Ele foi até o bloco de jornalismo após receber uma ligação da namorada. Ainda segundo os autos, o aluno ‘dirigiu-se de forma pacífica até a sala do referido professor, tentando obter explicações acerca da namorada não poder realizar a prova, já que tinha o conhecimento de um recurso administrativo que estava em andamento’.

Na época, foram registrados três boletins de ocorrência sobre a situação: do aluno, da estudante de jornalismo e do professor.

No dia seguinte, o centro acadêmico postou a nota de repúdio nas redes sociais. Segundo o estudante de medicina, ele foi exposto e teve o nome envolvido em informações inverídicas. Isso, segundo ele, causou constrangimento e comentários agressivos de outros alunos.

O advogado do aluno, Ricardo Fernandes, falou que ainda vai conversar com o cliente para saber se recorre ou não do valor da indenização. “A gente respeita muito a decisão, mas ainda vamos nos reunir para saber se tem ou não o desejo de recorrer. Acho que é uma resposta positiva porque a ação foi procedente”, resumiu.

A presidência do centro informou que a postagem foi feita na gestão passada, mas que a atual gestão tem conhecimento e chegou, inclusive, a participar de algumas audiências. A presidência falou também que o Caem é uma entidade sem fins lucrativos e está avaliando se terá condições de recorrer da decisão.

Matérias jornalísticas

Além dos comentários ofensivos e maldosos deixados na postagem do centro, o aluno destacou no processo que a situação foi divulgada também em sites e reportagens na TV. A vítima alegou que foi surpreendida com o material jornalístico divulgado no estado.

“A matéria divulgada denigre a boa reputação do autor que reside em terra estranha, deixando a parte autora e seus familiares longes em situação vexatória humilhante. Buscando ajuda moral e psicológica por parte dos seus colegas de curso, que o apoiam, por conhecer a sua boa índole e reputação, para poder dá continuidade na sua graduação”, diz.

O aluno também entrou na Justiça contra um site e uma emissora de televisão pedindo indenização.

Decisão

O Juízo da 3ª Vara Cível de Rio Branco condenou um centro acadêmico a indenizar um acadêmico e excluir das suas contas na rede social Facebook a postagem da nota de repúdio.

Em seu voto, a juíza de direito Zenice Cardozo destacou que a postagem do centro acadêmico foi além da exposição dos fatos, mas extrapolou os limites da verdade ao afirmar que o aluno falou ‘palavras de baixo calão’.

“A publicação foi feita em uma rede social, onde as informações podem ser livremente acessadas por um número ilimitado de pessoas. Ocorreu repercussão negativa na publicação, pois diversas pessoas são levadas ao erro contido na nota de repúdio, gerando indignação nas mesmas, que atacaram o aluno com comentários e adjetivos pejorativos, ferindo sua dignidade”, argumentou.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Partidas decidem as primeiras semifinalistas do Campeonato Estadual

Publicado

em

Foto PHD: Veneza quer seguir na luta pela conquista da taça

Começa neste sábado, a partir das 17 horas, no ginásio Álvaro Dantas, a fase de quartas de final do Campeonato Estadual de Futsal Feminino. Os duelos são eliminatórios e se terminarem empatados, as semifinais serão conhecidas nas cobranças de penalidades.

Atlético favorito

Atlético e Juventus abrem a programação e as meninas do Galo entram em quadra como favoritas.

“Temos uma boa equipe, mas jogos eliminatórios são complicados. Precisamos atuar marcando forte para podermos avançar”, disse a técnica do Atlético, Neila Rosas.

Duelo equilibrado

No outro confronto da rodada, o Calafate joga contra o Veneza. Os dois times devem realizar um duelo equilibrado na luta por uma vaga na semifinal.

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acea elege os melhores do Acreanão 2024 e Tricolor de Aço domina a seleção

Publicado

em

Foto Jhon Silva: O volante Cabeludo recebeu todos os votos na eleição da Acea

Por Manoel Façanha

Os cronistas esportivos acreanos elegeram durante a semana a seleção do Campeonato Acreano/2024. A eleição é realizada pela Associação dos Cronistas Esportivos (ACEA) e a festa de premiação, que é organizada pela Federação de Futebol do Acre (FFAC), deve ocorrer na próxima terça-feira (30), em local ainda indefinido. No mesmo dia, a FFAC fará o lançamento de mais uma edição da peça Futebol Acreano em Revista.

O Independência liderou a lista dos premiados. Ao todo, o Tricolor de Aço teve quatro indicações: Mimito (goleiro), Passarinho (lateral-direito), Catatau (lateral esquerdo) e Cabeludo (volante). Uberaba (Rio Branco) e Gabriel (Humaitá) foram os escolhidos para o meio de zaga. Na linha de frente, o atacante Cassiano (Galvez) foi praticamente unanimidade entre os participantes da eleição. O atleta conquistou 13 das 14 indicações, seis votos a mais que o artilheiro vascaíno Daniego. No setor de meio-campo, o volante Cabeludo levou todos os 14 votos, um a mais que o estrelado Joel. Outros dois atletas eleitos para o setor de meio campo foram Ewerthon (Humaitá) e Keslley (São Francisco).

Festa de premiação

No início da próxima semana, a Federação de Futebol do Acre (FFAC) fará um coquetel para a entrega da premiação aos melhores da temporada. A entidade vai premiar ainda o artilheiro do estadual, o atacante Daniego (Vasco), com 9 gols na temporada, o técnico campeão, Eric Rodrigues (IFC), o preparador físico campeão, Jorge Henrique, além do presidente do clube vencedor do estadual, José Eugênio de Leão Braga (Macapá).

Arbitragem

Os cronistas esportivos elegeram, ainda, o árbitro Jackson Rodrigues como o melhor profissional da temporada. Nos trabalhos de assistência, à beira do gramado, a maioria dos votantes escolheu a dupla feminina formada por Verônica Nascimento e Roseane Amorim. Iago Nascimento, Rener Santos e Jean Carlos também receberam indicações, mas não o suficiente para superar a performance das duas profissionais, ambas professoras.

Veja a seleção

Goleiro: 

Mimito (Independência)

Lateral direito: 

Passarinho (Independência)

Zagueiro: 

Uberaba (Rio Branco) e Gabriel (Humaitá)

Lateral esquerdo: 

Catatau (Independência)

Volantes: 

Cabeludo (Independência) e Joel (Rio Branco)

Meias: 

Ewerthon (Humaitá) e Keslley (São Francisco)

Atacantes: 

Cassiano (Galvez) e Daniego (Vasco)

Árbitro: 

Jackson Rodrigues

Assistentes: 

Verônica Severino e Roseane Amorim

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Quemile e Manu terminam em 5º na etapa de Brasília do Circuito

Publicado

em

Foto CBV: A dupla foi eliminada na fase de quartas de final

A acreana Quemile e a mineira Manu fecharam nesta sexta, 26, em Brasília, no Distrito Federal, a participação na 4ª etapa do Circuito Aberto de Vôlei de Praia do Banco do Brasil na 5º colocação.

“Perdemos a oportunidade de jogar mais uma semifinal, mas não adianta lamentar. Vamos avaliar com a nossa comissão a participação e voltar aos treinamentos pensando nos próximos eventos”, afirmou Quemile.

Próxima etapa

A próxima etapa do Circuito Aberto Banco do Brasil será disputada entre os dias 19 e 26 de junho em Cuiabá, no Mato Grosso.

“Teremos um bom período de preparação. Estamos no início da temporada e vamos seguir em busca dos resultados”, declarou a atleta acreana.

Comentários

Continue lendo