fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

CCBB Brasília: confira a programação do Programa Educativo

Publicado

em

CCBB Brasília: confira a programação do Programa Educativo
Redação GPS

CCBB Brasília: confira a programação do Programa Educativo

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília apresenta o Programa Educativo repleto de novidades para o mês de junho, oferecendo ao público uma variedade de experiências culturais.

Com uma programação variada que inclui visitas mediadas, contação de histórias, oficinas de bordado, desenho e escultura, o CCBB convida todos a mergulharem em um universo cultural diversificado e enriquecedor.

A programação completa e a retirada dos ingressos estão disponíveis no site da CCBB.

Visita mediadas

As visitas mediadas são uma oportunidade para explorar as obras expostas no CCBB sob uma perspectiva crítica. O mediador atua como um elo entre o público e o acervo histórico-artístico, proporcionando uma compreensão aprofundada das peças exibidas.

As visitas acontecem nas galerias do CCBB de terça a domingo, em diversos horários, e são abertas ao público geral. As visitas são garantidas através de ingressos retirados antecipadamente. Além disso, a visita mediada pode ser agendada por e-mail, com capacidade para até dois grupos por horário.

História contada

A contação de histórias no CCBB é um espetáculo onde narrativas populares ganham vida através da performance dos contadores. As histórias, apresentadas em LIBRAS e português, estimulam a imaginação e aproximam o público da arte, incentivando a linguagem oral e o interesse pela leitura. As sessões acontecem aos sábados e domingos, às 11h e 15h, e podem receber até 150 espectadores.

Ateliê memória: bordado Livre

Voltado para o público 40+, o Ateliê Memória oferece uma oficina de bordado livre onde os participantes podem recordar memórias de infância e viagens enquanto aprendem os primeiros pontos de bordado. Os encontros ocorrem às sextas-feiras, às 17h, com capacidade para 10 pessoas. Todos os materiais são fornecidos pelo programa, e cada participante leva para casa sua criação.

“Arte Livre”: oficina de desenho para adultos

As oficinas de desenho para adultos proporcionam um ambiente de aprendizado técnico, onde os participantes exploram diversas técnicas de desenho, uso de materiais artísticos e composição visual. Essas oficinas ocorrem aos sábados e domingos, às 17h30, e são limitadas a 10 pessoas por sessão.

Ateliê experimentação: introdução à escultura

A oficina de introdução à escultura remete aos feitos artísticos das sociedades andinas, oferecendo aos participantes a chance de aprender técnicas básicas de escultura e criar pequenas estátuas inspiradas nos estilos inca e pré-inca. As sessões acontecem aos sábados, domingos e feriados, às 17h, com capacidade para 10 pessoas.

The post CCBB Brasília: confira a programação do Programa Educativo first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

O Brasil não aguenta mais o PT e não aguenta mais o Lula, diz Tarcísio

Publicado

em

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo • Pablo Jacob/Governo do Estado de SP

Para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está na hora do Brasil “trocar o piloto” para avançar rumo à melhorias.

“O mundo está de portas abertas para o Brasil, o Brasil já fez grandes coisas, é só trocar o piloto porque o carro é bom pra caramba”, afirmou no evento AgroForum, promovido pelo BTG Pactual.

Durante um painel ao lado dos governadores Ronaldo Caiado (União), Ratinho Jr (PSD) e Eduardo Leite (PSD), Tarcísio criticou que o país esteja “há quarenta anos discutindo a mesma pessoa”, ao se referir ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“A gente está perdendo alguns bondes, o bonde da tecnologia energética, o bonde da bioeconomia, o bonde do conhecimento, o mundo está de portas abertas para o Brasil e a gente andando aqui numa ciranda e discutindo picuinha”, completou.

Na mesma linha falou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que defendeu que o país “vire essa página para uma nova geração”.

“Vamos ter uma eleição no ano que vem que, se Lula for candidato, em dez eleições desde a redemocratização, em sete ele terá sido candidato, teria sido oito se pudesse ter concorrido naquela de 2018 e sabemos que nas outras duas que ele concorreu, virtualmente ele foi quem estava sustentando o projeto da candidata que venceu. O país precisa virar essa página para uma nova geração”, afirmou.

“Principalmente que a gente possa colocar uma nova agenda para o país que não seja simplesmente a de evitar o outro”, completou.

A CNN entrou em contato com assessoria do Palácio do Planalto e aguarda retorno.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Ministra Simone Tebet descarta rota por Cruzeiro do Sul e define traçado da ferrovia bioceânica pela BR-317 até Assis Brasil

Publicado

em

Governo prioriza margear rodovias federais para evitar entraves ambientais e acelerar obra, que deve ficar pronta em cinco anos; rota alternativa pelo Peru foi descartada após diálogo com governo peruano

A ministra reforçou que o traçado junto à BR-317 permitirá concluir a ferrovia em cinco anos, com concessões a empresas como VALE e FICO. Foto: captada 

Em resposta a questionamentos dos senadores acreanos Sérgio Petecão (PSD) e Alan Rick (UNIÃO) durante audiência nesta terça-feira (12/8), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que a ferrovia bioceânica não passará por Cruzeiro do Sul, no Acre, rumo a Pucallpa, no Peru. O traçado oficial seguirá paralelamente à BR-317, em direção a Assis Brasil (AC), na fronteira com o Peru.

Tebet explicou que a decisão levou em conta desafios ambientais e diplomáticos. No lado peruano, ela destacou que o governo do país afirmou não haver condições políticas para atravessar terras indígenas, diferentemente da realidade brasileira: “Lá, nós estamos falando de uma identidade muito clara. Não há um governo que consiga passar na reserva, porque mobiliza o país inteiro”, disse, citando conversas com o ministro dos Transportes do Peru.

No Brasil, mesmo que fosse possível contornar reservas ambientais com desvios de 20 a 30 km, a ministra ressaltou que estudos de impacto ambiental prolongariam o projeto em anos. “Margeando as BRs, a gente ganha tempo e evita embargos judiciais”, afirmou.

Rodovia complementar e futuras expansões

Questionada pelo senador Alan Rick sobre uma possível estrada ligando Marechal Thaumaturgo (AC) a Puerto Inca (Peru), Tebet não descartou a ideia, mas frisou que a prioridade imediata é a ferrovia. A partir de 2030, quando a infraestrutura principal estiver concluída, novas rotas poderão ser estudadas, inclusive conexões com a Bolívia.

“Nada impede, diante do desenvolvimento, de fazer o sentido contrário depois: Cruzeiro do Sul receber uma ferrovia complementar”, ponderou, comparando a malha logística a uma “espinha de peixe”, com ramificações futuras.

Prazo de cinco anos e modelo de concessões

A ministra reforçou que o traçado junto à BR-317 permitirá concluir a ferrovia em cinco anos, com concessões a empresas como VALE e FICO. “Se margearmos as BRs, evitamos licenciamentos complexos e paralisações na Justiça”, justificou, citando exemplos em Mato Grosso e Bahia.

O governo ainda avalia detalhes de participação privada e conexões rodoviárias secundárias, mas a mensagem foi clara: o Acre terá integração bioceânica, mas pelo caminho mais rápido e menos burocrático.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Duas cidades do Acre não formalizam propostas de novas creches

Publicado

em

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) notificou nesta terça-feira, 12, os municípios do Acre sobre o prazo final para envio das propostas de construção de creches previstas na segunda etapa do Novo PAC. Os gestores têm até 23 de agosto para registrar e aprovar suas propostas na Plataforma TransfereGov, requisito obrigatório para a assinatura do Termo de Compromisso e liberação dos recursos.

Até o momento, os municípios de Jordão e Mâncio Lima ainda não cadastraram suas propostas para Creche Tipo 2. O FNDE alerta que o não cumprimento do prazo acarretará na perda do direito ao investimento, comprometendo a ampliação da oferta de vagas e a melhoria da infraestrutura para a educação infantil.

Ao todo, serão investidos R$ 1,77 bilhão para construir 505 creches e escolas de educação infantil em 455 municípios brasileiros.

 

Comentários

Continue lendo