Acre
Cavernas no AC são registradas pela 1ª vez em cadastro nacional e uma delas leva o nome do descobridor
No estado, foram identificadas quatro cavernas todas dentro do Parque Nacional da Serra do Divisor. Equipe do ICMBio esteve no local em setembro de 2021 para realizar a primeira expedição de prospecção espeleológica.

Primeira caverna descoberta no Acre leva o nome do morador que a achou — Foto: Mauro Gomes/ICMBio
Pela primeira vez na história, o Acre aparece no Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (Canie) após terem sido encontradas dentro do Parque Nacional da Serra do Divisor quatro cavernas. A equipe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/Cecav) fez a primeira expedição no local em setembro de 2021.
Em 2020, Edson Cavalcante, morador da unidade de conservação, divulgou que havia encontrado uma caverna há muitos anos enquanto fazia trilhas dentro do parque. Apesar de ter encontrado a cavidade há pelo menos 15 anos, ele disse que não sabia que a descoberta era relevante. Logo depois, Edson, que era o morador mais antigo da unidade morreu vítima de Covid. Hoje, a caverna leva o nome dele.
“Não sabia que isso interessava a alguém. Acho que está com uns 15 anos que achei, até que no ano passado vieram uns alemães aqui e comentei sobre essa caverna e de uns lagos que achei. Eles disseram que informariam para um amigo. Só assim, eu soube que eu devia ter divulgado. Agora, vou sempre dizer tudo que eu encontrar aqui dentro do parque”, explicou na época.
Naquele ano, o Cecav passou a colher informações e em setembro esteve no local. “Acompanhados da equipe do parque, estivemos na caverna encontrada há anos atrás pelo senhor Edson e lá foram coletadas informações sobre a localização e dimensões da cavidade. Pessoas da comunidade Pé de Serra também nos acompanharam nesta visita e depois nos levaram a outras localidades onde identificamos mais três cavidades, todas dentro da área do parque, não muito distantes da sua sede”, explica o analista ambiental do centro, Mauro Gomes.
O resultado dessa expedição foi divulgado em artigo científico em abril de 2022. A expedição foi entre 20 e 29 de setembro de 2021, com deslocamento terrestre de cerca de 1 hora do município de Cruzeiro do Sul ao município de Mâncio Lima e 8h de barco, subindo o rio Môa até a comunidade de Pé de Serra, aos pés da Serra do Divisor, onde se localiza também a base operacional da unidade de conservação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/m/R/jam6BJSsu7QgyAgyDzVg/whatsapp-image-2020-03-04-at-12.48.02-1-.jpeg?w=740&ssl=1)
Edson Cavalcante foi homenageado e caverna leva o nome dele — Foto: Edson Cavalcante/Arquivo pessoal
“Ao todo foram registradas 3 cavernas com desenvolvimento linear variando entre 35,5 metros a 10,7 metros e um abrigo com desenvolvimento linear de 5,7 m, todos em arenito”, destaca o artigo.
O estudo também destaca que as cavidades já tinham sido descobertas pelos moradores do local, que, inclusive, ajudaram como guias apontando os locais.
- Gruta do Edson
A primeira caverna levou o nome do seu descobridor, Edson. “Esta foi a primeira caverna do parque, e consequentemente do Estado do Acre, da qual se teve notícia da existência”, pontua o artigo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/4/E/OcECqTSPi4m5fMF6X5Nw/tocadaonca.jpg?w=740&ssl=1)
Toca da Onça é uma das cavernas achadas no Parque Nacional da Serra do Divisor — Foto: Mauro Gomes/ICMBio
- Toca da Onça
No dia 24 de setembro de 2021, a equipe subiu novamente o rio Môa em direção à caverna Toca da Onça, a mais próxima da localidade. A trilha começa na margem esquerda do rio Môa.
- Toca da Paca
A caverna Toca da Paca foi encontrada por comunitários durante a expedição, o que demonstra o potencial espeleológico da região. No dia seguinte à descoberta (25/09) a equipe subiu o rio Môa em direção à caverna que foi batizada de Toca da Paca. A trilha começa na margem esquerda do rio.
- Abrigo do Apertado da Hora
Além das 3 cavernas, a expedição também identificou um abrigo na margem esquerda rio Môa. Batizado de Abrigo do Apertado da Hora.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/R/5/NhyuerTv2jmBQkAmFKRw/cavernas.jpg?w=740&ssl=1)
Artigo publicado em 2022 traz detalhes das cavernas no Acre — Foto: ICMBio/CECAV
Incentivo ao turismo
“Ao final da expedição foi realizada uma reunião com os comunitários e lideranças locais para compartilhar os resultados obtidos e incentivar a busca por cavidades no intuito de incrementar o turismo no Parque Nacional da Serra do Divisor. Este exemplo de agenda positiva é bem recebido pela população local e neste sentido a equipe do CECAV está em contato com esta Unidade de Conservação para sempre que possível, aprimorar os dados iniciais”, destaca.
O Anuário Estatístico do Patrimônio Espeleológico Brasileiro 2021registrou essas quatro cavernas na edição divulgada em 2022, com dados de 2021. O relatório anterior não constava o Acre como estado em que tivesse caverna.
“A expedição cumpriu o objetivo de cadastrar e topografar as primeiras cavernas identificadas no Estado do Acre, porém, novos levantamentos são necessários para melhor caracterização das cavernas já inventariadas, bem como verificar a existência de outras cavidades no Parque Nacional da Serra do Divisor”, destaca.
Desde 2006, o ICMBio/Cecav disponibiliza dados sistematizados das cavernas brasileiras. Inicialmente por meio da Base de Dados Geoespacializados das Cavernas do Brasil que, em sua primeira edição contava com 4.448 cavernas cadastradas. A quantidade de cavernas conhecidas no Brasil em mais de um século chegou a 22.623 em 201, segundo o anuário.
Comentários

Acre
Força Tática do 1° prende em flagrante homem que vendia droga em Bairro da Capital
Deivid Nonato Lima, 45 anos, foi preso suspeito de tráfico de drogas na noite deste sábado (25), na Travessa Santa Inês, no bairro Aldeia, em Rio Branco.
Policiais Militares da Força Tática do 1° Batalhão informaram que estavam em patrulhamento de rotina pela região e receberam uma denúncia de morador que disse que um homem que estava de bermuda, sem camisa, com um boné cor de rosa e de bicicleta vendendo drogas em via pública.
De posse da denúncia, os PMs foram até a Travessa Santa Inês e conseguiram avistar em via pública o rapaz que estava com as características descritas pelo denunciante. Ao perceber a aproximação dos policiais, o homem ainda tentou fugir correndo, mas foi abordado.
Durante a revista pessoal, os PMs encontraram dentro do boné de Deivid três trouxinhas de 50g de cocaína, 26 de trouxinhas de merla e uma quantia de dinheiro, oriundo das vendas dos entorpecentes.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão e o traficante foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla), juntamente com as drogas e o dinheiro, para serem tomadas as medidas cabíveis.
Comentários
Acre
Equipes de saúde de Rio Branco prestam atendimento às famílias que estão nos abrigos

Todos os servidores das áreas técnicas e de enfermagem e médicos estão atendendo nos abrigos para prestar auxílio nesse momento emergencial (Foto: Assecom)
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), trabalha com atendimento e apoio às famílias afetadas pela enxurrada dos igarapés e enchente do rio Acre. Ao todo, são 24 abrigos nas escolas municipais.
Por determinação do prefeito Tião Bocalom, a secretária da Semsa, Sheila Andrade, suspendeu as folgas do fim de semana de todos os servidores das áreas técnicas e de enfermagem e ainda dos médicos para prestar auxílio nesse momento emergencial.
“Além de nossas equipes estarem dando esse suporte onde as famílias estão abrigadas, prestando todos os serviços da nossa Atenção Básica de Saúde, incluindo vacinas, nós também montamos estrutura no parque de exposições para abrigar os animais domésticos dessas pessoas. O prefeito também solicitou que disponibilizássemos material de higiene e limpeza já que, graças a Deus, a água de alguns igarapés começou a baixar e essas famílias precisam fazer a higienização em suas casas. Não só a Semsa, mas todas as secretarias estão envolvidas, no sentido de minimizar o sofrimento dessas pessoas afetadas pela enchente. Juntos, vamos vencer esse momento difícil”, disse Sheila Andrade.
Comentários
Acre
Direto para cadeia: Taxista e comparsas têm prisões preventivas decretadas pela Justiça do Acre
O taxista Marcelo Rodrigues de Oliveira, Rian Júnior Gomes Fermino e Willian Clayvith Silva Macedo, acusados por tráfico de drogas, tiveram as prisões preventivas decretadas.
A decisão foi da Juíza Plantonista do Fórum Criminal de Rio Branco durante audiência de custódia.
Marcelo Rodrigues de Oliveira, a esposa dele, e Rian Júnior Gomes Fermino e Willian Clayvith Silva Macedo, foram detidos na manhã da última quinta-feira, 23.
A ação foi realizada por investigadores da Delegacia de Combate à Roubos e Extorsões da Polícia Civil (DCORE), na rodovia AC-40.
No bagageiro do táxi conduzido por Marcelo Rodrigues foram apreendidos quase 43 quilos de entorpecentes.
Rian Junior e Willian Clayvith estavam em outro carro. A dupla segundo a polícia civil atuava como uma espécie de batedor para avisar a presença de alguma barreira policial.
A mulher do taxista, também chegou a ser indiciado por tráfico de drogas, mas foi liberado na audiência de custódia.
De acordo com a investigação os quatro vinham do município de Capixaba.
Comentários
-
Geral2 dias atrás
Bebê de 4 meses morre em casa e pais são presos em flagrante no interior do AC
-
Flash2 dias atrás
Sem desabrigados por enquanto: Prefeito Jerry Correia destaca que Assis Brasil está em alerta
-
Geral2 dias atrás
Idoso tenta passar com carro em alagação e é amarrado para não ser levado pela correnteza
-
Extra18 horas atrás
Populares e Bombeiros registram vazante do Rio Acre acima de Assis Brasil
-
Extra17 horas atrás
Epitaciolândia declara situação de Emergência após rio acre invadir bairros e desalojar quase 200 famílias
-
Extra19 horas atrás
Transtornos e lucro marcam segundo dia de enchente na fronteira
-
Acre2 dias atrás
Estado reconhece situação de emergência em Rio Branco
-
Acre14 horas atrás
Direto para cadeia: Taxista e comparsas têm prisões preventivas decretadas pela Justiça do Acre