fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Cavernas no AC são registradas pela 1ª vez em cadastro nacional e uma delas leva o nome do descobridor

Publicado

em

No estado, foram identificadas quatro cavernas todas dentro do Parque Nacional da Serra do Divisor. Equipe do ICMBio esteve no local em setembro de 2021 para realizar a primeira expedição de prospecção espeleológica.

Primeira caverna descoberta no Acre leva o nome do morador que a achou — Foto: Mauro Gomes/ICMBio

Pela primeira vez na história, o Acre aparece no Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (Canie) após terem sido encontradas dentro do Parque Nacional da Serra do Divisor quatro cavernas. A equipe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/Cecav) fez a primeira expedição no local em setembro de 2021.

Em 2020, Edson Cavalcante, morador da unidade de conservação, divulgou que havia encontrado uma caverna há muitos anos enquanto fazia trilhas dentro do parque. Apesar de ter encontrado a cavidade há pelo menos 15 anos, ele disse que não sabia que a descoberta era relevante. Logo depois, Edson, que era o morador mais antigo da unidade morreu vítima de Covid. Hoje, a caverna leva o nome dele.

“Não sabia que isso interessava a alguém. Acho que está com uns 15 anos que achei, até que no ano passado vieram uns alemães aqui e comentei sobre essa caverna e de uns lagos que achei. Eles disseram que informariam para um amigo. Só assim, eu soube que eu devia ter divulgado. Agora, vou sempre dizer tudo que eu encontrar aqui dentro do parque”, explicou na época.

Naquele ano, o Cecav passou a colher informações e em setembro esteve no local. “Acompanhados da equipe do parque, estivemos na caverna encontrada há anos atrás pelo senhor Edson e lá foram coletadas informações sobre a localização e dimensões da cavidade. Pessoas da comunidade Pé de Serra também nos acompanharam nesta visita e depois nos levaram a outras localidades onde identificamos mais três cavidades, todas dentro da área do parque, não muito distantes da sua sede”, explica o analista ambiental do centro, Mauro Gomes.

O resultado dessa expedição foi divulgado em artigo científico em abril de 2022. A expedição foi entre 20 e 29 de setembro de 2021, com deslocamento terrestre de cerca de 1 hora do município de Cruzeiro do Sul ao município de Mâncio Lima e 8h de barco, subindo o rio Môa até a comunidade de Pé de Serra, aos pés da Serra do Divisor, onde se localiza também a base operacional da unidade de conservação.

Edson Cavalcante foi homenageado e caverna leva o nome dele  — Foto: Edson Cavalcante/Arquivo pessoal

Edson Cavalcante foi homenageado e caverna leva o nome dele — Foto: Edson Cavalcante/Arquivo pessoal

“Ao todo foram registradas 3 cavernas com desenvolvimento linear variando entre 35,5 metros a 10,7 metros e um abrigo com desenvolvimento linear de 5,7 m, todos em arenito”, destaca o artigo.

O estudo também destaca que as cavidades já tinham sido descobertas pelos moradores do local, que, inclusive, ajudaram como guias apontando os locais.

  • Gruta do Edson

 

A primeira caverna levou o nome do seu descobridor, Edson. “Esta foi a primeira caverna do parque, e consequentemente do Estado do Acre, da qual se teve notícia da existência”, pontua o artigo.

Toca da Onça é uma das cavernas achadas no Parque Nacional da Serra do Divisor  — Foto: Mauro Gomes/ICMBio

Toca da Onça é uma das cavernas achadas no Parque Nacional da Serra do Divisor — Foto: Mauro Gomes/ICMBio

  • Toca da Onça

 

No dia 24 de setembro de 2021, a equipe subiu novamente o rio Môa em direção à caverna Toca da Onça, a mais próxima da localidade. A trilha começa na margem esquerda do rio Môa.

  • Toca da Paca

 

A caverna Toca da Paca foi encontrada por comunitários durante a expedição, o que demonstra o potencial espeleológico da região. No dia seguinte à descoberta (25/09) a equipe subiu o rio Môa em direção à caverna que foi batizada de Toca da Paca. A trilha começa na margem esquerda do rio.

  • Abrigo do Apertado da Hora

 

Além das 3 cavernas, a expedição também identificou um abrigo na margem esquerda rio Môa. Batizado de Abrigo do Apertado da Hora.

Artigo publicado em 2022 traz detalhes das cavernas no Acre  — Foto: ICMBio/CECAV

Artigo publicado em 2022 traz detalhes das cavernas no Acre — Foto: ICMBio/CECAV

Incentivo ao turismo

 

“Ao final da expedição foi realizada uma reunião com os comunitários e lideranças locais para compartilhar os resultados obtidos e incentivar a busca por cavidades no intuito de incrementar o turismo no Parque Nacional da Serra do Divisor. Este exemplo de agenda positiva é bem recebido pela população local e neste sentido a equipe do CECAV está em contato com esta Unidade de Conservação para sempre que possível, aprimorar os dados iniciais”, destaca.

O Anuário Estatístico do Patrimônio Espeleológico Brasileiro 2021registrou essas quatro cavernas na edição divulgada em 2022, com dados de 2021. O relatório anterior não constava o Acre como estado em que tivesse caverna.

“A expedição cumpriu o objetivo de cadastrar e topografar as primeiras cavernas identificadas no Estado do Acre, porém, novos levantamentos são necessários para melhor caracterização das cavernas já inventariadas, bem como verificar a existência de outras cavidades no Parque Nacional da Serra do Divisor”, destaca.

Desde 2006, o ICMBio/Cecav disponibiliza dados sistematizados das cavernas brasileiras. Inicialmente por meio da Base de Dados Geoespacializados das Cavernas do Brasil que, em sua primeira edição contava com 4.448 cavernas cadastradas. A quantidade de cavernas conhecidas no Brasil em mais de um século chegou a 22.623 em 201, segundo o anuário.

Comentários

Acre

Fernanda Hassem mobiliza equipe para ações de auxílio às comunidades rurais isoladas após enxurrada

Publicado

em

A Prefeita Fernanda Hassem convocou uma reunião urgente com sua equipe do Comitê de Crise, com o objetivo foi planejar e executar ações imediatas para intervir nas comunidades isoladas pela enchente na zona rural da cidade.

A preocupação aumentou diante do cenário de chuvas diárias, que vêm causando danos em pontes e ramais, deixando 06 comunidades em estado de isolamento.

Fernanda Hassem destacou a preocupação com a necessidade de uma logística maior para atender a zona rural e a cidade. “Nunca na história de Brasiléia aconteceu dificuldades tão grandes na zona rural de Brasiléia, com seis comunidades isoladas e pontes que caíram. Precisamos mobilizar uma logística gigantesca para atender zona rural e a cidade e só com o corpo efetivo da prefeitura não conseguimos”, destacou.

Comunidades atingidas na zona Rural

Km 59, aproximadamente 300 famílias atingidas, 04 pontes caídas, comunidade totalmente isolada.

Comunidade Aurora, Km 75, cerca de 50 famílias atingidas, 07 pontes caídas, comunidade parcialmente isolada.

Ramal do km 84, Arraial dos Burros, em torno de 20 famílias atingidas, 01 ponte de principal acesso, caída, parcialmente isolada.

Ramal do Picadão, Km 69, média de 30 famílias atingidas, 01 ponte caída e 05 linhas de bueiros danificadas, parcialmente isolada.

Comentários

Continue lendo

Acre

PREVISÃO DO TEMPO: sábado (24) chuvoso no Norte

Publicado

em

A temperatura pode variar entre 15ºC e 41ºC

O sábado (24) começa com muitas nuvens em todo Norte. Pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas são esperadas no Pará, Amapá, Rondônia, Acre, Tocantins, sul e sudeste amazonense, atingindo cidades como Bragança (PA), Tartarugalzinho (AP), Cerejeiras (RO), Epitaciolândia (AC), Gurupi (TO) e Humaitá (AM). Possibilidade de chuva no sul de Roraima e demais regiões do Amazonas.

Durante a tarde e à noite, a previsão continua a mesma em todo o Norte.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para chuvas fortes e ventos intensos em toda Rondônia, Acre, Tocantins, Nordeste, sudeste e sudoeste paraense, Marajó, Baixo Amazonas, metropolitana de Belém, norte e sul do Amapá, sul, centro e sudoeste amazonense, atingindo cidades como Vilhena (RO), Tarauacá (AC), Dianópolis (TO), Marabá (PA), Macapá (AP) e Boca do Acre (AM).

A temperatura mínima fica em torno de 15°C, no município de Uiramutã, em Roraima, e a máxima prevista é de 41ºC, na cidade de Barcelos, no Amazonas. A umidade relativa do ar varia entre 35% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Fonte: Brasil 61

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Epitaciolândia recebe nova Pá Carregadeira que irá beneficiar infraestrutura do município

Publicado

em

O Prefeito Sérgio Lopes recebeu nesta sexta-feira, 23, a Deputada Federal Antônia Lúcia na sede da Secretaria de Obras para a entrega de uma Pá Carregadeira.

A máquina no valor de R$ 576 mil é fruto de emenda da parlamentar que é uma grande parceira da gestão. E na ocasião garantiu mais emendas para o município como, a emenda especial para aquisição de um caminhão coletor, motocicletas para associações rurais e um ônibus para a assistência social.

Participaram da solenidade a Secretária de Obras Hiamar Pinheiro, o vereador Nego, secretários municipais e equipe da obras e autoridades eclesiásticas representadas pelo Pastor Lázaro Humberto Lemes.

Para o prefeito Sérgio Lopes, a pá carregadeira vai ajudar não somente na renovação da frota de máquinas pesadas, mas também irá auxiliar na manutenção e reparo de ramais do município.

“Com essa nova aquisição, a gestão municipal pretende reforçar as manutenções periódicas de ramais dentre outros serviços na zona urbana, favorecendo ainda mais o deslocamento da população, e em contrapartida atender as demandas de escoamento da produção dos produtores rurais do município, em nome da população quero agradecer a Deputada Federal Antônia Lúcia que é uma grande parceira de Epitaciolândia e tem nos ajudado muito com destinação de emendas. ”

Em sua fala a Deputada Federal Antônia Lúcia parabenizou o prefeito pelo serviço que vem prestando para toda população, e, reafirmou o seu compromisso de continuar destinando emendas para melhorar a infraestrutura do município.

“Estou muito feliz em poder estar aqui hoje entregando essa máquina, é sempre bom ver os frutos do nosso trabalho, essa máquina sem dúvida vai ajudar muito a toda a população, quero reafirmar o meu compromisso de continuar usando o mandado a que me foi dado pelo povo para trazer benfeitorias como essa para Epitaciolândia. ” Disse a Deputada.

A Secretária Municipal de Obras e Serviços Urbanos Hiamar de Paiva Pinheiro agradeceu a todos em especial ao prefeito Sérgio Lopes por buscar recursos junto as bancadas federais para a compra dessa máquina.

“É motivo de gratidão, nosso município tem muito trabalho a ser feito e novos equipamentos como esse vai no ajudar a melhorar a infraestrutura tanto na zona urbana quanto na zona rural. ” Destacou

Já o vereador Nego aproveito para agradecer a Deputada e pedir que a parlamentar destine mais emendas para a compra de caçambas e um caminhão coletor de lixo para resolver de vez a questão da limpeza das ruas.

 

 

 

Comentários

Continue lendo






Em alta