fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Castanha do Acre já é comercializada em 10 países; Cooperacre surpreende empresários

Publicado

em

“Fiquei surpreso com o tamanho, com a estruturara da Cooperacre e por saber que temos uma indústria desse porte em Rio Branco gerando tantos empregos” disse Adem Araújo

Durante visita na agroindústria da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre (Cooperacre), nesta segunda-feira, 8, o empresário e presidente da Associação Acreana de Supermercados (Asas), Adem Araújo, disse estar surpreso com a estrutura da indústria de beneficiamento de castanha localizada no Parque Industrial de Rio Branco.

Adem Araújo foi recepcionado pelo presidente e o superintendente da Cooperacre, Manoel Monteiro e José de Araújo Rodrigues, respectivamente, e pelo presidente do Sistema OCB no Acre, Valdemiro Rocha, que apresentaram a agroindústria e explicaram o processo de beneficiamento da castanha, desde a chegada até o empacotamento do produto para exportação.

“Fiquei surpreso com o tamanho, com a estrutura da Cooperacre e por saber que temos uma indústria desse porte em Rio Branco gerando tantos empregos, são produtos que vem da floresta, dos extrativistas e que já chegam em muitos lugares do mundo, iniciativas como essa precisam ser valorizadas”, disse Adem Araújo.

A Cooperacre é uma cooperativa acreana com mais de 20 anos de atuação, que vem se consolidando como modelo de negócio que alia a sustentabilidade ambiental através da bioeconomia, com geração de renda. A prática extrativista adotada pela rede de cooperativas concilia a geração de renda para mais de quatro mil famílias e a manutenção da floresta em pé, e busca alternativas que possam potencializar a produção agroflorestal e consolidar cadeias produtivas sustentáveis.

Atualmente, a Cooperacre exporta para mais de 10 países e possui 22 associações e 14 cooperativas filiadas, que atuam no fortalecimento das cadeias produtivas da borracha, castanha-da-amazônia, café, palmito e polpa de frutas.

“Nossa missão é desenvolver atividades produtivas sustentáveis, com valorização dos produtos florestais não madeireiros, acreditamos que esse é o caminho para se alcançar a sustentabilidade na Amazônia”, enfatizou o superintendente da Cooperacre, Manoel Monteiro.

Volume de negócios e geração de renda

Em 2023, a Cooperacre movimentou mais de 48 milhões de reais em bioeconomia, beneficiando diretamente 2.343 famílias extrativistas. Somente na cadeia da borracha, foram produzidas 720 toneladas, gerando 8,6 milhões de reais. Com a coleta da castanha, o retorno ao produtor foi ainda maior: 24,5 milhões de reais com a comercialização de 350 mil latas de castanha (cada lata custa em média 70 reais).

Comentários

Continue lendo

Acre

Investigadores da DRACO prendem empresário acusado de integrar organização criminosa

Publicado

em

O empresário Jhon Mendes Deocleciano, conhecido como “Jhon Amarok”, teve a prisão preventiva decretada pelo Juiz da Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Rio Branco.

Ele era um dos alvos da operação batizada de “Taxa Oculta”, deflagrada no dia 16 de março deste ano, por agentes da Delegacia de Combate às Ações Criminosas organizadas (DRACO).

O acusado foi preso em condomínio de classe média alta, localizado na Estrada do Calafate, em Rio Branco.

O apartamento, segundo a polícia, funcionava como esconderijo do empresário.

O delegado José Adonias disse ainda, que “Jhon Amarok”, foi identificado após um levantamento de informações de agentes da DRACO.

No mês passado, o Juiz da Vara de Delitos de Organizações Criminosas, aceitou da denúncia do Ministério Público contra o empresário, que passou a ser réu no processo.

Outros dois acusados também passaram da condição de acusado para réus pr integrar organização criminosa.

Comentários

Continue lendo

Acre

Procura-se: Justiça decreta prisão de dupla que invadiu agência bancária em Rio Branco

Publicado

em

A Justiça do Acre decretou as prisões preventivas de Erivelton da Silva Pereira e Jhones Vitor Cunha Duarte dos Santos.

A decisão é do Juiz da 3ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco Cloves Augusto Alves Cabral.

Erivleton da Silva e Jhones Vitor Cunha, foram denunciados por invadir uma agência bancária da cidade, localizada na Rua Izaura Parente.

O crime aconteceu na madrugada de cinco de fevereiro do ano passado.

Consta no processo, que a dupla fez um buraco na parede e invadiu a agência bancária.

A intenção era arrombar cofre, mas como o alarme disparou, Erivelton e Jhones Vitor acabaram presos pela Polícia Militar.

No dia seguinte, a justiça homologou o flagrante, mas concedeu a liberdade provisória aos acusados.

Na audiência de custódia, eles relataram ao juiz de plantão, que teriam sido agredidos durante a abordagem policial. Por esse motivo tiveram as prisões relaxadas.

Os dois passaram a ser réus, mas não foram encontrados para responder à acusação.

Após várias buscas na tentativa de encontra-los, a justiça chegou a citar os acusados por edital.

Com os réus não foram localicazaod,  a pedido do Ministério Público do Acre, foi determinado a a suspensão do processo e o prazo prescricional.

A medida foi adotada para evitar, que Erivelton da Silva e Jhones Vitor fiquem impunes com a prescrição do crime. Os dois respondem pelo crime de tentativa de furto qualificado.

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC participa do lançamento de campanha voltada ao combate à exploração sexual infantil

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou nesta quinta-feira, 9, no Palácio da Justiça, do lançamento da campanha “Nunca é Tarde”, voltada para o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Representando a instituição, estiveram presentes o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, e a procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira.

A campanha “Nunca é Tarde” é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) com o intuito de alertar a população sobre o tema da exploração sexual infantil, enfatizando a importância das denúncias.

Na ocasião, houve também a assinatura de uma carta de compromisso, na qual instituições se comprometem a promover, de forma integrada, estratégias para defesa e proteção de crianças e adolescentes, bem como de outros grupos vulneráveis, como mulheres e pessoas LGBTQIA+. A carta foi assinada pelo MPAC, TJAC, Defensoria Pública, Governo do Acre e Assembleia Legislativa.

Danilo Lovisaro parabenizou a iniciativa da campanha, ressaltando a importância de ações que promovam uma mobilização ampla e integrada de todos os setores da sociedade no combate aos crimes sexuais contra menores.

“Estamos em um mês simbólico de mobilização para o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Parabenizo o Tribunal de Justiça por reunir neste momento as instituições e a sociedade civil para tratar de um tema tão relevante. É necessário e urgente garantir a todas as crianças e adolescentes um desenvolvimento seguro, livre de qualquer abuso e exploração, e reafirmo o compromisso do MPAC com essa pauta tão importante”, disse.

A presidente do TJAC, Regina Ferrari, destacou os materiais informativos que serão divulgados por meio da campanha, ressaltando que a conscientização é um dos principais meios de prevenir os crimes sexuais e incentivar as denúncias.

“Essa iniciativa visa, principalmente, conscientizar a população sobre este tema tão delicado e urgente. A campanha conta com a valiosas parcerias, reforçando a importância da atuação conjunta e contínua no enfrentamento desse problema que assola a nossa sociedade”, afirmou.

Também participaram do evento o corregedor-geral da Justiça, Samoel Evangelista, que apresentou dados sobre a atuação do Poder Judiciário no combate ao abuso sexual de menores, além de demais representantes de instituições do Sistema de Justiça, órgãos que compõem a rede de proteção à criança e ao adolescente.

Texto: Hudson Castelo
Fotos: Deyvisson Gomes
Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo