Imagem ilustrativa – Foto: Reprodução/Freepik
O estado de Rondônia registrou um caso suspeito de intoxicação por metanol, conforme boletim divulgado neste sábado (4) pelo Ministério da Saúde. Conforme dados, o registro foi Candeias do Jamari – município distante 20km de Porto Velho. O caso integra um total de 195 notificações em todo o Brasil, associadas à ingestão de bebidas alcoólicas contaminadas. O poder público estadual ainda não emitiu nenhum informação de alerta ou orientação a população rondoniense sobre o caso.
De acordo com o levantamento nacional, 14 casos já foram confirmados e outros 181 estão sob investigação. As notificações foram enviadas até as 16h ao Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (Cievs).
O estado de São Paulo lidera o número de ocorrências, com 162 casos: 14 confirmados e 148 em análise. Também há notificações nos seguintes estados:
O boletim indica que 13 mortes estão associadas à possível intoxicação por metanol, sendo uma confirmada em São Paulo, que também relatou uma segunda morte na tarde deste sábado. As demais mortes estão distribuídas da seguinte forma:
Diante do aumento dos casos, o Ministério da Saúde determinou, na última quarta-feira (1º), a notificação imediata de suspeitas por parte de estados e municípios. A pasta também instalou uma sala de situação nacional para monitoramento contínuo dos casos, que permanecerá ativa enquanto houver risco sanitário.
A intoxicação por metanol é considerada uma emergência médica grave. A substância, ao ser metabolizada pelo organismo, produz compostos altamente tóxicos como formaldeído e ácido fórmico, podendo levar à morte.
Ao identificar qualquer sintoma, é fundamental procurar imediatamente atendimento médico e entrar em contato com os canais de emergência:
Se houver a suspeita de que outras pessoas consumiram a mesma bebida, a orientação é que todos procurem avaliação médica imediata, mesmo na ausência de sintomas.
*Com informações da Agência Brasil