fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Campanha itinerante de recolhimento de embalagens de agrotóxicos chega ao Alto Acre

Publicado

em

O governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf/AC), em apoio à Associação das Revendas Agrícolas do Estado do Acre (ARAAC), iniciou na última semana, na região do Alto Acre, a campanha de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos.

A ação que iniciou em 2018, tem como objetivo conscientizar os produtores rurais quanto à correta destinação das embalagens, cumprindo o prazo de devolução de até um ano.

Ideia é diminuir a distância dos pontos de coleta  para facilitar o descarte dos produtos. Foto: Luã Garcia/Idaf

Durante toda a campanha, já foram promovidas várias atividades educativas e informativas, destacando os impactos negativos do descarte incorreto, principalmente no meio ambiente, podendo ocasionar danos à saúde ambiental e humana.

O produtor rural deve ficar atento e ter o devido cuidado de fazer a tríplice lavagem das embalagens vazias, depois armazená-las corretamente e, até um ano após a compra, entregá-las na unidade de recebimento indicada na nota fiscal de venda. No momento de devolução das embalagens, o agricultor recebe um comprovante, que precisa ser guardado por mais um ano, caso haja uma fiscalização.

Ação que iniciou em 2018, tem como objetivo conscientizar os produtores rurais quanto à correta destinação das embalagens. Foto: Luã Garcia/Idaf

O Idaf alerta que, é prevista em lei, e aqueles que ultrapassarem o prazo de um ano, que não devolverem as embalagens ou que não seguirem as normas de higiene para a entrega poderão receber notificações e multas do órgãos responsáveis pela fiscalização.

“O trabalho do Estado é de consciencialização e orientação ao produtor, bem como alertar do prazo de entrega para esses procedimentos, por isso fizemos toda uma divulgação sobres as ações, justamente para que possam entregar as embalagem”, ressalta a auditora do Idaf em Brasileia, Ana Cláudia Vieira.

Arrecadação em Xapuri superou em quase o triplo a mesma ação do ano passado. Foto Luã Garcia/Idaf

É necessário também devolver caixa de papelão, sacos plásticos, ou seja, toda embalagem que teve contato com os produtos agrotóxitos, para que por fim seja destinadas para a ARAAC que é local final de recebimento, e   posteriormente reutilizar, reciclar ou inutilizar, obedecendo as normas e instruções dos órgãos registradores e sanitário-ambientais competentes.

Os  canais de distribuição (revendas, cooperativas ou fabricantes) devem manter e gerenciar as unidades de recebimento, e emitir comprovantes de entrega das embalagens, além de comunicar os agricultores sobre esses procedimentos.

O material recolhido será enviado para ARAAC, que dará o destino correto. Foto: Luã Garcia/Idaf

Neste ano, na cidade de Brasileia, foram recolhidas 890 unidades de embalagens tríplice lavadas e caixa de papelão, mostrando um grande avanço de coletagem.

“Hoje entendo que as embalagens de Agrotóxicos abandonadas podem provocar sérios danos a nós mesmo, e eu como produtor de soja e milho, tenho que ter essa consciência e responsabilidade da devolução”, ressalta o produtor de Brasileia, Mário Maffi.

Produtor de soja e milho na cidade de Brasileia é participante da campanha. Foto: Luã Garcia/Idaf

Em Xapuri, desde o início da campanha até ano passado foram recolhidas cerca 200 embalagens. Já em 2024,  as expectativas foram superadas com o total de 772 embalagens, atendendo 12 produtores.

“Moro em Xapuri há muito tempo, e essa oportunidade que o governo nos dá de entregar a embalagem aqui, sem ter que ir em Rio Branco, mostra o interesse do estado em cuidar do agricultor e do meio ambiente”, explica a pecuarista Aldenira Ferreira.

Mais uma ação em Xapuri para o recolhimento de embalagens de agrotóxicos, prática que é obrigatória. Foto: Luã Garcia/Idaf

O calendário de recolhimento  inclui mais ações no interior do Acre, que se estenderá até o final do ano. Veja o cronograma completo:

20/6 – Acrelândia: Avenida Brasil 576 – Centro. Anexo GP Agropecuária.

9/8 – Porto Acre: Av. Darcy Gomes de Farias nº 71 – Centro Vila do V. Anexo Zebu Agropecuária – Sala B.

11/10 – Sena Madureira: Av. Brasil nº 2154, Bairro: Triângulo – Anexo: ao posto do Sisi, frente ao Supermercado do Euzir.

27/11 – Tarauacá: Rua Quintino Bocaiúva nº 170. Anexo Laço de Ouro Agropecuária.

29/11 – Cruzeiro do Sul: Agroboi CZS, Estrada da Variante, N º 500, Bairro Miritizal 1

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Epitaciolândia promove campeonato de Futebol de areia, Futevôlei misto e a Xll copa Leão Dourado de jiu-jitsu

Publicado

em

Fazendo parte das comemorações em alusão aos 32 anos do município de Epitaciolândia, este domingo dia 28 de abril, dia do aniversário de Epitaciolândia foi dedicado ao esporte, com três eventos paralelos tivemos no Ginásio Poliesportivo Wilson Pinheiro Xll copa Leão Dourado de jiu-jitsu em parceria com a Academia Leão Dourado. Na areia tivemos torneio de futevôlei misto e futebol de areia masculino e feminino.

A prefeitura por meio da secretaria Municipal de Cultura e Esporte premiou os campeões e vice-campeões com medalhas, troféus e premiação em dinheiro nas categorias feminino e masculino.

O diretor técnico do departamento de judô da CAPEDAC esteve presente no evento que foi organizado sobre a responsabilidade do Professor Amarildo Ferreira.

O diretor de cultura e esporte Reggis Silva enfatizou a importância do esporte no fortalecimento da base familiar.

“Ações como essa que promove o esporte local e dá oportunidades aos nossos jovens, aqui no Ginásio tivemos a competição de jiu-jítsu e nas quadras de areia tivemos os torneios de futevôlei misto e futebol de areia masculino e feminino, isso surge como um atrativo e encontro das pessoas, os pais estavam nas arquibancadas, a população esteve presente, crianças, jovens e adultos, esse é fortalecimento do esporte em nosso município. ”

Esse é um compromisso da prefeitura em incentivar a prática esportiva e apoiar todas as competições o prefeito Sérgio Lopes tem buscado sempre fortalecer o esporte e cultura local dando oportunidades iguais a todos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Jovem que sofreu acidente de moto em Brasiléia é transferido para Capital

Publicado

em

Um grave acidente envolvendo uma motocicleta e um carro foi registrado na tarde do último domingo (28) em Brasiléia, deixando um jovem gravemente ferido. O incidente ocorreu na rua João Jovino de Oliveira, no bairro Eldorado, por volta das 17 horas.

O motociclista, identificado como Jaquesson da Silva Pereira, 22 anos, pilotava uma motocicleta Titan 150 de cor vermelha em direção ao centro do bairro, quando tentou realizar uma ultrapassagem pela esquerda. Durante a manobra, o carro envolvido no acidente teria fechado a passagem, resultando em uma colisão lateral. Com o impacto, Pereira foi arremessado ao solo e perdeu a consciência.

Testemunhas no local acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prontamente prestou os primeiros socorros e encaminhou o jovem ao Hospital Regional do Alto Acre Wildy Viana. Devido à gravidade de seus ferimentos, que incluem uma fratura na perna direita, a perda de dois dentes, um ponto no queixo e múltiplas escoriações, ele foi posteriormente transferido para o Pronto Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.

Apesar da severidade dos ferimentos, o estado de saúde de Jaquesson é considerado estável. O condutor do carro permaneceu no local após o acidente e colaborou com as autoridades na apuração dos fatos. A polícia está investigando as circunstâncias do acidente para determinar as responsabilidades envolvidas.

Comentários

Continue lendo

Acre

PRF inicia Maio Amarelo 2024 nesta terça-feira (30)

Publicado

em

Por

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizará nesta terça-feira (30), ações educativas de trânsito, na abertura do Maio Amarelo 2024, com o tema “Paz no trânsito começa por você ”, na Unidade Operacional de Rio Branco/AC.

A ação será de “Cinema Rodoviário”, no qual motoristas são abordados e convidados a assistir vídeos e palestras educativas, sobre segurança viária e condutas seguras no trânsito.

 A mobilização busca envolver os condutores nos cuidados e atenção necessária com os mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas, motociclistas e priorizar ações de fiscalização e educação para o trânsito.

 A operação Maio Amarelo 2024 ocorrerá ao longo de todo o mês de maio.

Fonte: PRF AC

Comentários

Continue lendo