Conecte-se conosco

Flash

Campanha contra poliomielite chega ao fim, mas vacina continuará disponível nas unidades básicas de saúde

Publicado

em

A campanha contra a poliomielite teve seu encerramento no último dia 30, entretanto, a vacina continuará disponível aos usuários nas unidades básicas de saúde (UBS) de todo o país. No Acre, cerca de 16 mil crianças, com idades entre 1 e 4 anos, receberam as doses do imunizante, correspondendo a apenas 24% do público estimado.

No Acre apenas 16 mil crianças foram vacinadas contra a poliomielite. Foto: Odair Leal/Secom

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Acre (PNI), Renata Quiles, uma das razões para a baixa cobertura vacinal é a falta de adesão por parte dos pais. “A vacina é uma gotinha, ou seja, indolor, então esse não pode ser o motivo. Ofertamos aos fins de semana e período noturno, a ação foi bem divulgada, então não há justificativa para a falta de procura”, esclareceu.

Dados do PNI mostram que entre os municípios com a menor taxa de vacinação estão Cruzeiro do Sul (6,09%), Rio Branco (8,53%) e Rodrigues Alves (10,22%). Com maior adesão, figuram Plácido de Castro (93,64%), Marechal Thaumaturgo (87,68%) e Santa Rosa do Purus (85,24%).

Poliomielite

Segundo o Ministério da Saúde (MS), em 1994 a poliomielite foi considerada erradicada no Brasil. Contudo, casos da doença vem surgindo nos últimos anos, e a falta de vacinação é o principal fator para o ressurgimento da patologia.

Também conhecida como paralisia infantil, ou pólio, a poliomielite é uma doença contagiosa aguda, causada por um vírus no intestino, que pode infectar crianças e adultos. Nos casos graves acontece a paralisia dos músculos, e os membros inferiores sãos os mais atingidos.

Comentários

Flash

Com quase 40 mil procedimentos “Programa Saúde na Comunidade” completa 50 edições

Publicado

em

O programa Saúde na Comunidade completou, neste último sábado, 26, a 50 edições. O programa oferta atendimentos médicos, odontológicos, exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, testes rápidos, consultas psicológicas, vacinas de rotina, Covid-19 e antirrábica, atendimentos sociais e assistenciais.

Dentro do Programa também foi criado o Projeto odontológico Sorriso Saudável, que distribui kits de higiene bucal com pasta de dente e escovas para crianças e adolescentes.

O programa já atendeu portadores de necessidade especiais de locomoção com doação de cadeiras de rodas e aparelhos para banho etc.

A 50ª edição do Programa Saúde na comunidade aconteceu na Associação Wilson Pinheiro 2 e contou com as presenças do Prefeito Sérgio Lopes e do secretário de saúde Sérgio Mesquita.

Ao fazer o uso da palavra as autoridades expressaram a importância do programa para as comunidades, principalmente aquelas mais distantes da cidade.

O médico Clinico geral e Ortopedista, Dr. Leonardo Contreiras, falou:

 “A mais de 30 anos trabalho com saúde, porém nunca tinha visto uma gestão tão comprometida em levar serviços de qualidade para todas as pessoas.”

Para Mesquita o Programa se tornou referência para todo o Estado do Acre, graças ao empenho e esforços do Prefeito Sérgio e toda a equipe.

“Aqui temos uma equipe comprometida em leva mais que atendimento, levar acolhimento. Eles trabalham porque gostam de levar serviço de qualidade para as famílias.” Destacou o Secretário.

O Prefeito Sérgio Lopes ao fazer uso da palavra reafirmou o compromisso de continuar levando o Programa Saúde na Comunidade para todos munícipes.

“Aqui estamos cumprindo nossa missão que é cuidar bem das pessoas, hoje completamos 50 edições e vamos continuar com muito afinco e carinho para atender bem nossa gente. Agradeço a Deus e aos nossos servidores que se doam, trabalhando aos sábados, longe de suas casas e famílias, para servir bem nossa população.

Total de atendimentos do 1° ao 50° edição:

  • Atendimento médico:  955
  • Atendimento odontológico: 8.148
  • Procedimento de enfermagem:  282
  • Atendimento psicólogo: 1.396
  • Vacinas: 3.826
  • ▪Rotina: 2.350
  • ▪covid-19: 1.476
  • Dispensação de medicamentos: 4.353
  • Auxílio Brasil: 1.218
  • Teste rápido IST: 1.947
  • Teste rápido COVID-19:  324
  • PCCU: 307
  • Cortes de cabelo:  280
  • Vacinas Antirrabica: 1.979
  • Ultrassonografia: 1.207
  • Eco/ eletrocardiograma: 529
  • Consultas com especialidades: 2.570

Total de atendimentos: 39.321

Comentários

Continue lendo

Flash

Última segunda-feira do mês com calor e muitas nuvens no Acre: pode chover em algumas áreas

Publicado

em

O Tempo Aqui, portal do pesquisador Davi Friale, prevê uma segunda-feira (28) com tempo quente, com sol e nuvens, que deve continuar a predominar no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, nas planícies da Bolívia e na região de selva do Peru. Em algumas áreas pode chover forte, com trovoadas.

Para microrregião de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, tempo quente, com sol e nuvens. A probabilidade de chuvas é baixa, porém, caso ocorram, serão rápidas, fracas e pontuais. Os ventos sopram, entre fracos e moderados, da direção norte e variações de noroeste e de nordeste.

E nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, tempo quente, com sol e nuvens, mas pode chover rápido em alguns pontos. Os ventos sopram, entre fracos e moderados, da direção norte e variações de noroeste e de nordeste.

Temperaturas:

– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 34 e 36ºC;

– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 34 e 36ºC;

– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 34 e 36ºC;

– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 34 e 36ºC;

– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 23 e 25ºC, e máximas, entre 35 e 37ºC;

– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 23 e 25ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;

– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 22 e 24ºC, e máximas, entre 34 e 36ºC.

Comentários

Continue lendo

Flash

PRF apreende veículos com mais de 63 kg de drogas na BR-364 em Rio Branco

Publicado

em

Na tarde de sábado, 26, durante patrulhamento na BR 364, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou a abordagem de um caminhão cegonha e, após as verificações, constatou-se que dois dos veículos que seriam transportados continham grande quantidade de substâncias análogas à cocaína.

De acordo com o órgão, no total foram apreendidos 63,5 kgs, sendo 46,76 kgs de pasta base e 15,74 kgs de cloridrato de cocaína.

Após os procedimentos de praxe, o ilícito e os 2 veículos foram encaminhados à Polícia Federal de Rio Branco para as medidas cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Em alta