Cameli discute com entidades realização de audiência pública sobre ZPE’s no Acre

Dando início ao seu trabalho a frente da relatoria do Projeto de Lei 5957-2013 que regulamenta as Zonas de Processamento de Exportação (ZPE’s) na Câmara Federal, o deputado Gladson Cameli (PP-AC) esteve reunido nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30) com os presidentes da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), Carlos Sasai, o presidente da Federação de Agricultura do Estado do Acre (Faeac), Assuero Veronez e o presidente da Federação do Comércio (Fecormércio), Leandro Domingos.

No encontro, o parlamentar discutiu com os representantes das entidades a realização de uma audiência pública no estado para debater o assunto com vários segmentos do setor econômico, a fim de elaborar um relatório amplo e favorável ao desenvolvimento do estado.

Os presidentes das federações agradeceram a atenção e reconhecimento do deputado Gladson Cameli com as entidades no tocante a contribuição da Fieac, Faeac e Fecomércio no debate em torno das Zonas de Processamento do país, cujo objetivo está focado na instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior.

“A construção de um relatório sobre as ZPE’s deve ser formada com base na opinião de vários setores da região, sendo essencial o diálogo com aqueles que atuam diretamente no eixo econômico. Como relator busco a isonomia tributária entre as importações e vendas efetuadas em empresas instaladas em ZPE’s localizadas na Amazônia Ocidental, com a vantagem adicional de estimular a geração de empregos na nossa região, ao invés de no exterior, entre outras medidas que contemplem o Acre de forma justa, ampla e eficaz”, disse Cameli.

Carlos Sasai considerou perfeita a sugestão do deputado e se colocou à disposição para contribuir no debate em torno da regulamentação das ZPE’s, haja vista que o Acre está em fase de instalação do seu distrito e necessita de incentivos imediatos para alavancar a comercialização de seus produtos e a geração de emprego e renda.

Para Assuero Veronez a regulamentação das ZPE’s no Brasil trata-se de um grande desafio para o setor econômico. Ele elogiou a indicação de Cameli para a relatoria do projeto e concordou com a emenda proposta pelo parlamentar, apontando a ideia como positiva, já que estabelece uma política de incentivo econômico para o estado.

Gladson também se reuniu com o presidente da Fercomércio, Leandro Dromingos, e o superintendente Egídio Garo. Leandro, por sua vez, enfatizou a importância da audiência pública sobre as ZPE’s e a necessidade de instalação da zona no estado, gerando uma intensificação na massa salarial nos distritos industriais e o necessário aquecimento para economia local.

O parlamentar agradeceu o interesse e a disposição das entidades da classe econômica e disse que pretende agilizar a conclusão do relatório sobre as ZPE’s, acelerando assim os trâmites da matéria na Câmara Federal.

“O que importa é que possamos ter compensações que façam valer a pena e valorizar a mão de obras e os produtos comercializados pelo nosso estado”, ressaltou o parlamentar.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima