fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Câmara Temática da Educação reúne representantes de estados amazônicos no 27º Fórum de Governadores

Publicado

em

O secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho, presidiu a reunião da Câmara Temática da Educação no Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, nesta quinta-feira, 11, em Rio Branco, recebendo representantes de diversos estados. O encontro foi iniciado com uma breve apresentação sobre o estado, destacando suas belezas, conquistas e legado histórico.

Câmara Temática da Educação foi realizada no 27º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal. Foto: José Caminha/Secom

Entre os participantes estavam os secretários de Educação do Amapá, Sandra Casimiro; de Roraima, Raimundo Nonato de Mesquita; de Rondônia, Ana Lúcia Pacini; bem como do secretário adjunto de Educação do Maranhão, Delmar Moreira Júnior; e os representantes do Amazonas, Mailson Rafael Ferreira; e do Pará, Marcelo França; além de outras autoridades e representantes de povos indígenas.

A Câmara discutiu ações que serão desenvolvidas em 2024. Foto: José Caminha/SEE

Durante a sessão, foram discutidas diversas pautas e prestados informes gerais da Secretaria Executiva do Consórcio da Amazônia Legal (CAL), a parceria de gestão escolar com o Instituto Unibanco e o programa Custo Amazônia, que abrange iniciativas do governo federal como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate). Houve também uma ênfase especial no fortalecimento da Educação Indígena, com discussões entre os secretários dos povos indígenas.

A coordenadoria do consórcio ficou a cargo de Sandra Casimiro. Também foram delineadas as ações a serem desenvolvidas ao longo de 2024, visando fortalecer a educação na região amazônica e promover avanços no setor.

O encontro resultou na consolidação de um relatório que será entregue aos governadores da Amazônia Legal. Foto: José Caminha/Secom

O gerente de pesquisa e inovação do Instituto Unibanco, João Marcelo Borges, apresentou a proposta do oferecimento de oportunidades formativas para as equipes gestoras das escolas e as metas do acordo de cooperação técnica.

O secretário Aberson Carvalho destacou a importância do trabalho desenvolvido na reunião e ressaltou a urgência das pautas discutidas, além de enfatizar a parceria com o Instituto Unibanco e os custos amazônicos relacionados aos programas do governo federal.

A secretária Sandra Casemiro, considerou positivas as discussões da câmara e prometeu reforçar as pautas nos próximos encontros do consórcio.

A secretária de Educação do Amapá, Sandra Casemiro, foi a escolhida para a coordenadoria do consórcio. Foto: José Caminha/Secom

O encontro resultou na consolidação de um relatório sobre a estrutura das escolas indígenas, a formação dos professores indígenas, o concurso para os professores indígenas e sobre o Pnate, que será entregue na sexta-feira, 12, aos governadores da Amazônia Legal.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo publica resultado preliminar de prova objetiva e perícia médica de vagas PcD de processo seletivo da Sesacre

Publicado

em

Por

Na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira, 27, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), divulgou o resultado preliminar da prova objetiva e o resultado preliminar da perícia médica dos candidatos que concorrem às vagas reservadas às pessoas com deficiência (PcD) e abertura do prazo recursal, conforme Edital nº 001/2024 Sead/Sesacre, de 9 de janeiro de 2024.

O resultado preliminar da prova objetiva segue na seguinte ordem: cargo, localidade, inscrição, nome do candidato, nota e classificação preliminar. Confira: EDITAL N° 007 SEAD/SESACRE, DE 24 DE MAIO DE 2024

O candidato poderá interpor recurso contra o resultado/classificação preliminar da prova objetiva e resultado preliminar da perícia médica no período das 8h do dia 28 de maio até às 15h do dia 29 de maio de 2024, por meio de link disponibilizado no endereço eletrônico www.ibfc.org.br, na aba Recursos.

Em caso de dúvida, o candidato poderá entrar em contato com o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBCF), por meio do Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC), pelo telefone (11) 4788-1430, de segunda a sexta-feira úteis, das 7h às 15h.

Dúvidas e informações adicionais podem ser obtidas com a Sesacre, que estará à disposição para esclarecimentos, por meio do telefone (68) 3215-2621 ou com a Sead, das 8h às 12h e das 14h às 17h, por meio do endereço eletrônico [email protected].

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Programa Opera Acre avança na saúde realizando 64 cirurgias em mutirão no Alto Acre

Publicado

em

Por

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), reafirma seu compromisso em atender às necessidades dos pacientes e aprimorar os serviços médicos em todo o estado. Uma das iniciativas mais destacadas é o programa Opera Acre, um esforço contínuo para reduzir o tempo de espera e diminuir as filas reprimidas na área da saúde.

Programa Opera Acre beneficiou pacientes na sexta, 24, e sábado, 25, no Hospital Regional de Brasileia. Foto: cedida

O programa marcou  presença na sexta, 24, e sábado, 25, no Hospital Regional de Brasileia, beneficiando 64 pacientes com procedimentos de cirurgia-geral e, pela primeira vez, vasectomias. A ação proporcionou atendimento médico oportuno e de qualidade aos cidadãos.

Procedimentos de vasectomia consolidam serviço de planejamento familiar na Regional do Alto Acre. Foto: cedida

O coordenador da Regional de Saúde do Alto Acre, Pablo Araújo, destacou a importância do novo serviço: “Nesta edição, iniciamos os procedimentos de vasectomia, consolidando o serviço de planejamento familiar na Regional do Alto Acre. Estamos felizes em anunciar que a demanda está controlada. Pacientes que aguardam por cirurgias de hérnia, vesícula, laqueadura e vasectomia devem procurar a regulação dos municípios, para agendamento das consultas de avaliação pré-operatória. Com as filas controladas, as cirurgias estão sendo realizadas regularmente duas vezes por mês, tornando o serviço mais ágil e eficiente”.

Pacientes da Regional Alto Acre aguardam procedimentos cirúrgicos no Hospital Regional de Brasileia. Foto: cedida

Simultaneamente, outros mutirões são efetuados em diversas localidades do estado. Em Senador Guiomard, estão sendo realizadas cirurgias ginecológicas; na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, pacientes estão sendo atendidos na área de mastologia pelo Centro de Controle de Oncologia (Cecon); e, em Cruzeiro do Sul, pacientes estão recebendo cirurgias ginecológicas, somando mais dez procedimentos cirúrgicos.

Paciente Erasmo Parente (à direita) aguarda cirurgia no Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard. Foto: cedida

Erasmo Parente, domiciliado em Rio Branco, realizou o procedimento de hidrocele (acúmulo anormal de fluido em torno do testículo, levando ao aumento do tamanho do escroto) na manhã deste domingo, no Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard. “É uma cirurgia muito importante porque, no meu caso, vai levantar minha autoestima, pois isso me causava vergonha. Fiz os exames e já estou aqui para fazer o procedimento. Agradeço a Deus e a toda equipe por poder fazer a cirurgia”, disse.

Esse programa de cirurgias tem desempenhado um papel crucial no avanço da saúde do estado, atuando com foco em cirurgias eletivas em diversas especialidades médicas, como ginecologia, proctologia, cirurgias-gerais, de cabeça e pescoço e cardiológicas, entre outras.

Shirley Nascimento é chefe da Regulação de Cirurgias da Sesacre. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Estamos empenhados em reduzir as filas de espera e proporcionar um atendimento mais humanizado e eficiente para todos os acreanos”, destacou Shirley Nascimento, chefe de Regulação de Cirurgias da Sesacre.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o Acre possui a maior taxa de expansão de cirurgias eletivas entre todas as unidades da federação, destacando a eficácia e o impacto positivo do programa na vida dos cidadãos

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Estado reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do glaucoma

Publicado

em

Por

Há dez anos, o idoso Valdomiro Francisco de Lima foi diagnosticado com glaucoma durante uma consulta de rotina na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco. Desde então, faz acompanhamento periódico para manter a saúde ocular. Na semana marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, lembrado no dia 26 de maio, o idoso se uniu a outros 50 pacientes, para mais uma consulta de rotina na Fundhacre.

A doença afeta a visão e atualmente atinge cerca de 900 mil pessoas em todo o Brasil. No Acre, a Fundhacre é a unidade de referência para os casos suspeitos ou já diagnosticados de glaucoma.

Valdomiro Francisco de Lima foi diagnosticado com glaucoma durante consulta de rotina na Fundhacre. Foto: cedida

“Fiz a consulta aqui e o médico deu o diagnóstico. Aí foi por essa preocupação que eu procurei o médico, eu vi que estava piorando, né? Falei ‘vou procurar o médico’. Aí procurei, graças a Deus deu certo, foi melhorando. E eu sempre retorno pra consulta. Aqui na claridade, que nem agora, beleza pura [boa visão]”, conta Valdomiro, que, além do glaucoma, também foi diagnosticado com catarata.

A oftalmologista Arieli dos Santos destaca a importância da detecção precoce da doença por meio de exames oftalmológicos regulares, explicando que o principal exame de diagnóstico utilizado para identificar o glaucoma em estágios iniciais é a aferição da pressão intraocular, maior fator de risco para se desenvolver o glaucoma.

Também é importante a verificação do nervo óptico, com o exame de fundoscopia, que qualifica a aparência do disco ótico e serve para diagnosticar e acompanhar a evolução da doença. Já a análise do campo visual é realizada por meio da campimetria, que auxilia o oftalmologista na identificação de perdas da visão periférica causadas pelo glaucoma.

E, ainda, o exame de gonioscopia investiga o ângulo da câmara anterior, que também é importante, permitindo a avaliação da entrada do sistema de drenagem interno do olho. “Quanto antes se diagnosticar o glaucoma, menores as chances de problemas na visão”, adverte a médica.

Oftalmologista Arieli dos Santos destaca a importância da detecção precoce da doença. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Se não tratado adequadamente, o glaucoma pode levar à cegueira e, em alguns casos, os transplantes de córnea são recomendados, desempenhando um papel crucial na oftalmologia, ao lado de uma série de outras intervenções cirúrgicas destinadas a corrigir uma série de problemas visuais debilitantes. Entre esses procedimentos oftalmológicos vitais, estão aqueles voltados para tratar condições como catarata, glaucoma e degeneração macular.

Na Fundhacre, cirurgias oftalmológicas e transplantes de córnea têm sido realizados regularmente, proporcionando aos pacientes uma oportunidade de restaurar a visão e recuperar a independência perdida. Somente de janeiro a maio deste ano, cerca de 40 procedimentos foram realizados, incluindo 13 cirurgias de correção de catarata e 27 transplantes de córnea.

“O paciente deve iniciar o acompanhamento no posto de saúde mais próximo de sua casa. Após a avaliação inicial, ocorre o encaminhamento para uma unidade de referência, no caso, a Fundhacre, onde ele vai passar por uma consulta com o oftalmologista, que, se necessário, irá encaminhar o paciente para o especialista em glaucoma, que dará continuidade ao tratamento”, explica a diretora de Assistência da Fundhacre, Carina Hechenberger.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo