Prefeito Sérgio Lopes e o turismólogo Estácio Guimarães, autoridades entre outros na inauguração do CAT em Epitaciolândia em março deste ano. Foto: captada
A Câmara Municipal de Epitaciolândia aprovou por unanimidade, na 31ª Sessão Ordinária realizada em 13 de outubro, o Projeto de Lei nº 044/2025, que institui o Plano Municipal de Turismo. A proposta, que recebeu pareceres favoráveis de todas as comissões técnicas da casa, foi encaminhada ao prefeito Sérgio Lopes (PL) para sanção.
O presidente da Câmara, vereador Antonio Rosiclei Oliveira da Silva (SOLIDARIEDADE), formalizou o envio do autógrafo ao Executivo no dia 14 de outubro. A medida representa um avanço estratégico para o município, que busca consolidar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor turístico.
A Câmara Municipal de Epitaciolândia aprovou por unanimidade, o Projeto de Lei nº 044/2025, que aprova o Plano Municipal de Turismo do Município de Epitaciolândia. Foto: captada
A implementação do plano visa potencializar os atrativos naturais e culturais da região, valorizar as tradições locais e criar novas oportunidades de investimento e geração de renda para a população, fortalecendo a economia do município através do turismo organizado e sustentável.
O prefeito Sérgio Lopes acrescentou que informações sobre o município, acesso a outros países e municípios e outros dados também estarão disponíveis no site da prefeitura e em QR Core anexados no local. Foto: captada
O consultor regional do DEL Turismo, Estácio Guimarães, contou que, por meio da expertise na área de desenvolvimento do turismo da iniciativa, foram apresentados sugestões e auxílio à equipe da prefeitura para desenvolvimento dos projetos. “O Centro de Atendimento Turista, que é justamente o local onde vai ser apresentado a turistas ativos culturais e naturais do município, e onde o turista pode tirar dúvidas e descobrir o que ele pode desfrutar dentro do município”.
Epitaciolândia se destaca como cidade pioneira com Plano de Turismo Sustentável no Acre. Foto: captada
Em julho deste ano a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) participou do lançamento do Plano de Turismo Sustentável do município de Epitaciolândia que foi a primeira cidade do estado incluída no Mapa do Turismo Brasileiro a ter um plano com informações sobre a história e geografia do município, as leis que orientam o desenvolvimento do turismo, os serviços ofertados, atrativos naturais e culturais da cidade e a cadeia produtiva local.
Coordenado pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e assessorado pelo consultor do Programa DEL Turismo, o plano foi entregue pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre e pela Prefeitura de Epitaciolândia, para a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo.
“O acontecimento nos deixa felizes por demonstrar que os municípios também estão fazendo o seu papel na promoção e desenvolvimento do turismo no estado, especialmente de um turismo sustentável, que é o que a gente faz aqui, que envolve o acesso às unidades de conservação, às reservas extrativistas, ao manejo de recursos naturais”, disse Jackson Viana, representante da Sete no evento.
Epitaciolândia que foi a primeira cidade do estado incluída no Mapa do Turismo Brasileiro a ter um plano com informações sobre a história e geografia do município. Foto: captada
“Esse plano foi desenvolvido ao longo de três anos em parceria com o Del Turismo, onde tem todo o levantamento histórico, dados sobre o turismo aqui de Epitaciolândia. Então, é um plano que vai nortear os nossos próximos passos, o que nós devemos fazer e nos dedicar para que cada vez mais nós possamos atrair turistas”, disse o prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes.
“O plano vai nortear as políticas públicas, auxiliando no fomento ao desenvolvimento, no fortalecimento do turismo no município, como visão de médio e longo prazo, que traz propostas, além dos atrativos turísticos, para que a gente consiga buscar esse diferencial para o município de Epitaciolândia”, disse Tíssia Veloso, coordenadora do Fórum Empresarial do Acre.
Alinhado à sustentabilidade, Epitaciolândia vem sendo exemplo com as propostas apresentadas no plano. “Nos colocamos à disposição enquanto secretaria para apoiar os demais municípios a pensarem em seus planos, em suas realidades com as prefeituras e o Estado atuando em conjunto”, ressaltou Viana.
Epitaciolândia foi a primeira cidade do estado a ter Plano de Turismo Sustentável. Foto: Aline Nascimento/Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre