Cai em 25% número de fumantes no AC

A parcela da população acreana acima de 18 anos que fuma caiu 25% nos últimos seis anos, de acordo com dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde. A pes­quisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doen­ças Crônicas por Inquérito Te­lefônico (Vigitel 2012), diz que 12% da população brasileira fuma, enquanto que em 2006 o índice era de 15%. Apesar da queda, a frequência maior permanece entre os homens: o número passou de 19% (2006) para 15% (2012). Entre as mu­lheres o índice caiu de 12% (2006) para 9% (2012).

Hoje, em todo o País, é comemorado no país o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em viagem rumo ao Vale do Juruá onde participa de reunião da Associação dos Municípios do Acre (Amac), a secretária de Saúde do Acre, Suely Melo, não pôde comen­tar a pesquisa Vigitel.

Em relação ao número de adultos fumantes por cida­de, o levantamento mostra que a capital com a maior concentração é Porto Alegre (RS) com 18%, que também detém a maior proporção de pessoas que fumam 20 cigar­ros ou mais por dia (7%). Já a capital com o menor índice é Salvador (BA), onde 6% da população adulta diz ser fumante.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima