fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Brasília é tema de grande exposição em Portugal

Publicado

em

Brasília é tema de grande exposição em Portugal
Pedro Reis

Brasília é tema de grande exposição em Portugal

Brasília , a capital que simboliza o modernismo brasileiro e a interiorização do poder público, será homenageada na exposição “Brasília: Da Utopia à Capital”, que acontecerá no Instituto Pernambuco Porto , em Portugal, de 01 de agosto a 27 de outubro de 2024. A mostra celebra os 64 anos da cidade e faz parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.

Com curadoria de Danielle Athayde, a exposição reúne aproximadamente 300 obras de arte e documentos históricos que narram a epopeia da construção de Brasília. Entre os destaques estão maquetes de edifícios icônicos de Oscar Niemeyer, desenhos e maquete fotográfica do plano urbanístico de Lucio Costa, além de esculturas de Maria Martins, Bruno Giorgi e Alfredo Ceschiatti. Fotografias de Marcel Gautherot, Peter Scheier, Jean Manzon e Mario Fontenelle também compõem o acervo.

Marcel Gautherot
Foto: Marcel Gautherot

Uma epopeia modernista

A transferência da capital do Brasil para o centro-oeste, iniciada nos anos 1960, representou um marco na história do país. A construção de Brasília mobilizou milhares de trabalhadores, conhecidos como “candangos”, que dominaram a técnica do concreto aparente, característica marcante do modernismo brasileiro. A exposição destaca a capacidade artesanal desses trabalhadores, evidenciada nas estruturas emblemáticas do Palácio da Alvorada e do Palácio do Itamaraty.

O Plano Piloto

O projeto urbanístico de Lucio Costa, conhecido como Plano Piloto, também será um ponto central da exposição. A maquete de Brasília, com uma área de 6m x 4.8m e escala de 1:3500, foi especialmente concebida para a mostra a partir de imagens de satélite em alta resolução.

Maquete feita para a exposição - Foto divulgação
Maquete feita para a exposição | Foto: divulgação

Arte e arquitetura

Brasília, concebida como uma obra de arte completa, comissionou trabalhos de artistas renomados como Athos Bulcão, Marianne Peretti, e Roberto Burle Marx. Obras e estudos desses artistas serão exibidos pela primeira vez no Porto, incluindo a coleção “Brasília – Acervo Izolete e Domício Pereira”, que reúne um conjunto raro de obras e documentos assinados por Niemeyer e Costa.

Obra de Carlos Bracher - Foto Miguel Aun
Obra de Carlos Bracher | Foto: Miguel Aun

Programação complementar

A exposição contará também com a mostra de cinema “Brasília Viva”, que exibirá filmes de ficção e documentários sobre a história e cultura da cidade. Além disso, o Seminário Global “Brasília: Patrimônio, Turismo, Sustentabilidade e a CPLP” promoverá debates sobre a preservação do patrimônio cultural e os desafios do turismo sustentável.

Serviço:

Exposição “Brasília: Da Utopia à Capital”
Data: 01 de agosto a 27 de outubro de 2024
Local: Instituto Pernambuco Porto, Portugal

Mostra de Cinema “Brasília Viva”
Data: 01 a 04 de agosto de 2024
Local: Sala Instituto Pernambuco Porto – IPP
Horário: 19h30
Entrada: gratuita

Seminário Global “Brasília: Patrimônio, Turismo, Sustentabilidade e a CPLP”
Coordenação: Leiliane Rebouças
Local: Instituto Pernambuco Porto, Portugal

The post Brasília é tema de grande exposição em Portugal first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Padrasto é preso suspeito de estupro e obrigar enteados a usar drogas

Publicado

em

As investigações começou em fevereiro quando a mãe das vítimas denunciou o marido

Homem preso. Foto: Divulgação/PC-AM

Com Atual 

Um homem de 39 anos foi preso na terça-feira (18) preventivamente suspeito de tentativa de estupro, estupro de vulnerável, ameaça, lesão corporal e fornecimento de drogas a menores de idade. As vítimas são enteados dele: duas meninas, de 10 e 18 anos, e dois meninos, de 11 e 16 anos.

Conforme a delegada Deborah Ponce de Leão, da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente, a investigação começou em fevereiro quando a mãe das vítimas denunciou o marido.

“A criança de 10 anos contou, em depoimento especial, que era abusada sexualmente e agredida fisicamente pelo autor, que é usuário de drogas, e a obrigou a usar entorpecentes chegando a forçar um ‘pó branco’ em seu nariz”, disse a delegada.

Deborah Ponce disse que os dois meninos não foram abusados sexualmente, mas eram agredidos com marteladas na cabeça e na mão, com cabo de vassouras e outros objetos.

“A vítima de 18 anos sofreu tentativas de estupro pelo homem quando tinha 17 anos, e também era constantemente agredida por ele. O indivíduo costumava praticar os abusos sexuais quando a mãe deles não estava em casa, mas chegou a agredi-los na frente dela”, afirmou a delegada.

Na polícia ele negou as acusações de estupros, mas admitiu que espancava os enteados. O suspeito alegou que eles eram agressivos. Além dos abusos sexuais e agressões físicas, o homem chegou a ameaçar as vítimas de morte.

“As vítimas estão no seio familiar e estão recebendo todo o apoio psicológico necessário. Já o autor foi preso na data de ontem em sua residência, no bairro Lago Azul, zona norte”, disse Deborah Ponce.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Chuva alaga ruas e deixa moradores ilhados em Manaus; veja o vídeo

Publicado

em

Em um dos vídeos compartilhados em grupos de WhatsApp, pedestres e motociclistas se abrigam em uma parada de ônibus enquanto a força da água derruba uma das motos estacionadas

Motociclistas e pedestres se abrigaram em parada de ônibus em trecho da Avenida Torquato Tapajós. Imagem: WhatsApp/Reprodução

A chuva intensa na tarde desta quarta-feira (19) alagou ruas e avenidas e ilhou moradores em diversas áreas de Manaus. Moradores registaram no celular momentos de tensão em trecho da Avenida Torquato Tapajós, na zona norte, e no bairro Monte das Oliveiras, também nesta região da cidade.

Em um dos vídeos compartilhados em grupos de WhatsApp, pedestres e motociclistas se abrigam em uma parada de ônibus enquanto a força da água derruba uma das motos estacionadas.

Na Rua Yarapé, no bairro Monte das Oliveiras, um veículo ficou parcialmente submerso e o motorista tentou retirá-lo do local, sem sucesso.

Outro registro mostra o Igarapé do Passarinho, no bairro Cidade Nova, transbordando. O volume de água tornou uma das ruas um rio que arrastou lixo e madeira.

De acordo com os últimos dados dos Índices Pluviométricos, o bairro Santa Luzia, na zona sul, havia registrado 45,2 milímetros de chuva.

Veja o vídeo:

Comentários

Continue lendo

Brasil

Policiais facilitavam comercialização e transporte de ouro ilegal em Manaus

Publicado

em

Com a operação, a PF busca coletar mais provas. Foram apreendidos computadores, documentos, armas, munições e joias na casa dos suspeitos

Policiais federais cumprem mandado de busca e apreensão em casa de suspeito. Foto: PF/Divulgação

Policiais facilitavam o transporte de ouro ilegal e a comercialização em lojas especializadas em Manaus, Japurá, Humaitá e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, e em Boa Vista (RR). Os envolvidos são alvos da Operação Ourives, nesta quarta-feira (19), em que a PF cumpre dois mandados de busca e apreensão na capital amazonense.

A PF não divulgou nomes e nem informou se os suspeitos são policiais civis ou militares, apenas que são agentes da segurança pública.

O ouro é extraído de garimpos clandestinos no Amazonas e Roraima. Os investigados cooptavam ourives para manipular e revender ouro que chegava em Manaus em embarcações, caminhões e aviões. Os policiais garantiam o fluxo constante da carga ilícita para o mercado.

Segundo a PF, os policiais forneciam o ouro obtido ilegalmente e coordenavam a distribuição com os intermediários – ourives e empresários. Foi constatado que esses indivíduos operavam sob uma estrutura bem definida, com divisão de tarefas e uso de empresas de fachada para facilitar a alta movimentação financeira e disfarçar as transações ilegais.

Com a operação, a PF busca coletar mais provas. Foram apreendidos computadores, documentos, armas, munições e joias na casa dos suspeitos.

A PF apura crimes de usurpação de bens da União, peculato, formação de milícia e organização criminosa. A soma das penas previstas para os delitos atinge 33 anos de prisão.

Comentários

Continue lendo