Bolsonaro e Haddad vão ao 2º turno

Com 95,57% da urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a disputa para o Planalto vai para o segundo turno. Jair Bolsonaro (PSL), com 46,70% dos votos válidos, e Fernando Haddad (PT), com 28,37%, decidirão as eleições presidenciais no próximo dia 28. Ciro Gomes, do PDT, fica em terceiro lugar, tem 12,52%.

O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, vem em quarto lugar, com 4,83% dos votos; seguido por João Amoêdo (Novo), 2,58%; Cabo Daciolo (Patriotas), 1,25%; Henrique Meirelles (MDB), 1,21%; e Marina Silva (Rede), 1,00%.

Alvaro Dias (Podemos) tem 0,83%; Guilherme Boulos (Psol), 0,58%; Vera Lúcia (PSTU), 0,05%; José Maria Eymael (DC), 0,04%; e João Goulart Filho (PPL), 0,03%.

Já nas primeiras horas de votação os principais candidatos à Presidência sinalizaram suas estratégias para as próximas semanas, acreditando na possibilidade de segundo turno. Enquanto Jair Bolsonaro (PSL) reafirmava confiança em ganhar em primeiro turno, dizendo que, se eleito, não planeja fazer alianças com partidos, mas apenas com parlamentares, Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT) sustentavam que haverá segundo turno, e com suas participações.

O petista aproveitou fala à imprensa após votar no colégio Brazilian International School, zona sul de São Paulo, para acenar a possíveis aliados no segundo turno. Ele citou Ciro Gomes, Marina Silva (Rede) e Henrique Meirelles (MDB), lembrando que já trabalhou com eles.

“Tenho o maior respeito pelo trabalho deles. Mas quero dizer que vamos procurar ampliar para além dos partidos as nossas alianças”, afirmou. “Vamos procurar personalidades, pessoas que tenham uma biografia de serviços prestados ao país para ampliar e governar para a reconstrução democrática do Brasil”, completou Haddad.

Já Bolsonaro expressava sua crença na vitória em primeiro turno. “Se Deus quiser, a gente liquida hoje”, disse ele logo após votar na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, na Zona Oeste do Rio.

Questionado sobre sua campanha em eventual segundo turno, Bolsonaro disse que participará dos debates. “Pretendo ir [aos debates], se houver segundo turno. Mas acho que não haverá, não” chegou a dizer. Ele também disse que, se eleito, não haverá negociação partidária e que ele terá apoio de 350 parlamentares no Congresso.

Raio x

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) está vencendo no primeiro turno das eleições em todos os Estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste no país, considerando mais de 94% das urnas apuradas.

No Nordeste, um reduto eleitoral petista, Bolsonaro está atrás de Fernando Haddad em oito dos nove Estados. A única exceção é o Ceará, onde o líder é Ciro Gomes (PDT), com 41% dos votos, seguido por Haddad (32,23%) e Bolsonaro (22,43%). Já no Norte do país, o candidato perde apenas no Pará. Haddad está com 40,67% dos votos e o candidato do PSL, com 36,85%.

Essa é a quarta melhor marca em primeiros turnos desde 1998, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), organizados pelo Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas (CEPESP/FGV).

Em 1998, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) venceu em 24 Estados no primeiro turno e, em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também conquistou o mesmo número de Estados na primeira fase das eleições. Em 2010, Dilma Rousseff conseguiu vencer em 18 Estados.

O Estado em que Bolsonaro está com o maior percentual dos votos é Santa Catarina, num total de 65,82%, com 99% das urnas apuradas.

Valor On Line

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Da Redação