fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Bolsonaro e Haddad vão ao 2º turno

Publicado

em

Com 95,57% da urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a disputa para o Planalto vai para o segundo turno. Jair Bolsonaro (PSL), com 46,70% dos votos válidos, e Fernando Haddad (PT), com 28,37%, decidirão as eleições presidenciais no próximo dia 28. Ciro Gomes, do PDT, fica em terceiro lugar, tem 12,52%.

O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, vem em quarto lugar, com 4,83% dos votos; seguido por João Amoêdo (Novo), 2,58%; Cabo Daciolo (Patriotas), 1,25%; Henrique Meirelles (MDB), 1,21%; e Marina Silva (Rede), 1,00%.

Alvaro Dias (Podemos) tem 0,83%; Guilherme Boulos (Psol), 0,58%; Vera Lúcia (PSTU), 0,05%; José Maria Eymael (DC), 0,04%; e João Goulart Filho (PPL), 0,03%.

Já nas primeiras horas de votação os principais candidatos à Presidência sinalizaram suas estratégias para as próximas semanas, acreditando na possibilidade de segundo turno. Enquanto Jair Bolsonaro (PSL) reafirmava confiança em ganhar em primeiro turno, dizendo que, se eleito, não planeja fazer alianças com partidos, mas apenas com parlamentares, Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT) sustentavam que haverá segundo turno, e com suas participações.

O petista aproveitou fala à imprensa após votar no colégio Brazilian International School, zona sul de São Paulo, para acenar a possíveis aliados no segundo turno. Ele citou Ciro Gomes, Marina Silva (Rede) e Henrique Meirelles (MDB), lembrando que já trabalhou com eles.

“Tenho o maior respeito pelo trabalho deles. Mas quero dizer que vamos procurar ampliar para além dos partidos as nossas alianças”, afirmou. “Vamos procurar personalidades, pessoas que tenham uma biografia de serviços prestados ao país para ampliar e governar para a reconstrução democrática do Brasil”, completou Haddad.

Já Bolsonaro expressava sua crença na vitória em primeiro turno. “Se Deus quiser, a gente liquida hoje”, disse ele logo após votar na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, na Zona Oeste do Rio.

Questionado sobre sua campanha em eventual segundo turno, Bolsonaro disse que participará dos debates. “Pretendo ir [aos debates], se houver segundo turno. Mas acho que não haverá, não” chegou a dizer. Ele também disse que, se eleito, não haverá negociação partidária e que ele terá apoio de 350 parlamentares no Congresso.

Raio x

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) está vencendo no primeiro turno das eleições em todos os Estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste no país, considerando mais de 94% das urnas apuradas.

No Nordeste, um reduto eleitoral petista, Bolsonaro está atrás de Fernando Haddad em oito dos nove Estados. A única exceção é o Ceará, onde o líder é Ciro Gomes (PDT), com 41% dos votos, seguido por Haddad (32,23%) e Bolsonaro (22,43%). Já no Norte do país, o candidato perde apenas no Pará. Haddad está com 40,67% dos votos e o candidato do PSL, com 36,85%.

Essa é a quarta melhor marca em primeiros turnos desde 1998, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), organizados pelo Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas (CEPESP/FGV).

Em 1998, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) venceu em 24 Estados no primeiro turno e, em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também conquistou o mesmo número de Estados na primeira fase das eleições. Em 2010, Dilma Rousseff conseguiu vencer em 18 Estados.

O Estado em que Bolsonaro está com o maior percentual dos votos é Santa Catarina, num total de 65,82%, com 99% das urnas apuradas.

Valor On Line

Comentários

Continue lendo

Extra

Neném pede que prefeitura inclua Ruas do Povo no programa Asfalta Río Branco: “as pessoas merecem ser contempladas”

Publicado

em

Devido ao impasse entre a prefeitura de Rio Branco e o Ministério Público acerca das vias do Programa Ruas do Povo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Raimundo Neném (PL), sugeriu que a gestão do prefeito Tião Bocalom reavalie as recentes declarações e passe a executar os trabalhos de recuperação das ruas judicializadas na capital.

Neném acredita que a população da periferia do 1° e 2° Distrito não pode ser prejudicada pela má execução do programa nas gestões anteriores e, por isso, pede que Bocalom resolva os anseios dos moradores. “Penso que os moradores merecem ser contemplados com uma recuperação decente. Por isso, pedimos que a prefeitura possa rever seu posicionamento e acabar com esse impasse”, declarou.

As 607 vias públicas feitas pelo Programa Ruas do Povo hoje são consideradas em piores condições na capital acreana e voltaram a ser tema de debate na Câmara Municipal nesta semana. Entretanto, Neném sugere que, com o programa Asfalta Río Branco em andamento, a gestão e o Ministério Público precisam decidir um encaminhamento para o problema. “Se o Ministério Público der um parecer real, a prefeitura poderá executar as ruas sem eventuais problemas na justiça”, comentou. (Assessoria)

Comentários

Continue lendo

Extra

Após perder o bebê, jovem vítima de acidente grave em Brasiléia não sobrevive na UTI de Rio Branco

Publicado

em

Grave Acidente em Brasiléia Resulta em Trágica Perda de Jovem Grávida após Luta na UTI

Na última sexta-feira, dia 26 de abril, Evelyn Dias Vitória Carioca, uma jovem de 17 anos, filha de Sandré Elias Teixeira, foi a óbito após uma árdua batalha na UTI do Hospital da Capital, Rio Branco.

O trágico incidente remonta ao fatídico dia 17 de março, quando um grave acidente envolvendo duas motocicletas ocorreu no bairro Ferreira Silva, na parte alta da cidade de Brasiléia. Entre os feridos, estavam quatro jovens, todos impactados pela violência do choque.

Lucas Pereira Melo, de 22 anos, sofreu fraturas graves na tíbia e fíbula, sendo considerado o mais crítico dos casos. Paulo Henrique Barbosa, de 18 anos, registrou uma fratura no pé esquerdo. Evelyn Dias Vitória Carioca, então grávida, enfrentou uma fratura na tíbia e em um dos pés. Além deles, uma menor de 15 anos, identificada apenas como A. K. S., sofreu cortes na cabeça e escoriações pelo corpo.

O socorro foi imediato, com todas as ambulâncias disponíveis de Brasiléia e Epitaciolândia sendo acionadas para prestar os primeiros socorros e transferir os feridos para o Hospital Regional do Alto Acre. Entretanto, diante da gravidade dos ferimentos, três dos envolvidos, incluindo Lucas e Evelyn, foram encaminhados para a Capital.

O caso de Evelyn foi particularmente delicado. Além das lesões físicas decorrentes do acidente, a perda do bebê agravou ainda mais sua condição. Ao longo de aproximadamente um mês e uma semana, Evelyn lutou bravamente na UTI, enfrentando não menos que oito cirurgias. Durante esse período, familiares e amigos mobilizaram campanhas de doação de sangue em seu nome, na esperança de contribuir para sua recuperação.

No entanto, na sexta-feira, a triste notícia pegou a todos. Apesar de todos os esforços da equipe médica e do apoio de familiares e amigos, Evelyn não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

A causa do acidente ainda está sendo investigada pelas autoridades policiais, que buscam esclarecer as circunstâncias que levaram a essa tragédia. Entre as hipóteses em análise estão uma possível invasão de preferencial e uma tentativa de ultrapassagem que resultou em uma colisão frontal entre as motocicletas.

Em dialogo com familiares de Evelyn, foi repassado a nossa equipe do Jornal OAltoAcre que os mesmos estão mobilizando uma nova campanha, desta vez, para trazer o corpo da vitima para a cidade de Brasiléia além dos custeios para os mantimentos.

Veja a matéria do acidente:

Acidente envolvendo duas motos registra vários feridos em Brasiléia; um em estado grave

Comentários

Continue lendo

Extra

Jovens são vítimas de tentativa de homicídio na zona rural de Epitaciolândia

Publicado

em

As autoridades policiais da fronteira do Acre, Polícia civil e Militar, estão envolvidas na tentativa de localizar os envolvidos em uma dupla tentativa de homicídio ocorrido na noite desta quinta-feira, dia 25, se estendendo até a manhã desta sexta, dia 26.

Dois jovens com idades de 16 e 17 anos, estavam trafegando em uma moto nas proximidades do Tucunduba, já dentro dos limites territoriais do município de Epitaciolândia, que tem acesso pelo km 31 da BR 317.

As primeiras informações passadas as autoridades, que estão sendo investigadas para ver se condiz com a verdade, seria que os menores foram surpreendidos por um defeito na motocicleta e para a surpresa dos dois, um grupo de aproximadamente seis indivíduos, aparecem armados e teriam iniciado os disparos.

O menor de 16 anos teria caído no local após ser alvejado várias vezes e o segundo, de 17, conseguiu fugir do cerco mesmo baleado por diversas vezes pelo corpo e se escondeu por dentro do mato.

Somente pela manhã, com o dia claro, este conseguiu pedir socorro. Uma equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, foi acionada e resgatou o jovem até o hospital regional em Brasiléia.

O primeiro, de 16 anos, foi resgatado ainda na noite desta quinta, por uma equipe da Poícia Militar, foi transferido para Rio Branco, onde passará por cirurgia. O de 17 anos está sendo avaliado pela equipe médica, para saber se vai ser necessário sua transferência para a capital do Acre.

O caso está sendo acompanhado pela equipe do delegado titular do Município, Eustáquio Nomerg e sua equipe de investigadores.

Comentários

Continue lendo