Presidente Jair Bolsonaro, procuradora-geral Raquel Dodog, ministros e a primeira-dama Michelle Bolsonaro na solenidade do programa Pátria Voluntaria. A primeira-dama Michelle Bolsonaro vai presidir o conselho do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado “Pátria Voluntária”, composto por 12 ministros e 11 membros da sociedade civil, entre eles, a cantora Elba Ramalho e a mulher do ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), Rosângela Moro, além da irmã do ministro Paulo Guedes (Economia), Elizabeth Guedes.Presidente. Brasilia, 09-07-2018. Foto: Sérgio Lima/PODER 360
Marcus José
A Medida Provisória que prevê a transferência de quase R$ 2 bilhões para a produção da vacina contra o novo coronavírus, será assinada, nesta quinta-feira (06), pelo presidente Jair Bolsonaro.
A verba será destinada para que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) possa fechar um acordo com a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca, do Reino Unido, para a produção da vacina.
O valor também contempla o investimento na pesquisa científica, que já está na fase 3, a transferência do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para a produção inicial de 100 milhões de doses, a transferência de tecnologia para o Brasil aprender a fazer o IFA e para a compra de equipamentos para Bio-Manguinhos e adaptação das plantas de laboratórios.
“Eu quero agradecer ao ministro Eduardo Pazuello, que foi sensível ao nosso pedido, e ao presidente Jair Bolsonaro que marca o seu nome na história do povo brasileiro salvando milhares de vidas e dando condições da gente retomar as nossas atividades e a nossa vida normal”, disse.
Segundo a Fiocruz, a previsão é que as primeiras doses sejam fabricadas em dezembro e estejam disponíveis em 2021.