Bolívia prepara referendo para decidir futuro de Evo Morales

Marcus José e Marquinho Filho

A Bolívia estará realizando neste final de semana, o referendo para decidir se o atual presidente, Evo Morales, poderá concorrer ou não, o seu terceiro mandato consecutivo. A cidade de Cobija, capital do Departamento (Estado) de Pando, está se preparando para que os cidadãos possam votar tranquilamente.

O presidente da Corte Eleitoral de Pando, recebeu a equipe do jornal oaltoacre.com, para poder esclarecer aos leitores, o que se pode, ou não, fazer neste domingo, principalmente os turistas que pretende visitar a fronteira do Acre.

O doutor Kalil Arab, esclarece que, a população do País está sendo perguntada se quer, ou não, que o Artigo nº 168 da Constituição da Bolívia, continue como está, ou permita que o atual presidente, concorra a mais um mandado, sendo o terceiro.

Diz que Cobija, tem mais de 62 mil votantes, o que corresponde mais de 50% de todo o País. A votação que é obrigatória, terá início as 8h00 deste domingo, dia 21, sendo que desde esta sexta-feira, algumas medidas já são estão sendo tomadas, como a proibição da venda de bebidas alcoólicas e o Exercito com a Polícia Nacional Boliviana, já estão atuando no País e as pontes serão fechadas para veículos.

Kalil destacou a importância da participação popular neste referendo, uma vez que o governo deve saber se o povo quer, ou não, a mudança na Constituição. Veja vídeo reportagem.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima