Acre

Bolívia e Brasil reforçam cooperação contra o crime organizado na fronteira

Forças policiais e militares dos dois países vão intensificar combate ao narcotráfico e crimes transfronteiriços

O encontro contou com a presença do promotor Freddy Durán Montero, do Capitão Tales Rafael (comandante do 5º Batalhão do Alto Acre), Coronel Assis Santos (coordenador do GEFRON). Foto: cedida 

Em reunião realizada nesta segunda-feira (22) em Cobija, autoridades bolivianas e brasileiras estabeleceram um novo plano de cooperação para reforçar a segurança na fronteira entre o Departamento de Pando (Bolívia) e o estado do Acre (Brasil). O acordo, anunciado pelo Ministério Público de Pando, prevê ações integradas contra o crime organizado que atua na região.

O encontro contou com a presença do promotor Freddy Durán Montero, do Capitão Tales Rafael (comandante do 5º Batalhão do Alto Acre), Coronel Assis Santos (coordenador do GEFRON), além de representantes da Polícia Federal, Polícia Civil e das diretorias de trânsito e segurança de Pando. “Esta aliança estratégica permitirá ações mais efetivas contra o narcotráfico e outros ilícitos que exploram nossa fronteira”, destacou Durán. As operações conjuntas devem incluir patrulhas integradas e compartilhamento de inteligência em tempo real.

“Essa articulação interinstitucional busca fortalecer a segurança na região fronteiriça, elemento fundamental para conter a ação de grupos criminosos”, afirmou Durán. O plano prevê operações conjuntas e troca de informações para reprimir delitos como tráfico de drogas, contrabando e outros ilícitos transfronteiriços. Ainda não foram divulgados detalhes sobre prazos ou estratégias específicas, mas a medida reflete a preocupação com o aumento da criminalidade na área.

Principais pontos do acordo:
  • Operações conjuntas entre as forças de segurança dos dois países

  • Sistema integrado de compartilhamento de informações

  • Foco no combate a tráfico de drogas, contrabando e outros crimes transfronteiriços

O encontro contou com a presença do promotor Freddy Durán Montero, do Capitão Tales Rafael (comandante do 5º Batalhão do Alto Acre), Coronel Assis Santos (coordenador do GEFRON). Foto: cedida

Embora detalhes operacionais ainda não tenham sido divulgados, o acordo representa uma resposta coordenada ao aumento da criminalidade na região. As instituições envolvidas devem se reunir novamente nas próximas semanas para definir estratégias e cronogramas específicos.

“Esta articulação é fundamental para fortalecer a segurança e conter a ação de grupos criminosos que atuam na fronteira”, destacou Durán.

As instituições envolvidas devem se reunir novamente nas próximas semanas para definir estratégias e cronogramas específicos. Foto: cedida 

Comentários

Publicado por
Marcus José