Acre
Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 7 de setembro
O governo do Acre, baseado em dados qualificados e quantificados pela Secretaria de Estado Meio Ambiente (Sema), por meio do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), passa a divulgar diariamente, no site Agência de Notícias, os boletins do nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo. Veja os dados deste sábado, 7.
OBS: Os dados podem sofrer alteração dependendo do horário em que são analisados.
Nível dos rios
Monitoramento Hidrometeorológico dos principais rios e afluentes do Acre.
Bacia do Rio Acre
Nível Nível
(06/09) (07/09)
2,97 2,96 – Assis Brasil 🔴
0,70 0,70 – Brasiléia 🔴
1,24 1,26 – Xapuri 🔴
2,51 2,50 – Colônia Dolores (Xapuri) 🟠
1,31 1,30 – Rio Branco 🔴
0,25 0,23 – Espalha 🔴
1,58 1,61 – Porto Acre 🔴
0,67 0,67 – Riozinho do Rola 🔴
Bacia do Rio Abunã
Nível Nível
(06/09) (07/09)
1,76 1,76 – Plácido de Castro 🔴
Bacia do Rio Purus
Nível Nível
(06/09) (07/09)
2,43 2,44 – Manoel Urbano 🟠
1,32 SD – Santa Rosa do Purus 🟠
0,36 0,35 – Sena Madureira 🔴
Bacia do Rio Tarauacá-Envira
Nível Nível
(06/09) (07/09)
3,72 3,70 – Feijó
Bacia do Rio Juruá
06/09) (07/09)
4,64 4,67 – Cruzeiro do Sul
1,25 1,25 – Ponte do Liberdade 🔴
1,98 SD Marechal Thaumaturgo 🔴
Legenda: Cota de Observação 🔵; cota de atenção 🟡; cota de alerta 🟠; cota de alerta máximo 🔴.
Fonte: Gestor Plataforma de Coleta de Dados (PCD) – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) junto às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec).
Qualidade do ar
Média diária Raw PM2.5 (LRAPA) μg/m³
Média Recomendada por dia Organização Mundial da Saúde (OMS): 15μg/m³
Município – Média do Dia – Status da Qualidade
Rio Branco – 293,05 μg/m³ – 🟣
Sena Madureira – 235,08 μg/m³ – 🟣
Manoel Urbano – 227,26 μg/m³ – 🟣
Porto Acre – 225,01 μg/m³ – 🟣
Cruzeiro do Sul – 138,04 μg/m³ – 🟣
Santa Rosa do Purus – 132,08 μg/m³ – 🟣
Brasiléia – 124,66 μg/m³ – 🔴
Xapuri – 119,62 μg/m³ – 🔴
Assis Brasil – 110,87 μg/m³ – 🔴
Tarauacá – 79,06 μg/m³ – 🔴
Jordão – 78,49 μg/m³ – 🔴
Feijó – 74,69 μg/m³ – 🟠
Plácido de Castro – 40,54 μg/m³ – 🟡
Legenda – Concentração de Material Particulado (μg/m³): boa (0 – 25 μg/m³) 🟢; moderada (25 – 50 μg/m³) 🟡; ruim (50 – 75 μg/m³) 🟠; muito ruim (75 – 125 μg/m³) 🔴; péssima (> 125 μg/m³) 🟣. Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama/Brasil).
Previsão do tempo
Sábado, 7
A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia informa que para este sábado, 7, a influência da friagem sobre o estado do Acre cessou, dando lugar à divergência dos ventos em baixos níveis, o que contribui para um tempo mais quente e seco. No oeste do Acre, a previsão é de céu parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas. Já no leste, o céu deve permanecer claro a parcialmente nublado, sem chance de chuva. Os ventos variam de fracos a moderados, predominando do quadrante oeste no oeste do estado e de sul/norte no leste. As temperaturas no Acre oscilam entre 21°C e 35°C, com máximas em torno de 34°C na capital, Rio Branco.
Domingo, 8
A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia informa que para este domingo, 8, as condições meteorológicas no Acre permanecem estáveis no leste, devido à influência de uma massa de ar quente e seca, enquanto no oeste o fluxo de umidade proveniente da floresta Amazônica gera áreas de instabilidade. Nesta região, espera-se céu parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, especialmente à tarde e no início da noite. No leste do estado, incluindo Rio Branco, a previsão é de céu claro a parcialmente nublado, sem expectativa de chuva. As temperaturas na capital devem atingir máximas em torno de 35°C, enquanto no estado a máxima chega a 36°C, com mínimas entre 22°C e 23°C. Os ventos são fracos em todo o estado, predominando dos quadrantes noroeste e nordeste.
Segunda-feira, 9
A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia informa que para esta segunda-feira, 9, o fluxo de umidade proveniente do sul da Amazônia mantém o tempo mais instável no oeste do Acre, enquanto no leste o tempo segue firme devido à influência de um sistema de alta pressão, que mantém uma massa de ar quente e seca na região. A previsão indica céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas no oeste do estado. Já no leste, o céu deve permanecer claro a parcialmente nublado, sem expectativa de chuva. Os ventos são fracos, predominando do quadrante oeste/noroeste. As temperaturas variam entre 22°C e 36°C em todo o estado.
Fonte: Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Diferença de R$ 2 no litro do combustível leva brasileiros a abastecer na Bolívia e causa filas em Cobija
Motoristas de Epitaciolândia e Brasiléia cruzam a fronteira em massa para comprar combustível mais barato; cidadãos pandinos reclamam de logística afetada

O movimento intenso de veículos brasileiros em busca de combustível mais barato é um fenômeno recorrente na fronteira, se intensificando nos últimos dias. Foto: captada
A diferença nos preços dos combustíveis entre o departamento de Pando, na Bolívia, e as cidades acreanas de Epitaciolândia e Brasiléia tem causado um aumento expressivo nas filas dos postos de abastecimento em Cobija. Com o preço mais baixo do lado boliviano, motoristas brasileiros estão atravessando a fronteira em massa, gerando atrasos no atendimento e reativando uma dinâmica transfronteiriça que coloca novos desafios econômicos e logísticos na região.
Cidadãos pandinos manifestaram preocupação com a demora no abastecimento, já que as empresas locais não estavam preparadas para a alta repentina na demanda. Alguns bolivianos têm protestado contra os atrasos, que alteraram toda a logística de distribuição de combustível na cidade.

Preço mais baixo em Pando atrai motoristas de Epitaciolândia e Brasiléia; movimento intenso pressiona postos e gera atrasos no atendimento. Foto: captada
A diferença de até R$ 2 por litro nos preços dos combustíveis entre o Acre e o departamento boliviano de Pando tem levado motoristas brasileiros a cruzarem a fronteira em massa para abastecer em Cobija. Com valores significativamente mais baixos do lado boliviano, o movimento intenso de veículos com placas do Brasil tem pressionado a infraestrutura local, causado filas e exposto as disparidades de preços na região.
O fenômeno, que se intensificou nos últimos dias, gerou atrasos no atendimento e uma dinâmica transfronteiriça que coloca novos desafios logísticos e econômicos para as cidades de Epitaciolândia, Brasiléia e Cobija. A demanda repentina por combustível na Bolívia também tem gerado preocupação entre cidadãos pandinos, que enfrentam dificuldades para abastecer seus próprios veículos.

Brasileiros estão cruzando a fronteira em massa, gerando atrasos no atendimento e reativando uma dinâmica transfronteiriça que impõe novos desafios econômicos e logísticos para a região. Foto: captada
Veja vídeo cedido a redação:
Veja vídeo entrevista da TVU Pando:
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco realiza desobstrução do sistema de drenagem na Rua Coronel Alexandrino
A Prefeitura de Rio Branco executa, desde a manhã desta quinta-feira (15), um trabalho integrado de desobstrução e recuperação do sistema de drenagem e esgoto na Rua Coronel Alexandrino, no bairro Bosque. A ação é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) e o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb).

Segundo o encarregado César Cordeiro, os serviços incluem a limpeza completa das redes, a desobstrução do sistema de escoamento e a recuperação das caixas de drenagem, garantindo maior eficiência no funcionamento da infraestrutura urbana da região. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Segundo o encarregado César Cordeiro, os serviços incluem a limpeza completa das redes, a desobstrução do sistema de escoamento e a recuperação das caixas de drenagem, garantindo maior eficiência no funcionamento da infraestrutura urbana da região.
“Estamos realizando uma intervenção em todo o sistema de drenagem, água e esgoto. Em virtude das fortes chuvas que têm atingido a cidade, houve obstruções, e agora estamos cuidando disso para deixar tudo em ordem, com um serviço bem-feito e de qualidade, garantindo a normalidade do trânsito aqui na Rua Coronel Alexandrino”, explicou o coordenador.

Para a costureira autônoma Cássia Barroso, que trabalha há muitos anos no local, a obra representa melhorias significativas para comerciantes e clientes. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A região do Bosque concentra um intenso fluxo de pessoas e atividades comerciais, com mercados, restaurantes e lojas de diversos segmentos. Para a costureira autônoma Cássia Barroso, que trabalha há muitos anos no local, a obra representa melhorias significativas para comerciantes e clientes.
“Com certeza vai melhorar muito o movimento e o atendimento. Estávamos sendo bastante prejudicados pelo buraco que estava se formando, além do mau cheiro, que era muito forte. O esgoto passava por cima da rua. Ficamos muito gratos por estarem resolvendo esse problema. Quando confiamos no administrador, esperamos que ele realmente melhore a vida da população”, destacou.

Trabalho integrado entre órgãos municipais segue como prioridade da gestão, com foco na promoção da segurança, da mobilidade urbana e na melhoria da qualidade de vida dos moradores da capital. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A Prefeitura de Rio Branco reforça que o trabalho integrado entre os órgãos municipais segue como prioridade da gestão, com foco na promoção da segurança, da mobilidade urbana e na melhoria da qualidade de vida dos moradores da capital.
Comentários
Acre
Deracre inicia retirada de balseiros acumulados nos pilares de pontes em Rio Branco
Com a elevação do nível do Rio Acre, o governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), iniciou nesta sexta-feira, 16, a retirada de balseiros acumulados nos pilares de pontes em Rio Branco.
Segundo a presidente do órgão, Sula Ximenes, “a ação tem caráter preventivo e visa preservar a estrutura das pontes, para evitar a obstrução do fluxo da água e reduzir riscos à estrutura das pontes durante o período de cheia”.

Os balseiros são formados por troncos e galhos de árvores arrastados pela correnteza durante o período de cheia, que ficam presos às estruturas das pontes. O acúmulo desse material pode comprometer o fluxo da água e sobrecarregar os pilares de sustentação.

Para a execução dos serviços, o Deracre mobilizou três equipes, cada uma composta por três trabalhadores, que atuam de forma alternada na remoção dos entulhos. As equipes utilizam equipamentos de proteção individual, como coletes salva-vidas e luvas, devido às condições do rio e ao volume de material retirado.
The post Deracre inicia retirada de balseiros acumulados nos pilares de pontes em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE






















Você precisa fazer login para comentar.