Bloqueio na fronteira do Acre poderá desabastecer mercado em Cobija

Ponte Internacional que liga as cidades de Epitaciolândia à Cobija e principal meio de passagem de alimentos e ouras necessidades básicas para o lado boliviano.

A decisão da Bolívia em bloquear sua fronteira com o Brasil, poderá levar muitos problemas ao povo do estado de Pando, que faz divisa com o Acre pelos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia.

O estado vizinho considerado um dos mais pobre da Bolívia, não tem estradas que liguem aos grandes centros, como La Paz, Cochabamba e Santa Cruz, tendo que utilizar as vias terrestres cruzando parte do Peru entrando pelo Acre na fronteira com o município de Assis Brasil, passando por Brasiléia e Epitaciolândia, até passar pela ponte que foi bloqueada neste sábado, dia 10.

Neste dia 11, acontecerá as eleições para escolha dos governadores, e como de praxe, as fronteiras são fechadas para veículos. Com esse bloqueio, os bolivianos que moram no lado brasileiro, correm o risco de não poderem ir votar.

O motivo do bloqueio no lado brasileiro, seria os Decretos publicados pelo presidente bolivianos, visando diminuir o fluxo nas cidades da fronteira, mas, permitiu uma aglomeração muito maior nos comércios no lado brasileiro.

O governo brasileiro por sua vez, está suas fronteiras abertas e para estudantes e comerciantes de forma em geral que tem negócios no lado boliviano, tem registrado prejuízos com as medidas.

Na cidade de Brasiléia, manifestantes bloquearam a ponte Wilson Pinheiro também.

Como forma de chamar atenção das autoridades de ambos os países, um movimento foi criado no lado brasileiro, bloqueando as pontes que ligam Cobija à Brasiléia e Epitaciolândia, sem data para abertura.

Agentes da Polícia Federal, Gefron e Polícia Militar estão acompanhando o protesto de perto, afim de evitar maiores problemas entre os manifestantes. Nesse caso especificamente, grande parte dos bolivianos também apoiam e pedem que seja resolvido logo de uma vez, como fechar por completo, ou libera totalmente.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima