Bancada acreana busca solução para problemas ocasionados pela alagação

O coordenador da bancada federal do Acre, senador Sérgio Petecão (PSD), se reuniu com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, nesta terça-feira (1), para buscar providências para amenizar o sofrimento da população acreana no maior episódio de alagação ocorrida na região. A reunião contou ainda com a presença dos parlamentares Aníbal Diniz, Jorge Viana, Flaviano Melo, Perpétua Almeida, Thaumaturgo Lima e Sibá Machado.

“As prateleiras dos mercados estão vazias. Precisamos de uma medida emergencial para este primeiro momento, enquanto as águas ainda estão com o nível alto. Porém, o mais importante é conseguirmos montar uma operação de guerra para ser colocada em prática quando o rio descer”, disse Petecão. O senador destacou ainda que trechos da rodovia que dão acesso ao estado ficaram destruídos.

Após o encontro na Casa Civil, a bancada seguiu para audiência com o ministro dos Transportes, César Borges, e com o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), general Jorge Fraxe.

Os parlamentares disseram que parte do problema relacionado ao abastecimento está sendo amenizado com o auxílio de aeronaves que levam cerca de 200 toneladas de suprimento por dia ao estado, quantidade que não atende a necessidade dos quase 800 mil habitantes.

De acordo com o ministro Gilvan Borges, foi realizado o pedido de uma suplementação de R$ 20 milhões ao Ministério do Planejamento para a reconstrução das rodovias. “Se for necessário vamos pedir mais recursos. Não é uma questão de preço, precisamos garantir o restabelecimento dessas importantes estradas. Temos que agir independentemente do custo”.

O diretor Jorge Fraxe alertou para a necessidade de se elaborar uma estratégia rápida e eficaz para tirar o Acre dessa situação. O general afirmou que o custo de para recuperar será alto, mas que o DNIT irá realizar um contrato emergencial para auxiliar no custo.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima