fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Azeite vira artigo de luxo e ganha lacres antifurto em supermercados

Publicado

em

Supermercados da Espanha também implementaram medidas de segurança para os azeites de oliva, com correia, chave e cadeado – Reprodução/X

Produto acumula alta de 44,23% desde 2020, mostra IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo)

A alta no preço do azeite de oliva fez o produto virar artigo de luxo no mundo todo. No Brasil, supermercados já o tratam como tal: em algumas redes, os vidros do produto levam lacres de segurança antifurto, como ocorre com bebidas alcoólicas de primeira linha, cosméticos e eletroeletrônicos.

A imagem surpreende quem antes tinha o azeite como um ingrediente do dia a dia. “Azeite vale ouro no Brasil. Acabei de chegar do mercado, e as garrafas têm até lacre de segurança…”, escreveu um usuário do X, ex-Twitter.

Na rede social, há uma enxurrada de imagens do produto lacrado, ainda que a medida de segurança não tenha virado uma política oficial das redes de supermercado.

Os relatos dos usuários começaram em 2022. A medida já foi vista em uma unidade do supermercado Sonda, na Penha, zona leste de São Paulo, e em uma loja do Atacadão em Vitória, capital do Espírito Santo.

No Rio de Janeiro, os lacres apareceram no Extra do Largo do Machado, no Catete, bairro da zona sul, e no Assaí Atacadista do Shopping Carioca, na zona norte fluminense.

O lacre tem sido usado também no país que é o maior produtor mundial de azeite, a Espanha. Lá, os supermercados estão trancando –com correia, chave e cadeado– os vidros do produto. As garrafas têm preço médio de 14,5 euros (US$ 15,77 ou R$ 77,25), um aumento de 150% nos últimos dois anos.

No Brasil, dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), indicador oficial da inflação, apontam que, de 2020 para cá, o azeite ficou 44,23% mais caro. Só no ano passado, o aumento chegou a 24,7%, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

A alta do preço levou a uma maior incidência de furtos –e também de operações para confiscar azeites falsificados ou impróprios para consumo.

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) interceptou uma carga de 20.400 litros de azeite falsificado vindos da Argentina no início de março, dentre outros movimentos coordenados pela pasta. A Polícia Civil do Rio de Janeiro fechou uma fábrica clandestina do óleo de cozinha, também no mês passado.

Até receitas tradicionais têm mudado de cara. Restaurantes portugueses e espanhóis estão reinventando –ou encarecendo– o cardápio. Na Páscoa, o bacalhau, outrora o item mais caro da cesta, virou uma estrela solitária.

“O azeite está caro no mundo todo, já que as altas temperaturas e a escassez hídrica afetaram a produtividade das oliveiras dos grandes produtores, notadamente Portugal, Espanha, Itália e Grécia”, disse Felippe Serigati, professor de economia e pesquisador do Centro de Agronegócios da FGV (Fundação Getulio Vargas), em entrevista à Folha em dezembro.

A previsão é que o valor não volte aos patamares anteriores tão cedo. “As oliveiras são culturas permanentes. A árvore de hoje é a mesma de anos atrás, e uma oliveira que ficou ‘machucada’ em uma safra carrega essas cicatrizes para a safra seguinte. Vai demorar para que o azeite volte ao preço normal”, afirma.

Em nota, o Sonda Supermercados e o Extra disseram que seguem padrões de proteção para produtos de alto valor agregado, os quais estão sujeitos a procedimentos adicionais de segurança e proteção.

O Assaí disse que “conta com medidas de segurança para garantir uma experiência de compra protegida, adotando práticas amplamente reconhecidas no setor de varejo e atacado, e que podem incluir a instalação de mecanismos antifurto em diferentes categorias de produtos”. Procurado, o Atacadão não respondeu até a publicação deste texto.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Reintegrado, John Kennedy volta a ser afastado pelo Fluminense

Publicado

em

Jogador tinha sido reintegrado ao grupo na segunda-feira, mesmo tendo faltado ao treino do último domingo

(FOTO: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

Com redação Tupi

O Fluminense informou nesta terça-feira (30) que John Kennedy foi novamente afastado pelo clube. O jogador tinha sido reintegrado ao grupo na segunda-feira, mesmo tendo faltado ao treino do último domingo.

No entanto, de acordo com o tricolor, John Kennedy chegou com um hora e vinte minutos de atraso no treinamento desta terça-feira, e a partir de agora, o afastamento das atividades com o restante do elenco profissional será por tempo indeterminado.

Por outro lado, Alexsander, Kauã Elias e Arthur foram reintegrados ao grupo e estão à disposição da comissão técnica. O quarteto havia sido afastado por indisciplina na concentração da partida contra o Vasco, no dia 20 de abril.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Camila Moura, ex de Lucas Buda, dá pistas sobre participação em reality show: ‘Será?’

Publicado

em

Por

Após o polêmico divórcio com o ex-BBB Lucas Buda que a transformou em influenciadora, Camila Moura parece estar empenhada em seguir nessa carreira. A professora falou sobre a possibilidade de participar de um reality show e pegou todo mundo de surpresa.

De acordo com informações do programa “TV Fama”, Camila revelou que aceitaria participar de “A Fazenda” caso rolasse o convite. Vale lembrar que Rodrigo Carelli, o diretor do reality show da Record, demonstrou interesse em Camila para participar de “A Grande Conquista“, mas acabou que o timing não deu certo.

No entanto, Carelli passou a seguir Camila nas redes sociais depois de toda a polêmica e levantou suspeitas de que ela possa, sim, ser uma das convidadas para o elenco de famosos, afinal, “A Fazenda” sempre conta com convidados polêmicos em suas edições.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá perde parte do elenco para a disputa da Série D

Publicado

em

Por

Manoel Façanha 

Após a conquista do vice-campeonato acreano 2024 e a garantia de calendário cheiro para a próxima temporada, o Humaitá resolveu reformular parte do seu elenco para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. O goleiro Marcelo, o zagueiro Jomar, os laterais Vitinho e Vinicius, o volante Magé, o meia Ewerthon e os atacantes Felipe Augusto, Caíque, Fabinho e Magno El Lobo, foram desligados do clube.

Por outro lado, os goleiros Gabriel Pezão e Paiva, os laterais Jojo e Wellington Carioca, os zagueiros Gabriel, Diego Alberto e Yarles, o meia Pisika, os atacantes Thalis, André Lima, John Kennedy entre outros segue no clube.

Reforços

Com a saída de parte do elenco, a diretoria anunciou a contratação do zagueiro Dudu, ex-Náuas, e do lateral esquerdo Jeferson, segundo divulgou o site PHD Esporte.

Outros dois jogadores que interessam ao Tourão do Humaitá são o volante Cabeludo e o atacante Marquinhos. Os dois atletas conquistaram nesta temporada o Campeonato Acreano com as cores do Independência.

Estreia

O Humaitá tem estreia programada para essa quarta-feira (1º), às 15h, no estádio Florestão, contra o Porto Velho-RO.

Comentários

Continue lendo