Raimundo chegou a ficar no oxigênio para conseguir respirar. Após a transferência para a capital, Raimundão começou a melhorar o quadro clínico. Foto: captada
O ativista ambiental e seringueiro Raimundo Mendes de Barros, de 77 anos, conhecido como Raimundão e primo do líder seringueiro Chico Mendes, recebeu alta na manhã desta sexta-feira (26) do Pronto-Socorro de Rio Branco após dez dias internado por uma infecção pulmonar. A informação foi confirmada pela família à reportagem.
Raimundão foi internado inicialmente no hospital de Xapuri no último dia 16, com falta de ar agravada pela Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) – condição desenvolvida ao longo de anos pela exposição à fumaça da defumação da borracha e pelo tabagismo. No dia 17, foi transferido de ambulância do SAMU para a capital, onde precisou de suporte de oxigênio, mas evoluiu com o tratamento.
De acordo com a família, ele retorna a Xapuri ainda nesta sexta. “A gente sabe que ele estava cuidando da saúde, mas tê-lo de volta em casa é um dos melhores presentes. É um presente de Natal antecipado”, disse a filha Ronaira Barros.
A melhora do seringueiro, símbolo da luta pela preservação da floresta e da cultura extrativista, foi recebida com alívio por comunidades e entidades ligadas à causa ambiental no Acre.
No dia 17, o ambientalista foi transferido de ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o pronto-socorro da capital. Foto; captada