Conecte-se conosco

Flash

Associação dos Municípios do Acre é alvo do MP por suspeita de contratação sem concurso e compras sem licitação

Publicado

em

A Associação dos Municípios do Acre (Amac) é alvo de uma investigação do Ministério Público do Estado por suspeita de contratação de empregados sem concurso público, contratos irregulares e realização de compras sem licitação. A portaria com a instauração do procedimento preparatório foi publicada na edição de sexta-feira (5) do Diário Oficial do órgão.

A medida foi tomada após o órgão receber denúncias de possíveis irregularidade na associação. Foi então que decidiu por converter a notícia de fato em procedimento preparatório.

Ao G1, o coordenador da Amac, Marcos Frederick Lucena, informou que assumiu a coordenação da associação há pouco mais de 50 dias e que a nova gestão ainda está tomando pé de toda estrutura.

Ainda segundo ele, a associação ainda não foi notificada sobre a investigação do MP, mas que assim que a situação for formalizada, toda documentação solicitada deve ser encaminha ao órgão de controle.

No dia 8 de janeiro deste ano, os prefeitos do Acre participaram da primeira reunião da Amac, onde empossaram como presidente o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.

“Agora inicia-se uma gestão e praticamente não tem nenhum procedimento que foi feito até agora, a gente ainda está em transição na Amac. Não ocorreu notificação ainda, mas a priori, o que a gente sabe, e que foi bastante divulgado, é que essas denúncias não são de agora, são de cerca de dois anos atrás. A atual gestão está organizando a documental, juntamente com nosso jurídico e contabilidade. O que for solicitado, vai ser informado, se tiver que responsabilizar pessoas, vai ser responsabilidade”, disse Lucena.

Contratação sem concurso

Sobre contratação de empregados sem licitação, o coordenador informou que essa situação é um problema antigo na associação e que, inclusive, tramita na Justiça processo para enquadramento da Amac, que segundo ele, é uma empresa privada.

“A Amac é uma empresa privada, sem fins lucrativos, só que o recurso que adentra nela é público. Então, a gente está esperando esse enquadramento da Justiça para ver quais seriam os procedimentos legais para resolver. Já está ajuizado, foi um ex-funcionário que entrou na Justiça após ser demitido. Ele não recebeu os direitos, entrou na Justiça, que agora está revendo essas situações para ver se, realmente, a Amac é enquadramento público ou privado”, explicou.

Conforme o MP, a depender do que for entendido durante a investigação, pode ser promovida uma ação ou medida administrativa ou até mesmo o arquivamento.

Comentários

Flash

Prefeitura leva “57ª Edição do Saúde na Comunidade” para moradores da Reserva Chico Mendes

Publicado

em

A prefeitura de Epitaciolândia por meio da Secretaria Municipal de saúde, levou neste sábado, 27, a 57ª Edição do Programa Saúde na Comunidade para moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes, Associação Wilson Pinheiro Porvir Velho.

Na ocasião foram ofertados diversos serviços básicos de saúde e exames mais complexos como Eletrocardiograma, Ortopedia e Ultrassonografia.

O prefeito Sérgio Lopes,  acompanhou durante todo o dia os atendimentos aos moradores.

“Estamos aqui mais uma vez para trazer para os moradores da Associação Wilson Pinheiro diversos serviços de saúde, dentre eles, estamos oferecendo hoje exames de ultrassonografia, Ortopedia, Eletrocardiograma, essa é nossa visão, cuidar bem da saúde das pessoas com a saúde preventiva. Assim vamos melhorando a vida da população. ” Destacou o prefeito Sérgio Lopes.

Na 57° edição saúde na comunidade foram realizados 1.101 procedimentos sendo:

 

  • Atendimento médico: 81
  • Procedimento odontológico: 260
  • Procedimento de enfermagem: 234
  • Atendimento/ abordagem Psicólogo: 05
  • Vacina de Rotina: 87
  • Vacina de Covid: 38
  • Dispensação de medicamentos: 103
  • Auxílio Brasil: 08
  • Teste rápido ISTs: 36
  • Teste Rápido covid: 09
  • PCCU: 06
  • Cortes de cabelo: 51
  • Vacina antirrábica: 54

Atendimentos especializados:

 

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Rio Branco realiza Campanha de Multivacinação na Praça da Revolução

Publicado

em

Equipes da Semsa estiveram em mais de dez pontos da cidade (Foto Jeferson Carvalho/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco realizou na noite deste sábado (27), o lançamento da Campanha de Multivacinação do município na Praça da Revolução.

Segundo a secretária da Semsa, Sheila Andrade, durante todo o sábado às equipes da Semsa estiveram em mais de dez pontos da cidade fazendo a aplicação das vacinas de COVID-19 e influenza. A gestora aproveitou para chamar atenção quanto as vacinas de rotina que também estão disponíveis em todas as Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps).

“Não podemos permitir que doenças já erradicadas no Brasil, como a pólio, rubéola e varíola voltem. Nós precisamos nos reunir, prevenir, e a vacina é o melhor remédio, porque vacina é vida e para todos”, esclareceu.

O prefeito Tião Bocalom aproveitou para tomar a sua dose de influenza.

“Tenho que dar o exemplo, já me deram a furadinha da gripe e eu convido você que está nos vendo, venha tomar a sua vacina não só da gripe mas também de COVID-19 e traga suas crianças, filho, neto, bisneto ou sobrinho… traga para vacinar, porque vacina é vida”, disse.

O diretor da Vigilância em Saúde (DVS), Leandro Siqueira, explicou como a prefeitura está organizando os serviços para atender a comunidade.

“Nós estamos passando nas creches e em algumas escolas e também vamos realizar algumas campanhas noturnas que terão seus locais divulgados, também abriremos em alguns supermercados aos finais de semana, mas tudo isso será divulgado para a comunidade em nossa página da prefeitura e vamos também começar a busca ativa de casa em casa”, explicou.

Aldeies Moura, mãe da Sofia de 12 anos contou que foi até a Praça da Revolução se vacinar e aproveitou para trazer a filha para também se imunizar.

“Essa iniciativa da prefeitura é de suma importância para toda à população acreana, principalmente para os pais trazerem seus filhos para à prevenção, tanto da gripe como da covid-19 e sabemos que a gripe está dando muito forte nas escolas… por isso a importância dos pais trazerem. A prefeitura está de parabéns”, explicou.

Comentários

Continue lendo

Flash

Suposta traição: Mulher é morta pelo companheiro enquanto dormia com os dois filhos

Publicado

em

Gabriel (foto menor) não teria aceito do fato da vítima ter dito que teria deitado com outro homem e a matou quando estava dormindo.

Uma discussão entre marido e mulher terminou em tragédia na capital. Luzivania Araújo Freitas, de 26 anos, foi assassinada a tiros  pelo marido Gabriel Lima de Almeida de 25 anos.

O crime aconteceu na madrugada deste sábado, 27, na residência do casal, localizada na rua 27 de julho, no Bairro Plácido de Castro, região da Sobral.

De acordo com a polícia a vítima dormia ao lado dos dois filhos do casal, quando foi atingida com dois tiros região da cabeça.

Logo em seguida Gabriel deixou o imóvel é caminhou até o quartel do 1º Batalhão da Polícia Militar, onde confessou a autoria do assassinato e entregou a arma do crime, um revólver calibre 38.

De acordo com informações Gabriel e Luzivania teriam tido uma discussão horas antes do crime.

A vítima teria ao marido confessado que teve uma relação com outra pessoa, enquanto eles estavam separados.

A Polícia Civil acredita em um crime premeditado, já que o acusado esperou a mulher dormir para assassina-la.

Gabriel Lima foi encaminhado para a Delegacia de Flagrantes da Polícia Civil.

Ele foi indiciado por homicídio qualificado com os agravantes de motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima, feminicídio e ainda pelo crime ter sido praticado na presença de descentes, ou seja, dos filhos.

O acusado, autor confesso, vai passar por audiência de custódia, no Fórum Criminal de Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Em alta