Acre
Assis Brasil receberá atividades do Projeto Jamaxi Cultural neste Sábado 28
Projeto tem produções culturais nas áreas de teatro, dança, música e artes.
Acontece neste Sábado, 28 de janeiro, a partir das 17hs, na Concha Acústica, localizada na Avenida Principal de Assis Brasil, a abertura do projeto Jamaxi Cultural que traz diversas produções nas áreas de teatro, dança, música e artes visuais.
O projeto é patrocinado pelo Governo do Estado do Acre através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour. No município acontece em parceria com a Prefeitura Municipal.
Para o Prefeito da cidade, Antônio Barbosa, o Zum (PSDB), o edital de cultura é uma oportunidade dos munícipes presenciarem um intercâmbio interestadual de cultura, uma vez que o projeto abrange os municípios mais distantes da capital.
Vale destacar que durante a Peregrinação do Prefeito durante a semana passada, em Rio Branco, ele visitou a Escola de Música do Acre para tratar sobre o projeto de fundação
da Escola de Música em Assis Brasil e de antemão já conversou também sobre o Projeto Jamaxi.
Serão desenvolvidas atividades como: Artes visuais “Acre em Cores”, Teatro “Oração para um pé de chinelo”, Dança “Guerreiros do Sol” e Musica “Alex Barbary Junto e Misturado,” dentre outras atrações.
Curiosidade (O que é Jamaxi?)
Jamaxi é um cesto de cipó trançado de origem indígena utilizado pelos seringueiros em suas andanças pelos varadouros da floresta amazônica para coleta e/ou transporte de víveres e utensílios do seu cotidiano.
Por Antonia Nascimento e Gerineudo Galdino
Comentários
Acre
Boca de urna é proibida neste domingo de votação
O crime eleitoral está previsto no parágrafo 5º do artigo 39 da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).
A legislação eleitoral proíbe a chamada propaganda de boca de urna no dia da votação. Esse tipo de propaganda se configura quando há qualquer tentativa de influenciar o voto de eleitoras e eleitores na data da eleição.
A finalidade da vedação imposta é impedir que pessoas sofram qualquer coação ou pressão no momento em que se dirigirem à seção eleitoral, podendo, assim, exercer o voto de maneira livre e sem interferências indevidas.
A proibição da prática de boca de urna não está restrita às proximidades dos locais de votação, mas em qualquer lugar, inclusive em áreas rurais, desde que seja realizada no dia da eleição. O crime eleitoral está previsto no parágrafo 5º do artigo 39 da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).
Comentários
Acre
PF apreende com empresário quantia superior a R$ 46 mil por suspeita de compra de voto no Acre
A Polícia Federal estava em diligência para apuração de denúncias de ilícitos eleitorais, e o suspeito, ao ser parado, não soube explicar a origem do dinheiro que trazia consigo
Cruzeiro do Sul/AC. A Polícia Federal apreendeu na noite de ontem, 04/10, por volta de 20h30, mais de R$ 46 mil em espécie, por suspeita de que o dinheiro seria utilizado para compra de voto de eleitores, após abordagem a empresário no Município de Marechal Thaumaturgo/AC.
Na ocasião, a Polícia Federal estava em diligência para apuração de denúncias de ilícitos eleitorais, e o suspeito, ao ser parado, não soube explicar a origem do dinheiro que trazia consigo. Além disso, juntamente com o dinheiro, foram apreendidos “santinhos” e outros materiais de propaganda eleitoral com o indivíduo, circunstância que reforça os indícios de crime eleitoral.
O empresário foi liberado após ter sido ouvido em sede policial; contudo, investigação foi aberta para apuração do ocorrido.
A Polícia Federal reforça seu compromisso com a integridade do processo eleitoral e a importância de combater práticas que comprometam a legitimidade das eleições. Mais informações serão divulgadas conforme o andamento das investigações.
Comentários
Acre
Indígena monitorado por tornozeleira é assassinado a facadas durante discussão em Tarauacá
Um indígena identificado apenas como Ângelo, que utilizava tornozeleira eletrônica, foi brutalmente assassinado a facadas na tarde deste sábado (5), no Beco da Cigana, localizado no bairro da Praia, no município de Tarauacá, interior do Acre. O crime ocorreu durante uma discussão entre a vítima e outro indígena com quem participava de uma bebedeira.
Testemunhas relataram que, após o desentendimento, o agressor desferiu um golpe de faca no abdômen de Ângelo, que morreu antes de receber qualquer tipo de socorro. O acusado fugiu do local logo após o ataque.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para prestar atendimento, mas, ao chegarem ao local, apenas constataram o óbito da vítima.
A Polícia Militar isolou a área e chamou a perícia criminal e os auxiliares de necropsia do Instituto Médico Legal (IML). Após os procedimentos no local do crime, o corpo de Ângelo foi encaminhado ao IML de Cruzeiro do Sul para a realização dos exames cadavéricos e, em seguida, será liberado para o velório e sepultamento.
O caso está sob investigação da Polícia Civil de Tarauacá, que busca localizar o autor do crime.
Você precisa fazer login para comentar.