Artigo: A irresponsabilidade da notícia copiada

Por Alexandre Lima*

A falta de responsabilidade por algumas pessoas que se mete a ser jornalista, deveria ser punida como um crime previsto no Código Penal. Principalmente para àqueles que se especializam no CTRL+C e CTRL+V (copiar e colar), das notícias que podem levar distúrbios para a sociedade.

Nesta sexta-feira, divulgam um texto sobre um pensamento de uma pessoa que fala do vírus mortal EBOLA, originário da África, onde supõe que tal doença pode entrar no Brasil pelo Acre através dos imigrantes que já entraram ou ainda estão por chegar.

Em 26 anos de profissão, sequer pensei em causar confusão com notícias. Já li muitas que poderia ter falado sobre os diversos assuntos. Quando me prontifiquei em escrever, primeiro me certifiquei como a da gripe aviária que estava tomando conta da Bolívia e o Brasil não havia tomado cuidados através das pontes.

Daí, quando leem um artigo de um blog ainda sem respaldo, onde publicam fotos de Brasiléia a procura de manchetes, deveriam ter cuidados. Os seus patrocinadores políticos deveriam lhe chamar a atenção por esse incomodo aos moradores.

As notícias de hoje é como rastilho de pólvora e uma vez acendida, é quase impossível de apagar. Afinal, ‘pegar’ notícias é mais simples do que escreve-las para justificar o ganho do mês.

Se tem alguém que deva ser punido nisto também, deve ser o governo, que permite esse tipo de informação seja publicado devido ao caso dos imigrantes que está desenfreado através de nossas fronteiras abertas e desprotegidas.

Vou voltar para os cuidados de minha saúde pessoal. Reflitam.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima