fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Arroz com caruncho: como proceder?

Publicado

em

Aprenda dicas sobre o que fazer com os alimentos que aparecem com uns bichinhos nada agradáveis

Quem nunca pegou aquele pacote de macarrão aberto na despensa e percebeu pequenos bichinhos na massa? Ou então no arroz, no feijão, na farinha, no achocolatado… Esses bichinhos são chamados de carunchos, uma praga urbana bastante comum nos alimentos. Além dele, é possível encontrar traças, pelos de roedores, baratas e moscas em muitos alimentos industrializados.

De acordo com Marcos Roberto Potenza, pesquisador do Instituto Biológico (IB), algumas espécies de traças e carunchos estão presentes desde a colheita até a comercialização e acabam chegando à casa dos consumidores. Os produtos mais atacados são macarrão, arroz, farinha de trigo, fubá, achocolatados, bombons e ração para pet, dentre outros. “Alimentos com muito sódio costumam ter menos risco de infestação, pois estas pragas não conseguem se desenvolver devido à substância”, explica.

Esses bichinhos estão presentes nos alimentos o ano todo, mas são nos meses mais quentes que percebemos melhor sua presença, já que no calor encontram as condições mais favoráveis para reprodução e desenvolvimento.

Na época quente do ano, o risco de uma infestação é maior se você trouxer algum produto infestado para sua despensa de alimentos. Um produto infestado significa dezenas a centenas de ovos ou larvas que continuarão a se desenvolver no pacote, ou migrar para um próximo gerando uma infestação cruzada.

Uma curiosidade destacada por Potenza é que nem sempre o alimento que você identificou com traças ou carunchos é a origem do problema, ou seja, a infestação pode ter surgido em outro produto – que continua dentro do seu armário e pode perpetuar essa infestação. A boa notícia é que traças e carunchos não transmitem doenças ao ser humano – ao contrário, por exemplo, das baratas e moscas.

Alimentos a granel

O pesquisador do IB explica que alimentos comprados a granel, como grãos, farinhas, farelos, chás, produtos desidratados e as rações para pets também correm risco de estarem infestados, conforme as condições de armazenamento e manipulação.

Levantamentos realizados pelo IB em produtos comercializados a granel têm identificado a presença de traças e carunchos em grãos, farinhas, ervas aromáticas e condimentares, chás desidratados e rações para pet à base de grãos. Estudos do IB revelaram a presença em rações à base de grãos para aves e roedores de Sitophilus zeamais, Oryzaephilus spp, Lasioderma serricorne, Cryptolestes ferrugineus, dentre outras espécies que podem infestar massas, grãos, farinhas, farelos e cereais matinais na despensa do consumidor.

O correto é que ao comprar alimentos a granel ou industrializados o consumidor observe bem as condições de armazenamento dos produtos, manipulação, higiene do local, conservação predial e inclusive a presença de insetos voando pelo ambiente. “Se tiver insetos voando no ambiente ou fios de seda em prateleiras, é melhor comprar em outro local”, afirma Potenza. Armazenar os produtos adquiridos em recipientes bem fechados ajuda a prevenir a ocorrência destes insetos e a infestação de outros produtos.

Dicas valiosas para você evitar a presença dessas pragas no seu armário:

– Verifique se o produto não está com a embalagem perfurada, rompida ou com algum tipo de dano mecânico. Isto favorece a entrada de insetos.

– Após abertos, mantenha os alimentos em recipientes bem fechados.

– Se identificou um produto com infestação, confira os outros que estão no armário porque pode haver migração de insetos para outros alimentos.

– Não jogue fora na mesma hora o produto infestado. Congele-o por 24 horas antes de dispensá-lo para matar os bichinhos e quebrar o ciclo de vida deles, evitando a sua dispersão.

 

 

Referencia: Folha de Pernambuco

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Juju Salimeni revela planos para o futuro e desejo de construir familia: ‘Só aproveitar’

Publicado

em

Por

Juju Salimeni, de 37 anos, já tem planos para sua aposentadoria. A apresentadora contou em seu Instagram, nessa terça-feira (14), que pretende no futuro apenas desfrutar de suas conquistas.

“Hoje você continua trabalhando como modelo. Para o futuro, com o que pretende trabalhar?”, questionou um fã. “Com nada! A gente já se mata a vida toda trabalhando. A última coisa que eu quero no futuro é trabalhar. Quero só aproveitar a vida, viajar, conhecer países, formar uma famílla e curtir o que conquistei”, afirmou.

Juju está noiva do fisiculturista Diogo Basaglia, e fala abertamente sobre o desejo de ser mãe em breve. A também musa fitness já disse que faria acompanhamento médico para ajustar os hormônios e possibilitar a gravidez.

Post de Juju Salimeni — Foto: Reprodução/Instagram

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mãe de duas meninas, agora Grazie Schmitt espera um menino: ‘Barrigão de 30 semanas’

Publicado

em

Por

Grávida pela terceira vez, a ex-paquita e atriz Grazie Schmitt, de 42 anos, posou para um ensaio ao lado do marido, o ator Paulo Leal, de 39. Pais de duas meninas  Constance, de 4 anos, e Chloé, de 2, eles agora estão à espera de um menino. “Um casal cheio de expectativa e um barrigão de 30 semanas passando na sua timeline!”, postou o casal em uma publicação conjunta.

Grazie e Paulo se casaram em outubro de 2015 no espaço Jardins do Alto, na região do Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro. A cerimônia contou com 14 casais de padrinhos, entre eles Chay Suede e Laura Neiva.

Famosa desde 1995, quando estreou no meio artístico como paquita, Grazi optou por um casamento discreto e romântico, com almoço oferecido aos amigos. Na ocasião, ela usou os cabelos soltos e uma maquiagem suave assinada pelo beauty artist André Veloso.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Bianca Bin conta como secou e definiu o corpo em seis meses: ‘Treinos rárido’

Publicado

em

Por

Nos últimos meses, Bianca Bin passou a chamar a atenção nas redes sociais ao compartilhar por lá um pouco de seus treinos e mudanças físicas. O segredo da atriz para obter êxito nos seus objetivos é foco no cardio, além do muay thai. Ela concilia os exercícios físicos com seus trabalhos artísticos, como novelas na TV Globo.

Em papo com a GQ Brasil, Bianca deu mais detalhes sobre sua rotina fitness e como transformou sua vida. Bianca começou a praticar muay thai em 2009, quando se mudou para o Rio de Janeiro. Entretanto, não de maneira ininterrupta, devido à rotina intensa de filmagens e viagens a trabalho. No fim do ano passado, ela passou a seguir o método Lapidação 360, orientada por Airton Senna da Silva.

O mestre disponibiliza aulas gravadas para cada dia da semana, de segunda a sexta-feira, com diferentes exercícios para cada treino tendo o muay thai como base e com duração de 20 a 30 minutos. “Comecei a fazer tem menos de um ano, tem pouco mais que 6 meses. Mesmo que eu viaje, eu tenho a facilidade de ter esse material na mão. Não preciso de nada além do peso do meu próprio corpo. Posso fazer em quarto de hotel, qualquer lugar. Às vezes, dá para usar alguns halteres ou elásticos, potencializando os resultados.” Conta ela.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo