Geral
Após quase dois dias de buscas, polícia encontro corpo de homem conhecido em área de mata
Um homem identificado pelo apelido de “Pica-Pau” teve seu corpo encontrado na manhã deste sábado (30), em Feijó, no interior do Acre.
O local é uma área de mata do bairro Conquista, de acordo com informações extraoficiais.
A polícia foi acionada na sexta-feira para atender a ocorrência, pois a vítima era muito conhecida na cidade.
Até o momento, não há informações sobre o que tenha causado a morte.
Matéria em desenvolvimento.
Comentários
Geral
Segurança diz que Acre reduziu 19% nas mortes violentas intencionais
Os homicídios caíram de 83 para 61, correspondendo a uma redução de 26,51%. Os feminicídios na capital diminuíram de 4 para 3, enquanto os latrocínios não foram registrados em 2024, representando uma redução de 100%.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) garante que o Acre apreentou uma significativa redução nas mortes violentas intencionais, no período de 1º de janeiro a 30 de outubro, com uma diminuição de 19,21% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em 2023 foram registrados 177 casos, enquanto nos dez primeiros meses deste ano, esse número caiu para 143. Na capital, Rio Branco, a redução foi ainda mais acentuada, chegando a quase 28%, com 67 mortes violentas intencionais até outubro, em relação às 93 do ano anterior.
O secretário de Segurança do Acre, coronel José Américo Gaia, destacou a importância das ações implementadas ao longo desse período. “Estamos comprometidos em garantir a segurança da população acreana. A redução nos índices de violência é resultado do trabalho conjunto entre as forças de segurança e a comunidade. Seguiremos firmes em nossa missão de combater a criminalidade”, afirmou o secretário.
O diretor operacional da Sejusp, coronel Atahualpa Ribera, também comentou os números positivos. “A diminuição dos homicídios, feminicídios e latrocínios demonstra que nossas estratégias estão surtindo efeito. Em 2024, registramos 154 homicídios, uma queda de 18,18% em relação a 2023, além de uma redução significativa nos feminicídios, que passaram de 9 para 7, representando uma queda de 22,22%”, destacou o coronel.
Os dados mostram que os latrocínios também tiveram uma queda expressiva, com apenas um caso registrado até o mês de outubro no Acre, uma redução de 66,67%. Em Rio Branco, os números são ainda mais impressionantes. Os homicídios caíram de 83 para 61, correspondendo a uma redução de 26,51%. Os feminicídios na capital diminuíram de 4 para 3, enquanto os latrocínios não foram registrados em 2024, representando uma redução de 100%.
O secretário de Segurança ressaltou, ainda, que a proximidade com a comunidade e a intensificação das ações de policiamento têm sido fundamentais para essa queda nos índices de violência, reforçando que esses dados refletem um esforço contínuo em prol da segurança pública e da redução da violência no estado, proporcionando um ambiente mais seguro para a população. “Continuaremos a trabalhar arduamente, buscando parcerias e implementando novas medidas para garantir a segurança de todos os cidadãos do Acre”, concluiu.
Comentários
Geral
Projeto “Colheita Cultural: Cultivando Arte na Zona Rural” leva Arte e Cultura a Comunidades do interior do Acre
O projeto “Colheita Cultural: Cultivando Arte na Zona Rural” inicia nesta segunda-feira, 4, e segue até o dia 13, na próxima semana, em Rio Branco, com uma programação diversificada e gratuita, levando apresentações artísticas para comunidades da zona rural em várias localidades. A iniciativa é realizada pela Cia Visse e Versa Comitê de Cultura Acre e conta com financiamento da Lei Paulo Gustavo (LPG) – Fundação Elias Mansour (FEM).
Claudia Toledo, coordenadora do projeto, destacou a importância de levar o teatro e a música a lugares com pouco acesso a atividades culturais: “Acabamos de realizar o ‘Carcinoma na Zona Rural’ e agora levamos essa outra iniciativa aprovada pela Lei Paulo Gustavo. Esse é um projeto de ação integrada, com o teatro de rua ‘Cortejo Híbrido’ e um show musical com Diogo Soares,” explicou Claudia.
O espetáculo “Cortejo Híbrido” é uma peça de teatro de rua com temática política e contemporânea, construída a partir de fragmentos de textos e cartas, trazendo reflexões sobre o momento atual.
Após o Cortejo, o projeto oferece o show musical “Mil Acres”, que tem como repertório músicas de artistas acreanos como João Donato, Pia Vila, Diogo Soares e do grupo Los Porongas, interagindo e estimulando o público numa vivência artística sobre a musicalidade acreana. O projeto promove vivência artística com os alunos, que terão a oportunidade de participar de interagir com os artistas
Claudia compartilhou a emoção de ver a reação das comunidades ao receberem esse tipo de iniciativa: “É impactante perceber como as pessoas na zona rural têm pouquíssimo acesso à arte e à cultura. Quando perguntamos quem já assistiu a um espetáculo ou foi ao teatro, apenas poucos, geralmente professores, levantam a mão. Esse projeto é uma forma de levar essa vivência, criar uma conexão e oferecer algo novo para eles”, destacou.
Além de apresentações, o projeto promove atividades de vivência artística com os alunos, que terão a oportunidade de participar de oficinas e interagir com os artistas. As apresentações ocorrem tanto dentro das escolas quanto nas áreas externas, dependendo da estrutura de cada local.
O “Colheita Cultural: Cultivando Arte na Zona Rural” segue com sua missão de democratizar o acesso à cultura e fortalecer o vínculo da arte com a comunidade, especialmente em áreas onde essa presença é escassa. O projeto contará com apresentações nas seguintes datas e locais:
04.11 (Segunda-feira) – Escola Santa Maria – Ramal Castanheira
19h – Cortejo Híbrido
20h- Show musical Mil Acres
08.11(Sexta-feira) – Bairro Naire Leite – Senador Guiomard
17h- Cortejo Híbrido
18h – Show Musical Mil Acres
11.11(Segunda-feira) – Escola São Pedro – Benfica
16h- Show Musical Mil Acres
17h- Cortejo Híbrido
12.11(Terça-feira) – Escola Santo Antônio – Belo Jardim III
18h30- Cortejo Híbrido
19h30- Show Musical Mil Acres
13.11(Quarta-feira) – Escola São João Batista – Bujari
14h- Show Musical da Mil
16h- Cortejo Híbrido
Comentários
Geral
Motorista perde controle e despenca com carro no Igarapé São Francisco
Populares que passavam pelo local rapidamente prestaram socorro, ajudando a vítima a sair do carro e acionando o Corpo de Bombeiros do 1° Batalhão
Leônidas Badaró/Ac24horas
Um motorista, ainda não identificado, perdeu o controle de um carro nas primeiras horas desta segunda-feira, 4, e caiu dentro do Igarapé São Francisco, na Travessa Camboriú, no bairro das Placas, em Rio Branco.
De acordo com testemunhas que presenciaram o acidente, o motorista trafegava no sentido centro-bairro quando perdeu o controle da direção em uma curva acentuada e caiu dentro do igarapé.
Populares que passavam pelo local rapidamente prestaram socorro, ajudando a vítima a sair do carro e acionando o Corpo de Bombeiros do 1° Batalhão e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMu).
Após o resgate realizado pelos bombeiros e o atendimento inicial do Samu, o motorista foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco para receber cuidados médicos.
Policiais Militares do Batalhão de Trânsito também estiveram no local, isolando a área para a realização da perícia criminal. O veículo foi posteriormente retirado do igarapé com o auxílio de um guincho.
Veja vídeo:
Você precisa fazer login para comentar.