Após mais de 25 milímetros de chuva, nível do Rio Acre aumenta quase 4 metros na fronteira da amizade

Defesa Civil de Brasileia diz que situação está sob controle ainda e que não tem nenhuma família atingida. Em Rio Branco, rio apresentou sinais de vazante.

Com o registro de chuvas nos últimos dias, o nível do Rio Acre vem oscilando nas cidades do estado. Em Brasileia, interior do Acre, o manancial aumentou quase quatro metros nas últimas 24 horas e está com 6,50 metros na medição das 9h deste sábado (24).

Na sexta-feira (23), o rio estava com 2,62 metros, segundo dados da Defesa Civil Estadual. Nas últimas 24h choveu 25,2 milímetros na cidade de fronteira com a Bolívia.

Mesmo com o aumento no nível, a situação ainda está sob controle, de acordo com o coordenador da Defesa Civil em Brasileia, Francisco Lima. Até o momento, nenhuma família foi atingida ou está desabrigada.

__________________

“As famílias começam a sair das casas aqui em Brasileia a partir dos nove ou 10 metros. Até o momento, está tudo tranquilo, estamos monitorando”, disse Lima.

__________________

Na capital acreana a situação foi de vazante. Neste sábado (24), o manancial diminuiu 14 centímetros nas últimas 24 horas. Dados da Defesa Civil Estadual apontam que na medição das 9h, o rio marcou 12,28 metros, sendo que no mesmo horário na sexta-feira (23), ele estava com 12,42 metros.

Mesmo estando mais de um metro abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros, as cinco famílias que foram levadas para o abrigo,montado no Parque de Exposições Wildy Viana, vão permanecer no local.

Rio Acre estava com 2,62 metros, segundo dados da Defesa Civil Estadual. Nas últimas 24h choveu 25,2 milímetros na cidade de fronteira com a Bolívia (Foto: Marcus José)

O coordenador do órgão em Rio Branco, coronel George Santos, informou que uma das famílias pediu para voltar para casa, mas a situação deve ser avaliada.

“Até o momento, as cinco famílias continuam no abrigo. Uma família demonstrou interesse de sair. Como o rio está com 12 metros e pouco e a dois metros e pouco da cota de transbordamento, a gente está analisando se é viável o retorno”, afirmou Santos.

___________________

O rio em Assis Brasil está com 5,17 metros neste sábado, mais de 1,5 metro abaixo da marca registrada na sexta (23), quando o rio chegou a 6,74 metros.

___________________

Em Xapuri, o Rio Acre está com 6,57 metros neste sábado (24), uma subida de 95 centímetros em relação ao dia anterior, quando chegou a 5,62 metros.

No município de Capixaba, o manancial diminuiu 26 centímetros em 24 horas e chegou a 6,23 metros neste sábado. O Riozinho do Rola subiu 21 centímetros e chegou a 13,28 metros neste sábado.

Rio Iaco sai da cota de alerta

Em Sena Madureira, o Rio Iaco também apresentou sinais de vazante e saiu da cota de alerta, que é de 14 metros. Neste sábado (24), o rio está com 13,78 metros e na sexta ele marcava 14,36 metros na medição das 9 horas.

O manancial chegou a ultrapassar a cota de alerta no último sábado (17) e ficou acima da cota de transbordo, 15,2 metros, na quarta-feira (21), quando chegou a 15,58 metros.

Cerca de 20 pessoas foram levadas para dois abrigos que foram montados no Ginásio do Messias e no Ginásio Hermilton Gadelha.

Os bairros atingidos, conforme a prefeitura, são Praia do Amarílio, Cafezal, Vitória e Cidade Nova.

Rio Acre. Brasiléia/Epitaciolândia (Foto: Marcus José)

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre