Após denúncias, polícia investiga golpe de anúncios falsos de venda de carros na internet no Acre

Após denúncias, polícia investiga golpe de anúncios falsos de venda de carros na internet no Acre — Foto: Aline Nascimento/G1

Após denúncias, a Polícia Civil investiga casos de golpes de anúncios falsos de venda de carros em sites na internet e também no Facebook. Ao G1, o delegado Ricardo Casas informou que várias vítimas registraram boletins de ocorrência na Delegacia da 3ª Regional.

O delegado relata que os estelionatários conseguem chips com DDD 68 e se fazem passar por moradores do Acre e utilizam informações de sites de vendas de veículos e também da rede social Facebook.

Os criminosos, conforme o delegado, fazem uma cópia de um anúncio verdadeiro, pegam fotos do veículo e até dados do vendedor, mas anunciam o carro por um preço mais baixo e convidativo e pedem uma entrada.

“A pessoa quer ter uma economia, entram em contato com o estelionatário que pede um ‘sinal’, que é a entrada, alegando que é para garantir a venda. Depois que a pessoa faz o depósito o estelionatário desabilita o anúncio e o comprador fica no prejuízo”, explica.

Conforme as investigações, a polícia conseguiu detectar que as contas onde são feitos os depósitos bancários são de outros estados. Por isso, o delegado pede que o comprador pesquise a localização da agência na internet antes de fazer qualquer transação.

Casas explica ainda que, após o estelionatário sacar o dinheiro, a investigação do crime passa a ser uma atribuição do estado onde houve a vantagem.

“Ou seja, a gente não vai conseguir investigar e nem prender ninguém por aqui. A competência é do estado onde o criminoso sacou o dinheiro. Muitos casos acontecem de pessoas serem colocadas como laranjas e após o saque a conta ser encerrada. Isso tudo acaba dificultando ainda mais as investigações, por isso fazemos esse alerta para que as pessoas tenham precaução”, destaca.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre