Por Quésia Melo, G1 AC
O Ministério Público Federal (MPF-AC) informou que, apesar de a liminar impedindo a diplomação ter sido derrubada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o processo contra os dois continua e eles podem ser cassados, caso as acusações sejam comprovadas e os dois condenados.
Os deputados receberam a diplomação separadamente, pois a Justiça determinou no habeas corpus que os dois não mantivessem contato. Juliana foi a primeira a passar pela solenidade e receber o documento da desembargadora do TRE-AC, Regina Longuini. A deputada não quis se pronunciar sobre as acusações contra ela.
“Esse momento representa a glória de Deus na minha vida. Pois, Ele é quem tem me sustentado todo esse tempo nessa batalha. Essa diplomação é o resultado de vitória depois de muita luta. Não acho que esse é o momento para se pronunciar, esse é o momento de paz e essa parte jurídica fica por conta dos nossos advogados”, afirma.
___________
___________
Após a diplomação o deputado negou as acusações contra ele, afirmou que é inocente e que vai provar isso na justiça. Marcos afirma que a diplomação é um direito legítimo que foi dado a ele por mais de 7 mil eleitores.
“Eu tenho o direito de me defender. Peço desculpas aos meus eleitores por não ter dado a eles nenhuma declaração. Eu acredito na justiça de Deus e também na dos homens e vou lutar pela minha defesa e vou provar isso e mostrar a todos os acreanos”, destaca.
A desembargadora do TRE-AC disse que cumpriu a decisão da ministra Rosa Weber, presidente do TSE. Ela afirma que todas as liminares são cumpridas tão logo o órgão seja notificado. Ela afirma que a diplomação garante a posse e o mandato a não ser que haja uma nova decisão ou liminar.
“Por ora, a posse e o mandato estão garantidos a partir de 1º de fevereiro. A não ser que sejam dadas novas liminares devido aos processos que ainda estão em curso. A posse não deve atrapalhar as investigações, pois até então a acusação que pende, por ora, não foi cometida em função da prerrogativa de foro [privilegiado]”, afirma.