Por G1 AC
Após a Câmara Municipal de Mâncio Lima sancionar uma lei que aumenta os salários dos vereadores e do presidente do parlamento mirim em R$ 1,6 mil, o Ministério Público do Acre (MP-AC) instaurou um inquérito civil para apurar o reajuste. A portaria foi publicada nesta segunda-feira (11), no Diário do MP.
Os reajustes a servidores da União, estados e municípios estão proibidos até o dia 31 de dezembro deste ano, devido à pandemia de Covid-19.
A lei que fixa os valores para o quadriênio 2021 à 2024 foi publicada no dia 16 de dezembro no Diário Oficial do Estado (DOE). Conforme o ex-presidente da Câmara, vereador Luiz Augusto Pinheiro, que não foi reeleito nas eleições municipais do ano passado, os parlamentares estão sem reajuste há oito anos.
______________________
______________________
O vereador explicou ainda que devido à pandemia, existe uma lei que não permite o aumento dos gastos na administração pública até 31 de dezembro de 2021, por isso, o reajuste só passa a valer em 2022. A reportagem não conseguiu contato com o atual presidente da Casa até a última atualização desta reportagem.