Após apagão, PRF-AC fica sem internet e sistema interno

Interrupção de energia ocorreu na sexta-feira (18).
Eletronorte ainda apura causas das interrupções de energia.

PRF-AC ficou sem sistema de internet e arquivo
interno, após apagão (Foto: PRF-AC/Cedida)

G1

Os servidores de internet e de arquivo interno da Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC) estão sem funcionar desde o apagão que atingiu o Acre na sexta-feira (18). De acordo com o inspetor da PRF-AC, Nelis Newton, não é possível acessar nada dos arquivos e está “difícil” trabalhar. O inspetor diz que somente nesta terça-feira (22) foi possível arrumar o servidor de internet.

“O arquivo interno é utilizado para fazer ofícios, memorandos, tudo fica nesse servidor. Como está queimado, não conseguimos acessar esse servidor e não tem como ver qual foi o último ofício ou memorando e fica tudo parado. Conseguimos copiar alguns arquivos, que tem mais urgência, mas mesmo assim está complicado. Estamos correndo atrás para resolver essa situação, porque está todo mundo com o trabalho prejudicado”, diz Newton.

Segundo a Eletrobras Distribuição Acre, caso o consumidor constate que em decorrência do desligamento de energia, tenha havido algum problema de seus equipamentos, pode entrar com um pedido de ressarcimento na distribuidora.

A Eletrobras ainda não sabe as causas dos apagões que ocorreram nos últimos três dias no estado e em parte de Rondônia.

Constantes quedas no serviços
Na sexta-feira (18), o Acre sofreu com um apagão que atingiu todo o estado. A Eletrobras Distribuição Acre informou que o apagão ocorreu após o estado perder conexão com Sistema Interligado Nacional (SIN)  em Rondônia.

Após ser restabelecido o serviço, alguns bairros de Rio Branco sofreram com a queda de energia ainda na madrugada de sábado (19). A Eletrobras Distribuição Acre informou que as quedas constantes se davam devido à “carga alta que o estado registra nesta época”.

Durante coletiva, também na sexta, o promotor de Direito do Consumidor, Marco Aurélio, cobrou explicações ao Operador Nacional do Sistema (SIN), Eletrobras/AC e Eletronorte sobre os constantes apagões registrados no Acre. Em apenas uma semana foram dois apagões.

“Nós já temos uma Ação Civil Pública ajuizada, não é algo novo, nós temos outra visando a melhoria a qualidade do serviço de energia elétrica. Em razão destes últimos dois [apagões], nós temos um inquérito civil instaurado onde nós pedimos informações ao Operador Nacional do Sistema, Eletrobras, Eletronorte, para assim validar as nossas ações para eventual propositivo de uma nova ação visando o ressarcimento de danos materiais e danos morais coletivos”, explicou.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima